CLASSIFICADOS
Página Inicial » Notícias » Agricultura de Precisão: o uso de drones em beneficio do agronegócio e do meio ambiente
Curso de gestão de pastagens, planejamento e manejo da teoria à prática, aprenda o método PDCA
drone-agricultura

Agricultura de Precisão: o uso de drones em beneficio do agronegócio e do meio ambiente

Na Agricultura de Precisão, as ferramentas tecnológicas são diversas e capazes de gerar informações altamente eficazes, minimizando erros operacionais e financeiros. Logo, destaca-se aqui o uso de drones/vants que nada mais são que objetos voadores não tripulados com capacidade de monitorar e mapear grandes extensões de terra.

Pode-se dizer que o Drone passa a ser denominado como Vant a partir do momento que seu objetivo se torna profissional ou experimental. Além disso, o Drone precisa possuir uma carga embarcada que não esteja relacionada a sua capacidade de voar, como exemplo, destaca-se as câmeras ou sensores . Nas regiões onde o agronegócio se destaca, o uso de Vants vem ganhando notoriedade nas lavouras de soja, feijão, milho, dentre outras.

Foto: doctordrone.com.br

Foto: doctordrone.com.br

Além disto, passam a exercer um serviço de monitoramento ambiental, definindo áreas de preservação permanente (APP’s), degradação e reserva legal, dentre outras áreas, com maior grau de detalhamento.

drone agricultura 2Olhando pelo prisma do desenvolvimento, tornase evidente que ao longo das décadas o ser humano vem trabalhando em busca de métodos e
ferramentas que minimizem a força física e maximizem o tempo empregado em suas atividades.

Não é de se espantar com tantas tecnologias em beneficio do produtor rural. Ora, tal profissão pode ser considerada como uma das mais antigas,  esmo antes do homem se tornar civilizado. As práticas rudimentares de plantio e colheita deram lugar às grandes máquinas que, por si só, fazem a maior parte daquele trabalho.

Os homens de outrora que empregavam suas mãos e suor na lavoura para que pudessem levar alimento à mesa da população, no mundo moderno este mesmo homem se vê atrás de computadores controlando suas máquinas em suas fazendas ao mesmo tempo em que controlam suas planilhas financeiras com a intenção de obter mais produtividade na safra posterior.

drone agricultura 1Apesar do uso de aeronaves não tripuladas ainda ser considerado um exagero por parte de leigos e dos próprios produtores rurais, pode-se afirmar que é, puramente, uma questão de tempo para que tal mentalidade mude. Os Drones/Vants logo serão incorporados ao agronegócio de forma decisiva e serão consideradas ferramentas indispensáveis para uma produtividade eficaz.

Autor:
Matheus O. Versiani
MAterial apresentado no II Simpósio do Noroeste Mineiro de Ciências Agrárias
Unaí – MG

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicadoEstes campos são obrigatórios *

*

x

Checar também

confinamento-Bovino2

Uso de substância antimicrobiana em rações animais é proibido

A importação e a fabricação da substância antimicrobiana sulfato de colistina – usada como aditivo ...

boi-gado-no-pasto-1

Amazônia pode criar 240 milhões de cabeças de gado sem desmatamento

Usando técnicas de criação sustentável e sem aumentar a área de pastagem, o rebanho bovino ...