CLASSIFICADOS
Página Inicial » Artigos » Ajudado por Dom Pedro ll e seleção de animais feita por brasileiros: Campolina é genuinamente BR
Curso de gestão de pastagens, planejamento e manejo da teoria à prática, aprenda o método PDCA
campolina marchador 1

Ajudado por Dom Pedro ll e seleção de animais feita por brasileiros: Campolina é genuinamente BR

campolina

Cavalo caracterizado pela sua versatilidade conta com vários criadores pelo Brasil afora.

O cavalo Campolina surgiu e foi selecionado pelo Cassiano Campolina em 1870. Fazendeiro rico ficou desgostoso por perder uma cavalhada, famosa representação folclórica da batalha entre mouros e cristãos, então decidiu criar cavalos mais altos, fortes e de bom andamento para obter vantagem na disputa, no que foi ajudado por Dom Pedro ll que enviou de presente uma égua por nome Medeia prenha de andaluz, pariu um potro espetacular, o lendário Monarca ,o padreador da raça.

Durante trinta anos realizando seleção introduziu nas suas éguas crioulas selecionadas conforme sua intuição e experiência além do garanhão Monarca, reprodutores da raça Anglo-Normando, Puro Sangue Inglês e o Mangalarga Marchador na Fazenda do Tanque em Entre Rios de Minas, Cassiano Campolina faleceu em 1904, sua fortuna foi investida na construção do hospital que foi batizada com seu próprio nome ,referência em Entre Rios de Minas porém seu trabalho resultara na criação desta raça de cavalo que ganhou reconhecimento internacional.

O legado de Campolina foi complementado, dentre outros, por seu amigo Joaquim Pacheco Resende, num esforço de mais de setenta anos, formou esta raça única e conhecida como o grande Marchador Brasileiro.

campolina egua e pordo

Cavalo campolina é uma mistura de várias raças

No Brasil, estão registrados atualmente cerca de oito mil animais de mil e 500 criadores

Assim como o povo brasileiro, o cavalo campolina é uma mistura de várias raças. O equino teve origem na cidade de Entre Rios, em Minas Gerais. Quem deu nome à raça foi o criador Cassiano Campolina, em 1870. Pelo porte, o animal é conhecido como grande marchador.

O principal objetivo do cruzamento era formar animais de grande porte, ágeis, resistentes e confortáveis no andamento. O porte nobre, as formas harmoniosas, os traços curvilíneos e uma estrutura óssea muscular que favorece o andamento marchado são as principais características que diferenciam e tornam o campolina um cavalo único.

campolina marchador

Origem: Minas Gerais – Brasil

Influências: Éguas crioulas no tempo do império com Andaluz, Puro Sangue Inglês, Anglo-Normando e o Mangalarga Marchador.

Características
Altura: Sua Altura Ideal para machos é de 1,58m e para femeas de 1,52m no entanto pode medir até 1,75m
Pelagem: Toda essa harmonia é coberta por pelagens de rara beleza, sendo a baia predominante na raça, porém a alazã, castanha, preta, tordilha e pampa também são bastante encontradas, dando ainda mais diversidade e exclusividade aos exemplares.
Temperamento: Dócil

Associação dos Criadores de Campolina

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicadoEstes campos são obrigatórios *

*

x

Checar também

Foto: Fazenda Bergamini

Vermífugos na hora certa pode gerar ganhos de R$ 40 por cabeça

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita (Unesp) levantou um dado ...

bezerros nelore

Fazenda no Mato Grosso faz a desmama aos 100 dias de idade

O Nortão do MT exibia-se para Pedro e eu, agradecendo a chuva que acabara de ...