Com um rebanho bem maior, Brasil produz só 35% do volume de...

Com um rebanho bem maior, Brasil produz só 35% do volume de carne alcançado por boi nos Estados Unidos

PARTILHAR

Com um rebanho bem maior, o Brasil produz menos carne bovina que os EUA. O volume anual brasileiro por animal vivo corresponde a apenas 35% do alcançado nos EUA, mostram os números de 2014. Vantagem mesmo, só no volume exportado.

Essa comparação parte de dados do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA), que considera haver rebanhos de 209 milhões de cabeças no Brasil e de 88 milhões de cabeças nos Estados Unidos. A produção anual é de 9,6 milhões e de 11,4 milhões de toneladas de carne nos dois países, respectivamente.

Ou seja, para cada boi vivo, os EUA estão remetendo ao mercado 129 quilos de carne ao ano, enquanto o Brasil remete apenas 46 quilos. Nas exportações, Estados Unidos ficam atrás, com 1,1 milhão de toneladas, cerca de 700 mil a menos do que o Brasil. O volume comparativo, no entanto, equivale a 12,5 quilos e a 8,5 quilos por boi no pasto ou (semi) confinamento, com vantagem norte-americana.

O Brasil precisa avançar em genética e nutrição para reduzir essa diferença, segundo os especialistas. Uma mudança que depende de um rebanho mais uniforme, que ganhe peso rapidamente, e de investimentos em pastagens.

Deixar um comentário