CLASSIFICADOS
Página Inicial » Cavalos » Conheça os tipos de andamentos dos equinos, são quatro os andamentos naturais dos cavalos
Curso de gestão de pastagens, planejamento e manejo da teoria à prática, aprenda o método PDCA
cavalo marcha mangalarga

Conheça os tipos de andamentos dos equinos, são quatro os andamentos naturais dos cavalos

São quatro os ‘andamentos’ naturais dos cavalos. Ou seja, as maneiras como eles se deslocam quando em movimento. (há andamentos adquiridos e os artificiais que são os de alta escola, como a de Viena.) São eles: passo, trote, cânter (meio galope ou galope macio) e o galope pleno. Os primeiros três podem ser subdivididos, na dressage, que é a arte de educar os cavalos segundo as exigências do aprendizado.

O passo pode ser calmo, ordinário, alongado e livre. As subdivisões do cânter são calmo, ordinário, de trabalho e alongado. Além dos quatro andamentos naturais, há os especializados, baseados no furta-passo e no passo equipado, nos quais as pernas se movem em pares laterais. O passo equipado, empregado modernamente pelos cavalos que puxam aranhas de duas rodas em corridas, é uma versão mais rápidas do furta-passo.

O Passo

É o andamento natural, a quatro tempos, marcado pela progressão de cada par lateral de pés. Quando o deslocamento começa com a perna posterior esquerda, a sequência é: posterior esquerda, dianteira esquerda, posterior direita e anterior direita. No passo calmo, os pés de trás tocam o solo adiante das pegadas feitas pelos pés da frente. No ordinário, os passos são mais curtos e mais elevados, e os pés de trás tocam o solo atrás das pegadas dos pés dianteiros. No alongado, os pés de trás tocam o chão antes das impressões dos pés da frente. No livre, todo o esquema é prolongado.

O Trote

É o andamento simétrico, a dois tempos, em que um par diagonal de pernas toca o solo simultaneamente e, depois de um momento de suspensão, o cavalo salta apoiado no outro par diagonal. Por exemplo: no primeiro tempo, o pé anterior esquerdo e o pé posterior direito pousam no solo juntos (diagonal esquerda). No segundo tempo, o pé dianteiro e o pé traseiro esquerdo pisam juntos (diagonal direita). No trote o joelho jamais avança à frente de uma linha imaginária perpendicular ao topo da cabeça do animal até ao solo. As estilizações supremas do trote são o piaffer, em que o cavalo, sem avançar fica batendo no chão, trotando parado, alternadamente, com os pés dianteiros e a passagem, em que ele se desloca para o lado, trocando os pés, sem avançar.

O Cânter (Galope curto)

O Cânter é o andamento a três tempos, em que o cavalo avança com a perna dianteira direita quando gira para a direita e vice-versa. Quando o cavalo tenta virar para a esquerda avançando com a perna dianteira direita, portanto, a do lado de fora no movimento, esse avanço é chamado um ‘avanço falso’ ou cânter com a perna errada. A sequência de pisadas que dão as três batidas rítmicas no chão são, quando o movimento se inicia com a perna dianteira direita: posterior esquerda, esquerda diagonal (em que as pernas dianteiras e traseira esquerda, tocam o solo simultaneamente) e, por fim, perna dianteira direita – dita ’ de guia’.

O Galope (Pleno)

Galope é o mais rápido dos quatro andamentos naturais. Descrito habitualmente como um andamento há quatro tempos, sofre variações na sequência de acordo com a velocidade. Com a perna dianteira direita na liderança, a sequência de pisadas é a seguinte: posterior esquerda, posterior direita, dianteira esquerda, dianteira direita, ao que se segue um período de suspensão total, em que todos os pés estão no ar. Um puro sangue inglês galopa a 48 km/h ou mais. O pé mais avançado toca no chão em linha como o nariz, mesmo que, estirada a perna ao máximo, o pé fique no ar à frente dessa linha.

Retirado do livro “Cavalos”

Autor: Elwyn Hartley Edwards

Editora: Ediouro

Um comentário

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicadoEstes campos são obrigatórios *

*

x

Checar também

cavalos abandonados com casco enorme (5)

Descaso total, cavalo fica 15 anos sem casqueamento e casco atinge quase 1 metro de comprimento

Três cavalos foram resgatados de um estábulo nos Estados Unidos, eles estavam em local sujo e seus ...

cavalo-tarpan-pastando

Raça de cavalos européia foi extinta no século 19 por ser sedutor demais, conheça um pouco do Tarpan

Os garanhões da espécie tarpan conseguiam convencer éguas confinadas a se juntar ao seu grupo. ...