CLASSIFICADOS
Página Inicial » Artigos » Conversamos com o representante da Bopriva, saiba na prática com usar a castração imunológica
Curso de gestão de pastagens, planejamento e manejo da teoria à prática, aprenda o método PDCA
bopriva aplicacao

Conversamos com o representante da Bopriva, saiba na prática com usar a castração imunológica

A conversa foi rápida e prática, Rafael explicou na prática com funciona e como fazer a castração imunológica, vamos ao bate-papo:

Protocolo à pasto somente com suplementação mineral

“A vacina Bopriva é um protocolo tem que ser no mínimo 2 doses, pois caso você vá abater seus animais em maio (por exemplo) à pasto e não tem nenhuma suplementação, somente o mineral, teria que fazer uma contagem regressiva. A vacina tem 5 meses de duração (aplicando as 2 doses) então o correto, pensando que vai abate-los em maio, teria que fazer a primeira dose em setembro e a segunda em dezembro.

Comparação dos testículos com e sem a vacina

Comparação dos testículos com e sem a vacina

É muito importante que se tenha uma planejamento de quando irá abater os animais (este exemplo é à pasto), pois caso chegue o mês de maio e o seu planejamento furou, não choveu a quantidade necessária, você ficou sem pasto ou o preço da @ do boi tá baixa e você quer segurar o gado, faça mais uma dose e eles ficarão estéreis por mais 150 dias.

Saliento a importância de fazer a vacina na hora correta, pois com a castração tanto química quanto cirúrgica o animal para de crescer, o organismo do animal para de produzir testosterona, então é importante deixar o animal desenvolver a carcaça, ganhar musculatura e se fizer a vacina durante esse período você acaba inibindo isso.

O ideal é fazer a vacina em um garrote de 14@ ou 15@ (450Kg), pois já está no peso que normalmente o animal para de crescer e começa o ganho de peso e gordura, pois nesse período você vai castrá-lo e ele já tem uma carcaça boa formada, à partir desse peso começa o acabamento do animal, pouca musculatura e mais gordura, caso faça a vacina em um garrote de 12@ você não irá conseguir levá-lo ao peso de 20@, 21@ de forma alguma.

O segredo é saber a hora certa de castrar o animal, com o peso ideal, pois hoje a reposição cara, caso abata um animal com pouco peso provavelmente o boi magro que você irá comprar para a reposição vai tá no mesmo preço. Indiferente se vai colocar o animal à pasto ou no cocho. Importante salientar a importância da castração, pois qualquer produtor sabe como é complicado tratar de animais inteiros: brigas, lesões, danos à pastagens, atividade sexual extrema entre outros problemas.”

Exemplo prático:

garfico bopriva castracao quimica

protocolo de aplicacao

Caso o animal não esteja pronto para o abate é possível e conivente fazer uma terceira dose para que o animal continue não produzindo hormônios.

Protocolos em confinamento e semi-confinamento com suplementação à pasto tem agenda de ação diferente

Semi-confinamento é um protocolo onde o animal faz uso do pasto, entretanto ele vai receber junto ao pasto cerca de 1% a 5% do seu peso vivo em ração – exemplo – se pesar 500kg, receberá 5kg de ração/dia, com isso esse animal terá uma terminação mais breve do que o extensivo, somente à pasto. Neste caso (semi-confinamento) o intervalo do Bopriva é alterado de 90 para 60 dias, deixando claro que nesse intervalo o animal tá inteiro ainda, ele só ficará castrado depois de alguns dias da segunda dose que aí dura 120 dias.

Lembrando aos pecuaristas: o que vai fazer o acabamento de carcaça não é a castração imunológica e sim o que o animal comerá durante esse período; respeitar também o tempo determinado da ação do medicamento para que não haja problemas, e abater o animal ao final do período da ação do medicamento.

Onde comprar? Click aqui

Rafael Castelani
(17) 98125 9505
Promotor de loja da Zoetis e ajuda com suporte técnico aos produtores rurais, clientes e parceiros que necessitam, atende a região de São José do Rio Preto em um raio de 300km

bopriva

Um comentário

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicadoEstes campos são obrigatórios *

*

x

Checar também

Foto: Fazenda Bergamini

Vermífugos na hora certa pode gerar ganhos de R$ 40 por cabeça

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita (Unesp) levantou um dado ...

bezerros nelore

Fazenda no Mato Grosso faz a desmama aos 100 dias de idade

O Nortão do MT exibia-se para Pedro e eu, agradecendo a chuva que acabara de ...