Expointer começa a distribuir prêmios, parceria entre Cabanhas, touro Angus fatura campeonato

A parceria entre a Cabanha Santa Amélia, de Santa Vitória do Palmar, e a uruguaia Cabaña Bayucuá conquistou o grande campeonato entre os machos Angus da Expointer 2016. O touro Biguá 6463 Density TE (BOX 744) levou a melhor graças à conformação diferenciada, tamanho adequado e funcionalidade para produção de carne. “Um touro harmônico, com balanço e muita carne e profundidade de costela”, pontuou o jurado argentino Mauricio Groppo.

Depois de anos batendo na trave e levando prêmios nos rústicos, finalmente a Santa Amélia fez gol nos animais de argola. O gerente da Santa Amália, Otávio Souza,  neto da tradicional criadora Helena Rotta, destacou o sabor da vitória depois de sete anos de tentativas. “É o primeiro grande campeonato de argola na Expointer”, frisou garantindo que, mesmo assim, a propriedade não reterá o exemplar. O grande campeão Angus vai à venda no leilão que a propriedade realizará em Pelotas no dia 16 de outubro.

touro BIGUA-6463-DENSITY-TE 1

Muita emoção também na conquista do título de reservado. O prêmio foi para o reprodutor FP Santa Angela 291 Brigadier FP 122 (BOX 737), da Cabanha Santa Ângela, de Uruguaiana. Segundo o criador Frederico Pons, o título vem em um ano difícil e é dedicado ao seu pai, o pecuarista José Luiz Pons, falecido há cerca de um mês. “Acabamos de perder nosso pai, que sempre foi meu tutor, meu professor. Esse título de reservado é dele”, salientou. O terceiro melhor macho Angus da Expointer 2016 é o terneiro menor Angus Guarita 244TEI Cumbierito Zorzal (BOX 706), da Estância Guarita, de Sérgio Malheiros da Fonseca, de Alegrete.

Fonte angus.org.br

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM