CLASSIFICADOS
Página Inicial » Artigos » Fardo FIV F. Mutum: Fardo torna-se o touro mais valorizado da história do Gir Leiteiro
Curso de gestão de pastagens, planejamento e manejo da teoria à prática, aprenda o método PDCA

Fardo FIV F. Mutum: Fardo torna-se o touro mais valorizado da história do Gir Leiteiro

Reprodutor da bateria CRV Lagoa teve 50% de sua posse vendida por R$ 1,05 milhão no 3º Mutum Weekend

O touro Fardo FIV F Mutum, destaque da bateria Gir Leiteiro da raça, teve 50% de sua posse comercializada por preço recorde durante leilão realizado no 3º Mutum Weekend, na Fazenda Mutum, em Alexânia (GO). Trata-se do touro mais valorizado da história da raça. O evento conta com apoio da Central desde a primeira edição, em 2013.

Atual líder do 23º grupo do Teste de Progênie da ABCGil/Embrapa, Fardo tem mais de 200 filhas avaliadas em 90 rebanhos. Ele foi o primeiro reprodutor jovem da raça a comercializar, ainda em teste de progênie, mais de 120 mil doses de sêmen, e continua produzindo a todo vapor.

fardo-050613-2Fardo FIV F Mutum é filho de Dengosa e do touro ícone da tradicional seleção mineira Gir Leiteiro dos Poções, Radar. O exemplar já mostrava seu potencial nas pistas antes de completar 24 meses de idade. Hoje acumula no currículo o título de Reservado Grande Campeão ExpoZebu e Megaleite, além de ser o touro que detém o maior número de porgênie de pai na história da ABCGil.

Atual líder do 23º grupo do Teste de Progênie da ABCGil/Embrapa, o touro possui PTA (a avaliação que indica em quantos kg de leite/lactação um boi melhora a produção leiteira do rebanho) de 592,9 kg para leite e 94% de confiabilidade, com mais de 200 filhas avaliadas em 90 rebanhos pelo Brasil. Ele foi o primeiro reprodutor jovem da raça a comercializar mais de 120 mil doses de sêmen, ainda em teste de progênie.

Suas filhas Daís Alambari (Reservada Grande Campeã Nacional e recordista Fêmea Jovem com lactação de mais de 52 kg da Megaleite 2014), Sacada FIV Cabo Verde (Reservada Campeã ExpoZebu 2013 com mais de 40 kg), Valeska FIV Cabo Verde e Ofélia FIV (Bi-Grande Campeã em São José do Rio Preto e Araxá em 2015, Grande Campeã do Concurso Leiteiro também em São José do Rio Preto, com média superior a 50 Kg, e Campeã Fêmea Jovem em Araxá com média superior a 52 Kg aos 34 meses de idade) são alguns dos destaques nacionais, seja nas fazendas ou pistas.

Exemplos de sucesso com a genética de Fardo FIV F Mutum se multiplicam: Loren Mutum, Campeã Fêmea Jovem Nacional, também Grande Campeã e Melhor Úbere Jovem Uberlândia 2015; Luna Mutum, Campeã Vaca Jovem Morrinhos 2015 com 53 kg de leite; e Dengosa Wadi, Campeã Vaca Jovem Torneio Uberlândia 2015, com 54 Kg de leite. Já o touro jovem Lipe FIV Mutum, também filho de Fardo FIV F Mutum  (na Fécula FIV Mutum), é uma das promessas para o futuro da raça. Já contratado por central, foi aprovado na 6ª Prova de Pré-Seleção para o Teste de Progênie do Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL), com foco em fertilidade, sendo destaque em aprumos, umbigo, pigmentação, fertilidade e temperamento.

Atualmente, Fardo FIV F Mutum  está em coleta na central CRV Lagoa, e se mantém na lista de touros mais procurados de todas as raças disponíveis. Tatiane Drummond Tetzner, Gerente de Produto Leite da empresa, convive diariamente com Fardo FIV F Mutum, e conta ser apaixonada por ele e suas progênies. “É um touro muito dócil, carismático, e transmite esse temperamento às filhas. Além disso, Fardo é homozigoto BB para Beta lacto-globulina e possui inúmeras filhas de destaque em produção e conformação funcional, como Ilha, Igual e Ilca, e campeãs extraordinárias como Daís, Sacada, Valeska, Ofélia, Devassa e Dengosa”, enumera.

Nascimento: 10/06/2006
Peso: 954 kg aos 5 ano(s)

genetica do fardo fiv mutum

Dados importantes do Fardo:

  • Excepcional touro em Teste de Progênie PNMGL ABCGIL/EMBRAPA, o mais utilizado no Gir Leiteiro
  • Genealogia aberta: reúne Radar e Dengosa, Grande Campeã Nacional
  • Fardo foi Reservado Grande Campeão ExpoZebu e Megaleite
  • É pai de Sacada que produziu mais de 40 Kg de média no Concurso Leiteiro Expozebu/2013 e sagrou-se Melhor Úbere Fêmea Jovem
  • Tem 6 filhas primíparas com lactações acima de 7.000 kg e 3 acima de 9.000 kg
  • Sua progênie se destaca nas pistas obtendo inúmeros campeonatos de progênie de pai na Feileite, ExpoZebu e Megaleite, superando progênies de touros provados
  • Está em Teste de Progênie, com previsão de resultado em 2015
  • Avaliação Genética
  • VG Leite: 758.4Kg de leite

Fonte Revista Pecuária Brasil


comprarComprar Sêmen do Fardo

2 comentários

  1. Muito bom, parabéns.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicadoEstes campos são obrigatórios *

*

x

Checar também

Foto: Fazenda Bergamini

Vermífugos na hora certa pode gerar ganhos de R$ 40 por cabeça

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita (Unesp) levantou um dado ...

bezerros nelore

Fazenda no Mato Grosso faz a desmama aos 100 dias de idade

O Nortão do MT exibia-se para Pedro e eu, agradecendo a chuva que acabara de ...