CLASSIFICADOS
Página Inicial » Haras » Haras Calafate – Uberaba, MG
Curso de gestão de pastagens, planejamento e manejo da teoria à prática, aprenda o método PDCA

Haras Calafate – Uberaba, MG

Haras Calafate Imagem

O Haras Calafate é uma propriedade com cerca de 50 anos de vida. Inserida em uma das mais belas regiões do Triângulo Mineiro, entre o Rio Grande e a cidade de Uberaba, reconhecida como a Capital do Zebu. Nascida como Fazenda Santa Terezinha, o haras prestou uma homenagem a uma antiga estação de trem da FEPASA que existia as margens da fazenda. Sua história está diretamente ligada à evolução do zebu, sendo que o patriarca da família, Sr. Amadeu Luiz da Costa, foi um dos mascates que difundiu as raças zebuínas por todo o Brasil.

A idéia de fazer da propriedade um haras surgiu por volta de 1997, por iniciativa de Amadeu de Oliveira Luiz da Costa. Ele decidiu seguir os passos do pai e reacender uma paixão de infância, investindo no melhoramento genético das raças Nelore e Mangalarga Marchador, raças que têm perfeita adaptabilidade à região de clima tropical, com animais belos, funcionais, rústicos e produtivos. Dessa forma, a criação pode gerar um custo benefício plenamente compensador.

Os primeiros investimentos no Mangalarga Marchador foram em matrizes de animais São Francisco de Uberaba. Através de leilões, foram comprados animais de excelência para compor o plantel. Ainda hoje, das sete matrizes adquiridas à época, do Haras da Certeza, cinco ainda permanecem, e ao lado de éguas de origem 53 estão fazendo a base do criatório. Mesmo com animais de alta linhagem, os primeiros passos não foram nada fáceis. Segundo Amadeu “Nos primeiros anos de criação, você ouve de tudo. Seria muito bom se houvesse uma escola para ser criador de cavalos, assim como existe para médico, advogado, engenheiro. Mas para ajudar nesse caminho a Associacão Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador tem tomado a iniciativa de instruir os novos criadores e profissionais que trabalham com a raça. É preciso estudar muito e saber esperar. Afinal, são necessários no mínimo sete anos para que se possa saber se um cruzamento idealizado, com dois produtos nascidos no haras, foi bem sucedido.”

Com seus 14 anos de experiência e portanto, dois ciclos completados, o Haras Calafate trabalha com sua criação do Mangalarga Marchador alicerçada em três pilares essenciais para o alcance do seus objetivos: boa genética, bom manejo e uma boa alimentação. Os três precisam caminhar juntos para que se possa obter os resultados esperados. E ainda que todo este alicerce seja bem construído, a característica central do Marchador é a marcha cômoda e com desenvolvimento. Também requisitos importantes para criação são: a rusticidade, a fertilidade, a docilidade e o temperamento de sela. É com este foco que o Haras Calafate desenvolve sua seleção genética, oferecendo um animal de alta linhagem que possa atender as expectativas dos três potenciais clientes do cavalo Marchador:

1º – O criador de cavalo de pista aquele de competição;
2º – O fazendeiro que utiliza o Mangalarga Marchador para lida com o gado;
e em 3º os usuários do cavalo de sela, que utilizam os animais para diminuir o estresse, e pelo prazer de cavalgar.

Esse último grupo tem aumentado de forma significativa por pessoas que visam fugir da correria do cotidiano e aproveitar a vida no campo.

O Haras Calafate busca então oferecer animais que se encaixem às expectativas dos mais exigentes e diferentes usuários. Funcionalidade é uma busca incessante no trabalho do Haras Calafate.

A história da fazenda e de seu fundador, além da proximidade do mais importante centro da pecuária no país, dão à marca Calafate uma relação de grande importância na pecuária zebuína. O Nelore também faz parte de nossa filosofia de desenvolvimento genético, no sentido de se ter um animal melhorador ligado à produção de carne. A busca da fertilidade, rusticidade, produtividade, docilidade e precocidade são os objetivos principais da seleção de animais. Funcionalidade é fundamental.

As melhores famílias de matrizes de genética comprovada da raça Nelore estão aqui para contribuir com o melhoramento do rebanho nacional. Podemos destacar descendentes das matriarcas Bilara, Ópera, Damini, Thalmas, Betina, Essência, Vala, Espanhola, Vética, Flor de Liz, Badalada da 3R, Ryatna, entre outras. A meta é selecionar animais de genética comprovada, buscando oferecer ao mercado animais superiores, capazes de contribuir ao rebanho de diversos criatórios do país.

A intenção é buscar um rebanho geneticamente melhorador e adaptado às grandes regiões de criação de gado de corte do Brasil.

Rodovia Uberaba – Sacramento, km 5 – Uberaba MG

Telefone : (11) 97606-2054

Site : http://www.harascalafate.com.br

Um comentário

  1. tassiana carvalho firreera Eu e minha familia ficamos encantados com a rae7a nelore pintado,pois somos criadores de nelore mocho. E vai uma comitiva da nossa cidade de oliveira-mg prestigiar o leilao ..tassiana FAZENDA BELO VALE DO CHALE

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicadoEstes campos são obrigatórios *

*

x

Checar também

harasmachado-animais5

Haras Machado , Mairiporã

Criação e comércio de Mangalarga Pampa e Preto. Vende cobertura, potros, potras, éguas, cavaloes e ...

haras alcateia

Haras Alcatéia

Haras Alcatéia Há 40 anos o Haras Alcatéia investe na manutenção e criação da raça ...