Mogno Africano: espécie de melhor crescimento no Brasil e a mais cobiçada...

Mogno Africano: espécie de melhor crescimento no Brasil e a mais cobiçada em todo o mundo

PARTILHAR

O Mogno Africano (Khaya ivorensis) é originário da África Ocidental, principalmente Costa do Marfim e Gana.

A Khaya ivorensis é a espécie de melhor crescimento no Brasil e a mais cobiçada em todo o mundo. Em condições favoráveis tem tido incremento de até 40 m³/ha/ano.

O mogno africano é indicado para plantio em função de seu bom desenvolvimento e produção de uma bela e valorosa madeira, desejada tanto no Brasil quanto no exterior. Ao contrário do mogno brasileiro (Swietenia macrophylla), não sofre ataque de broca do ponteiro (Hypsipyla grandella) e tem demonstrado maior crescimento e desenvolvimento nos testes comparativos.

A madeira do Mogno Africano é usada para produção de móveis de luxo, instrumentos científicos e musicais, esculturas e decorações interiores de navios e embarcações, dentre outros usos.

O reflorestamento com Mogno Africano no Brasil surge como uma ótima opção de investimento, como uma forma de previdência verde, com total liquidez ao final de 10 e 15 anos, para produção de madeira destinada à serraria. Em se tratando do Mogno Africano, o retorno econômico é garantido, por se tratar de uma das madeiras mais caras do mundo em virtude de suas qualidades.

Como se não bastasse, temos ainda a questão da exaustão florestal, que já é esperada para os próximos anos, onde madeiras como o mogno não serão mais encontradas em florestas nativas.

O desequilíbrio entre a oferta e a procura determinou a continuada valorização da madeira de Mogno Africano.

Fonte: brazilforest.com.br

2 COMENTÁRIOS

Deixar um comentário