Moocall: projeto irlandês de sensor envia alertas de texto para o celular...

Moocall: projeto irlandês de sensor envia alertas de texto para o celular de vacas em trabalho de parto

PARTILHAR
Universidade de New Hampshire estudante Kayla Aragona atribui um dispositivo chamado Moocall a uma vaca grávida chamado Magenta, terça-feira julho 19, 2016 em Durham, NH O sensor ligado a suas caudas envia alertas de texto para ajudar a detectar quando estão em trabalho de parto. (AP Photo / Jim Cole)

DURHAM, New Hampshire (AP) – Pesquisadores da Universidade de New Hampshire especializados em gado leiteiro estão mais tranquilos nos últimos dias quando o assunto são vacas prenhes, prontas para o parto: Um sensor ligado a suas caudas envia alertas de texto no celular para ajudar a detectar quando estão em trabalho de parto.

O dispositivo mede os padrões de movimento de cauda desencadeadas por contrações. Em média, ele alerta os veterinários por telefone celular e e-mail cerca de uma hora antes de uma vaca dá à luz. Moocall foi desenvolvido na Irlanda e lançado comercialmente no ano passado. A empresa diz que a Universidade de Kentucky também usa a tecnologia.

Universidade de New Hampshire estudante Kayla Aragona apresenta um dispositivo chamado Moocall com uma vaca grávida chamado Magenta, terça-feira julho 19, 2016 em Durham, NH O sensor ligado a suas caudas envia alertas de texto para ajudar a detectar quando estão em trabalho de parto. (AP Photo / Jim Cole)
Universidade de New Hampshire estudante Kayla Aragona apresenta um dispositivo chamado Moocall com uma vaca grávida chamado Magenta. (AP Photo / Jim Cole)

A doutoranda Kayla Aragona diz com cerca de 70 bezerros nascem a cada ano na fazenda, então o dispositivo ajuda bastante, pois caso aconteça alguma retenção de placenta ou dificuldade do bezerro em sair, eles serão avisados prontamente. Entretanto não é infalível, uma das vacas infelizmente esfregou a cauda para cima com tudo e bateu o sensor na parede para tentar removê-lo até que caiu, levando a falsos alarmes.

Universidade de New Hampshire estudante Kayla Aragona atribui um dispositivo chamado Moocall a uma vaca grávida chamado Magenta, terça-feira julho 19, 2016 em Durham, NH O sensor ligado a suas caudas envia alertas de texto para ajudar a detectar quando estão em trabalho de parto. (AP Photo / Jim Cole)
Universidade de New Hampshire estudante Kayla Aragona atribui um dispositivo chamado Moocall a uma vaca grávida chamado Magenta. (AP Photo / Jim Cole)
Universidade de New Hampshire estudante Kayla Aragona apresenta um dispositivo chamado Moocall com uma vaca grávida chamado Magenta, Terça-feira 19 de julho de 2016 em Durham, NH O sensor ligado a suas caudas envia alertas de texto para ajudar a detectar quando estão em trabalho de parto. (AP Photo / Jim Cole)
Universidade de New Hampshire estudante Kayla Aragona apresenta um dispositivo chamado Moocall (AP Photo / Jim Cole)

Não há informações de quando o dispositivo estará disponível para que os produtores brasileiros tenham acesso à essa ferramenta.

Caso tenha interesse em importar o produto segue alguns links interessantes:

Site da empresa moocall.com

facebook.com/moocall

APP no play.google.com

Fonte dailymail.co.uk

Deixar um comentário