CLASSIFICADOS
Página Inicial » Notícias » Safra da cana-de-açúcar está estimada em 700 milhões de toneladas, serão 9mi de hectares
Curso de gestão de pastagens, planejamento e manejo da teoria à prática, aprenda o método PDCA
caminhao cana-de-acucar

Safra da cana-de-açúcar está estimada em 700 milhões de toneladas, serão 9mi de hectares

O Brasil deverá produzir 684,77 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 2016/2017. A estimativa foi divulgada nesta quarta-feira (27) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Os números representam um crescimento de 2,9% em relação à safra anterior. O país é o maior produtor mundial de cana.

A produção de açúcar deverá atingir 39,96 milhões de toneladas, 19,3% superior à safra 2015/16, em consequência de preços mais rentáveis. Já o etanol deve se manter acima de 27,8 bilhões de litros, redução de 8,5%, em razão da opção do setor produtivo pelo açúcar.

A produção de etanol anidro, utilizada na mistura com a gasolina, deverá ter aumento de 2,5%, alcançando 11,49 bilhões de litros. O etanol hidratado poderá atingir 16,38 bilhões de litros, redução de 14,9% ou 2,87 bilhões de litros, resultado do menor consumo desse combustível.

Área estimada

A estimativa de área a ser colhida foi avaliada em 8,97 milhões de hectares, o que representa um aumento de 3,7% na comparação com a safra anterior. O incremento de mais 318,4 mil hectares é resultado da cana bisada do ciclo 2015/16.

A cana bisada é aquela que não foi colhida em uma temporada, ficando para o período seguinte. Isso pode ocorrer, por exemplo, por motivos climáticos, e o agricultor opta por fazer a colheita posteriormente.

Também contribuíram para o aumento da área a expansão de algumas unidades de produção e a reativação de outra em São Paulo. Se confirmada, será a segunda maior área colhida no Brasil.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicadoEstes campos são obrigatórios *

*

x

Checar também

cafe rama vermelha

Café capixaba é eleito o melhor do Brasil pela Abic

O microlote do produtor José Alexandre Abreu de Lacerda recebeu a maior pontuação no júri ...

fazenda-sustentavel-vencedores-2016

Fazenda de Mato Grosso do Sul é a campeã da sustentabilidade

A Modelo II adotou integração lavoura-pecuária-floresta e foi a vencedora do prêmio Fazenda Sustentável 2016, ...