CLASSIFICADOS
Página Inicial » Artigos » Saiba porque a primeira lactação é crucial para o desenvolvimento das vacas
Curso de gestão de pastagens, planejamento e manejo da teoria à prática, aprenda o método PDCA
vacas-primeira-cria-lactacao

Saiba porque a primeira lactação é crucial para o desenvolvimento das vacas

Uma das coisas que o produtor precisa saber é que a primeira lactação, na verdade, fornece a base para a produção de leite nas próximas lactações.

O produtor de leite pensa, muitas vezes, “como eu posso aumentar a produção das minhas vacas”? “Se eu usar boa genética para produção de leite, eu consigo”, mas, em muitos casos, a produção de leite não aumenta.

Encontrei um caso como o descrito acima em uma fazenda onde já trabalhava havia dez anos e tinha uma média de produção diária de 30 kg de leite/vaca, porém o fazendeiro estava lidando com esta situação.

Em muitos casos, isso acontece não em função do uso de uma boa genética. Podemos utilizar touros com genética positiva para a produção de leite e, mesmo assim, não obter o resultado esperado na próxima geração, uma vez que um sistema inadequado de alimentação e manejo na exploração tem um impacto negativo sobre a produção de leite.

Nestes casos, pode ser mais eficiente o uso de touros priorizando outras características e com genética menor para produção de leite.

Uma das coisas que o produtor precisa saber é que a primeira lactação, na verdade, fornece a base para a produção de leite nas próximas lactações. Uma novilha que produz muito pouco leite na primeira lactação irá gerar uma vaca que também produzirá menos leite nas lactações seguintes.

Quando uma novilha inicia a sua primeira lactação com 7.000 kg leite, na segunda e terceira lactações virá com uma produção de leite de cerca de 8.500 e 9.000 kg leite/ lactação, respectivamente. Neste caso, seria muito difícil obter uma produção de leite de 10.000 kg/lactação ou maior ainda.

Devido a esse fato, é desejável procurar obter uma produção de leite ótima da novilha na primeira lactação. Mas cuidado: para aumentar a produção de leite vitalícia não se deve forçar muito a produção da novilha na primeira lactação.

vaca-alta-lactacao

O produtor típico da Holanda gosta de ter uma novilha que atinge pico de produção de 35 kg de leite/dia, secando com 25 kg/leite/dia. Neste caso, são novilhas primíparas com uma boa persistência, como resultado de não se forçar muito a produção de leite delas.

Esta novilha dará 9.000 kg de leite na primeira lactação (uma média de 29,5 kg de leite/dia) e, nas duas próximas lactações, vai ser tornar uma vaca que automaticamente atingirá 10.500 kg de leite (34,4 kg/dia) e 11.000 kg de leite (36,0 kg/dia), na segunda e terceira crias, respectivamente.

Esta situação acima acontece se o produtor começa com uma excelente criação da bezerra e, ainda, com as novilhas e vacas em lactação sendo alimentadas num bom sistema. Métodos de criação e de alimentação mais específicos serão discutidos nos próximos artigos.

Fonte crvlagoa.com.br

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicadoEstes campos são obrigatórios *

*

x

Checar também

Foto: Fazenda Bergamini

Vermífugos na hora certa pode gerar ganhos de R$ 40 por cabeça

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita (Unesp) levantou um dado ...

bezerros nelore

Fazenda no Mato Grosso faz a desmama aos 100 dias de idade

O Nortão do MT exibia-se para Pedro e eu, agradecendo a chuva que acabara de ...