Sumário lançado na ExpoZebu ajudará produtores a escolher os touros das raças...

Sumário lançado na ExpoZebu ajudará produtores a escolher os touros das raças Gir, Sindi e Guzerá

PARTILHAR

sumario de touros

O Sumário de Touros da Avaliação Genética Nacional das Raças Zebuínas Leiteiras Gir, Guzerá e Sindi, lançado no último dia 04 de maio durante a ExpoZebu 2016, já está disponível para consulta através do site de Comunicações Eletrônicas da ABCZ. A publicação inclui 337 touros Gir, 124 touros Guzerá e 17 touros Sindi. “No processo de avaliação genética foram avaliadas mais de 50.000 lactações, um número expressivo que é o resultado de 40 anos de Controle Leiteiro oficial coordenado e executado pela ABCZ. Pela primeira vez na história foram lançados os resultados das avaliações genéticas da raça Sindi para o leite. Essa iniciativa representa a preocupação da ABCZ em dar retorno aos criadores de todas as raças que participam do controle leiteiro oficial da associação”, afirma o superintendente de Melhoramento Genético da ABCZ, Henrique Ventura.

Além da publicação dos resultados dos touros, o criador participante do PMGZ Leite 2 poderá ter acesso, via Sistema Integrado de Avaliação Genética (SIAG), aos resultados das vacas e dos produtos jovens avaliados, bem como dos machos que não atenderam aos requisitos mínimos para apresentação no sumário impresso.  O SIAG contem funcionalidades que permitem ao criador, participante do PMGZ Leite 2, planejar os acasalamentos de seu rebanho via simulação e comparar a tendência genética de sua seleção com a tendência genética da raça.

O acesso às avaliações genéticas das raças zebuínas leiteiras para os criadores do PMGZ está liberado via “Comunicações Eletrônicas”.

Para o público geral, as avaliações também estão disponíveis. Clique aqui e confira!

Deixar um comentário