CLASSIFICADOS
Página Inicial » Artigos » Tá sem balança? Método de pesar com fita métrica pode ajudar a saber o peso aproximado do animal
Curso de gestão de pastagens, planejamento e manejo da teoria à prática, aprenda o método PDCA

Tá sem balança? Método de pesar com fita métrica pode ajudar a saber o peso aproximado do animal

Quando a fita métrica toma o lugar da balança

A maioria das propriedades rurais de nosso país não tem uma balança para pesar seus animais, e saber somente com avaliação visual o peso em arrobas é pra poucos. Veja no vídeo como é feito isso somente usando uma fita métrica.

Deixando claro também que a arroba do boi equivale a 15kg, quando se fala em pegar o peso do boi e dividi-lo por 30 e não 15 é porque o frigorifico considera somente a carcaça do animal, que representa metade do peso.

Para fazer a medição coloque a trena imediatamente atrás da paleta para medir o diâmetro corporal do animal. Cada centímetro equivale a 2,8kg, sendo assim a conta para obter o peso aproximado seria 220 (diâmetro do anima) x 2,8 (peso por centímetro chegaríamos aos 616 que seria o peso aproximado (deixando claro que no vídeo o animal pesou na balança 620kg).

Diâmetro x 2,8 = peso do animal / 30 = arrobas para a comercialização

EX: 220 x 2,8 = 616/30 = 20,53 (arrendonda pra cima, 21@)

Uma observação importante é que pra essa conta bater os animais devem ter o peso acima de 150kg, então caso utilize a fita para medir bezerros novos provavelmente não irá dar certo.

Conversamos com Thiago Pereira, Zootecnista que nos ensina a ser mais exato quando utilizar a fita métrica.

7 comentários

  1. fiz este processo de pesagem em garrotes de 2.5 anos e não conferiu na balança deu muito menos.Este modo de pesar e para toda raça de gado?

  2. ESSE CÁLCULO COM TRENA, NÃO DÁ CERTO NÃO…TENTAMOS COM VÁRIOS ANIMAIS E DE VÁRIAS RAÇAS…NENHUM BATEU O RESULTADO NEM APROXIMADO DA BALANÇA….PELO CONTRARIO, TIVEMOS ANIMAIS DE 83kG DE CARNE QUE NESSE CÁLCULO DA FITA, DERAM 158KG. NÃO É CONFIÁVEL.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicadoEstes campos são obrigatórios *

*

x

Checar também

Se for levado em conta o cenário do ano passado, somente 41% das propriedades rurais leiteiras do país produzirão a bebida dentro dos padrões legais determinados pelo Ministério da Agricultura, conforme aponta um estudo da Clínica do Leite/Esalq-USP. Foto: Divulgação

Preço do leite ao produtor recuou 11,7% em novembro

O preço médio do leite recebido pelo produtor recuou 11,7% em novembro, na comparação com ...

vacas jersey curiosas

Revolução Jersey: a indústria do leite está mudando de cor?

Projeções indicam que em 2020 o gado Jersey representará 25% das vacas leiteiras dos EUA, ...