CLASSIFICADOS
Página Inicial » Notícias » Trabalho de automotriz facilita e agiliza o trabalho do produtor que quer produzir sua silagem
Curso de gestão de pastagens, planejamento e manejo da teoria à prática, aprenda o método PDCA
automotriz claas jaguar

Trabalho de automotriz facilita e agiliza o trabalho do produtor que quer produzir sua silagem

silagem automotriz

Quando o material a ser ensilado é colhido antes do momento ideal pode apresentar dois problemas, o primeiro é que o teor de umidade é muito alto e nessa situação haverá produção de muito chorume que é rico em carboidratos solúveis e representa uma perda considerável de nutrientes.

silagem picada na roça

Silagem recém picada na roça

O segundo problema a lavoura poderá apresentar um baixo percentual de grãos e consequentemente baixo teor energético. Quando colhido após o ponto ideal, o material a ser ensilado apresentará dificuldade de ser picado pelas máquinas e seu rendimento será menor e a compactação de um material seco é bem mais difícil o que favorece uma maior presença de oxigênio na massa ensilada. Portanto quanto maior o volume de oxigênio, maior será a respiração celular, a produção de calor, o tempo para se iniciar a fermentação e a perda de nutrientes.

O ideal é ensilar o milho quando o teor de matéria seca estiver entre 30% e 38%.  Uma maneira prática de verificar o teor de matéria seca aproximada, é com o auxílio de uma pequena balança eletrônica de até 500g(que pode ser adquirida a preços irrisórios pela internet), um prato e um forno de micro-ondas.

Consiste em cortar três pés inteiros de milho, representativos da lavoura, picar misturando bem os pedaços da cana, espiga, palha e pendão.  Recolher da mistura uma amostra e colocar em um prato 100 g de material. Levar a um forno de micro-ondas, secar aos poucos, sem queimar, até que cesse a evaporação e pare de baixar o peso. As gramas resultantes do peso representam a matéria seca aproximada.

silagem pronta para o consumo

Silagem pronta para o consumo

A forragem deve ser picada no tamanho entre 1 e 2 cm, isso facilita a acomodação do material dentro do silo ou saco favorecendo uma melhor compactação e expulsão do ar; deixa os carboidratos solúveis mais expostos para que a fermentação seja mais rápida e completa e evita a seleção pelo animal no cocho.

Por que utilizar a silagem?

  • Volumoso de alto valor nutritivo e de produção econômica viável.
  • Alimentação para qualquer época independente do clima.
  • Serve tanto em regime de confinamento como em suplementação.
  • Operações simples com baixos custos de mão-de-obra.
  • Conservação por longo período.
  • Assegura ganho de peso rápido e poupa as pastagens.

Porque a silagem de milho?

  • Possui alto valor energético. (NDT ~ 68%  e  PB ~ 7%  da  MS)
  • Rica em fibras longas, vitais para os ruminantes.
  • Superior disponibilidade de carboidratos solúveis usados como ‘combustíveis’ pelas bactérias, responsáveis pela fermentação.

O que garante a qualidade da silagem?

  • A qualidade do milho colhido integral, com o pé inteiro.
  • O corte no ponto certo, com matéria seca (MS) entre 30 e 38%.
  • A retirada completa do ar por prensagem, por bomba ou ambas.
  • O uso de embalagens adequadas e armazenagens corretas.

Use a Automotrix  CLAAS Jaguar 850

jaguar-900-830

A capacidade do tanque de combustível da Jaguar 850 é 1.200 litros, e antes de ser entregue, a máquina foi abastecida no Posto COOPA Centro!

A CLAAS Jaguar 850 colhe em média 2 hectares por hora, considerando as condições ideais da área, a distância entre a lavoura e o silo, e a qualificação da mão de obra para operação da máquina.

 

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicadoEstes campos são obrigatórios *

*

x

Checar também

Se for levado em conta o cenário do ano passado, somente 41% das propriedades rurais leiteiras do país produzirão a bebida dentro dos padrões legais determinados pelo Ministério da Agricultura, conforme aponta um estudo da Clínica do Leite/Esalq-USP. Foto: Divulgação

Preço do leite ao produtor recuou 11,7% em novembro

O preço médio do leite recebido pelo produtor recuou 11,7% em novembro, na comparação com ...

bezerrada curiosa

A hora certa de usar os vermífugos no gado

O sucesso da produção na pecuária bovina depende, entre outras coisas, de um bom manejo ...