CLASSIFICADOS
Página Inicial » Notícias » Verdade ou mito: saiba se bebida energética Red Bull é realmente feita com sêmen bovino
Curso de gestão de pastagens, planejamento e manejo da teoria à prática, aprenda o método PDCA
touro red bull

Verdade ou mito: saiba se bebida energética Red Bull é realmente feita com sêmen bovino

mito ou verdade 1Lembra daquela lenda urbana de que a bebida energética teria esperma de boi? Pois é, isso não é verdade, claro. O que o Red Bull realmente contém é um aminoácido mais comumente encontrado na bile dos bovinos, a taurina. O cara que criou a bebida, Dietrich Mateschitz, ficou impressionado quando se deparou com um tônico rejuvenescedor, vendido na Tailândia, chamado “Krating Daeng” (ou Água Vermelha de Búfalos, em tradução livre).

Mateschitz descobriu que o tônico funcionava incrivelmente bem para controlar o efeito negativo que a diferença de fuso horário causava no seu corpo. Foi assim que ele teve a ideia brilhante de rebatizar o xarope, depois de mexer em sua receita original, e o colocar no mercado ocidental, tendo como principais componentes cafeína, açúcar artificial e a a taurina, a substância responsável por “te dar asas”.

Mas, não se preocupe! O Red Bull sintetiza a taurina em laboratório e não a partir da urina ou do sêmen bovinos, como muita gente já cogitou por aí.

red bull e semen


touro red bull 2O touro – Taurina

Testículos e sêmen de touro. É daí que originalmente vinha a taurina. Os químicos já conseguiram sintetizá-la (os bovinos agradecem) e é essa a taurina do Red Bull. Esse aminoácido que nomeia a bebida (touro = bull) está presente em abundância no corpo humano, e age como neurotransmissor e eliminador de gorduras. Para quem quiser experimentá-lo em outros alimentos, basta ir até a tigela de ração do seu gato. A ração está cheia de taurina. Vai encarar?

Super Interessante, Abril


Benefícios da taurina:

  • Auxilia no desenvolvimento do sistema nervoso;
  • Tem ação antioxidante: combate os radicais livres, os quais danificam nossas membranas celulares;
  • Desintoxica: elimina as impurezas pelo fígado;
  • Aumenta a força dos batimentos cardíacos e protege as demais células do coração;
  • Diminui a pressão sanguínea nas artérias, beneficiando pacientes hipertensos;
  • Elimina o colesterol do sangue;
  • Pode ajudar pacientes com doenças hepáticas;
  • Atua como modulador de crescimento, prevenindo atrasos no crescimento infantil.

Vale lembrar que esta substância está presente na maioria dos produtos de origem animal, por outro lado está ausente em produtos de origem vegetal. No Japão, a substância enriquece as bebidas japonesas há décadas. De certa forma ela atua dentro da bebida como um antídoto, minimizando os efeitos de outras substâncias presentes nos energéticos.

Problemas de saúde causados pelo consumo em excesso de energéticos

O excesso de energéticos pode causar problemas de saúde graves, especialmente porque cafeína em excesso é prejudicial ao organismo. Doses de cafeína acima de 250 mg/dia podem representar efeitos colaterais como:

Tremores musculares: As substâncias estimulantes presentes nos energéticos correm por toda circulação fazendo as pálpebras e os músculos tremerem por um longo período de tempo.

Infarto e/ou AVC: No coração, o efeito dos estimulantes causam grande excitação e também geram a retração das artérias, podendo causar um ataque cardíaco. No cérebro, esta retração pode levar a um AVC.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicadoEstes campos são obrigatórios *

*

x

Checar também

carcacas de carne

China importa volume recorde de carnes e deve manter ritmo em 2017

A importação de carnes pela China está alcançando níveis recordes devido a problemas internos de ...

touros

Déficit de touros dificulta produtividade na pecuária

Atualmente a demanda nacional de touros é de 300 cabeças por ano. Carregamos a meta ...