CLASSIFICADOS
Página Inicial » Artigos » [Vídeo] Cascos encastelados de equinos, como lidar e colocar a ferradura em animais com o problema
Curso de gestão de pastagens, planejamento e manejo da teoria à prática, aprenda o método PDCA

[Vídeo] Cascos encastelados de equinos, como lidar e colocar a ferradura em animais com o problema

Fonte cirurgiadeequinos.com.br

Fonte cirurgiadeequinos.com.br

O encastelamento em um casco de cavalo pode ser detectado visualmente, e ocorre com frequência em uma das patas dianteiras do cavalo. O termo descreve uma parede do casco que encontra o chão em um ângulo de 60 º ou mais. Em casos particularmente ruins de pata torta, a parede do casco se encontra com o chão em um ângulo de 90 º. A condição pode variar de séria para mínima, mas o problema não se resolve sem os cuidados adequados. Contacte o seu veterinário e ferrador, logo que você suspeitar que seu cavalo tem as patas tortas.

Instruções

Prenda o cavalo em cordas transversais sobre uma superfície plana, limpa e seca. A melhor área é em uma tenda com tapete emborrachado. O animal também pode ser trabalhado sobre o cimento, mas tenha cuidado para manter o cavalo calmo e equilibrado, enquanto você está trabalhando com isso, porque as ferraduras de metal podem deslizar sobre o cimento.

Levante a pata do cavalo usando a vara em que ele foi treinado para respondê-la. Limpe a sujeira da sola da pata usando uma picareta de casco. Use-a para limpar os sulcos ao longo da ranilha. Se a parte externa do casco estiver suja, limpe-a com um pano úmido.

Enquanto segura a pata, corte a parede do casco torto, usando um alicate para cortar o crescimento da parede do casco. Concentre-se em aparar a parede menor do casco que se encontra no calcanhar, até que esteja em ângulo adequado com a ponta do casco, para corrigir o problema. O objetivo é fazer uma linha reta para que o casco possa tocar o solo, e cortar apenas as partes mortas dos cascos, como se a parede fosse um chifre.

Use a faca de casco para cortar as partes mortas da sola e a ranilha do cavalo, aparando com cuidado. Mais uma vez, evitar o corte em qualquer tecido vivo. Isso pode colocar o cavalo em perigo e causar hemorragia.

Use o raspador de casco para lixar a parte inferior da parede em uma linha reta e suave.

Coloque a meia ferradura na parte dianteira do casco do cavalo. Ela deve cobrir apenas metade da ponta do casco do cavalo. Ela irá corrigir o casco encastelado, limitando o desgaste para a ponta do casco, permitindo que se desgaste, com isso ajudando a ajustar o ângulo do casco.

Se a ferradura não se encaixar, martele-a na bigorna até que ela corresponda à forma do casco do cavalo. Teste colocando-a sobre o pé do cavalo para ver se é a mesma forma.

Enquanto segura a ferradura na posição, use o martelo para conduzir os pregos através dos buracos da ferradura. Os pregos devem entrar pelos buracos da ferradura até as paredes do casco. Conduza todo os pregos através dos orifícios para fixar a ferradura na metade do casco.

Apare as pontas dos pregos que estão atravessados pelas paredes do casco usando o alicate próprio. Raspe as cabeças dos pregos para fazer com que fiquem rentes com as paredes do casco.

Monitore o cavalo frequentemente para ver se o casco torto está melhorando.

Dicas

O casco encastelado é hereditário em algumas espécies tais como as mulas, que são consideradas um defeito em cavalos. O casco torto é geralmente associada a uma travadouro na vertical.

Mesmo com o tratamento, os cavalos com mais de nove meses de idade, muitas vezes não podem ser curados completamente do encastelamento de casco. A parede do casco na posição vertical será um problema crônico. Discuta estratégias de gestão com o seu ferrador.

Fonte ehow.com.br

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicadoEstes campos são obrigatórios *

*

x

Checar também

Foto: Fazenda Bergamini

Vermífugos na hora certa pode gerar ganhos de R$ 40 por cabeça

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita (Unesp) levantou um dado ...

bezerros nelore

Fazenda no Mato Grosso faz a desmama aos 100 dias de idade

O Nortão do MT exibia-se para Pedro e eu, agradecendo a chuva que acabara de ...