CLASSIFICADOS
Página Inicial » Notícias » Vídeo mostra atirador fazendo controle antropogênico de javaporcos
Curso de gestão de pastagens, planejamento e manejo da teoria à prática, aprenda o método PDCA
javaporco morto caminhonete

Vídeo mostra atirador fazendo controle antropogênico de javaporcos

O aumento populacional descontrolado do javali ou javaporco (cruzamento do javali selvagem com o porco doméstico – igualmente nocivo) tem causado graves prejuízos ambientais, econômicos e já é considerado por especialistas uma ameaça à saúde da população em todo o território nacional.

O javali é originário da Europa e foi introduzido no Brasil com autorização do Ibama para a criação no fim da década de 1980 e início de 1990. Extremamente agressivo, o animal não possui predadores naturais e se reproduz em velocidade espantosa – cerca de duas a três vezes por ano. Varas de javalis fugiram dos criadores, outros foram soltos, o que ocasionou o descontrole da espécie. Diante da situação alarmante, a instrução normativa nº03/2013 do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) decretou a nocividade do animal e autorizou o abate para controle populacional no Brasil.

javaporco manada

Vídeo mostra atirador fazendo controle biológico dos animais em fazenda.

Ibama autoriza o abate de javalis e de javaporcos em todo o país.

Sem predador natural, animais estão presentes em vários estados. Eles representam um grande prejuízo para os agricultores.

De hábito noturno, o javaporco só anda em bando e causa muito prejuízo por onde passa. Em poucos minutos tudo fica destruído no ataque a uma plantação.

Para conter o crescimento populacional, o Ibama autorizou o abate do animal em todo o território nacional, mas os produtores rurais devem obedecer algumas normas antes da caça. Clique aqui para mais informações.

O javaporco abatido não pode ser transportado de um lugar para outro, a carne do animal também não deve ser consumida, nem comercializada. “Não é uma caça, é um controle populacional”, explica Eliseo Ribeiro, chefe do escritório do Ibama de Assis.

Link para o site do Ibama onde consta as informações

2 comentários

  1. Olá!

    Gosto muito dos conteúdos publicados aqui no canal. Por isso, como biólogo, gostaria de sugerir uma correção na matéria:

    Não se trata de “controle biológico” e sim controle antropogênico. Embora seja uma medida para atenuar um problema ambiental (presença de animais exóticos e o crescimento se suas populações em ecossistemas naturais ou causando dano em cultivos agrícolas) o conceito de controle biológico pressupõe um organismo controlando populações de oitros por meio de interações que comumente ocorrem na natureza (predação, competição, parasitismo, etc.). No caso da matéria o que ocorre é uma caça com fins conservacionistas. Já que se supõe que is javalis e is java-porco além de causarem problemas diretos ao homem competem por alimentos e predam populações se animais e plantas nativas.

Deixar um comentário

O seu e-mail não será publicadoEstes campos são obrigatórios *

*

x

Checar também

cafe rama vermelha

Café capixaba é eleito o melhor do Brasil pela Abic

O microlote do produtor José Alexandre Abreu de Lacerda recebeu a maior pontuação no júri ...

fazenda-sustentavel-vencedores-2016

Fazenda de Mato Grosso do Sul é a campeã da sustentabilidade

A Modelo II adotou integração lavoura-pecuária-floresta e foi a vencedora do prêmio Fazenda Sustentável 2016, ...