Produto promete repelir porcos e javalis da lavoura

Produto promete repelir porcos e javalis da lavoura

PARTILHAR
Foto: Reprodução

Empresa cria “repelente de porcos” para ajudar no controle da praga que tem destruído muitas lavouras pelo Brasil; confira os detalhes.

Desde 2013 a caça e controle dos javalis e javaporcos é legalizada em todo o território nacional pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O cenário de destruição nas lavouras é o exemplo mais drástico do estrago causado pelo animal que já está presente em pelo menos 563 municípios brasileiros.

Diante disso o agricultor tem tentado de várias formas encontrar uma solução para o problema. Desde contratar caçadores a cercas eletrificadas, entretanto, todos esses artifícios não parecem conter a praga, tendo em vista que há uma proliferação muito grande desses animais.

Alguns dias atrás o G1, o jornal de pesquisas e veracidade em noticias, publicou uma matéria onde falava da grande ameaça que os javaporcos estavam causando em determinadas áreas do Brasil, onde acabam destruindo as áreas onde passam.

Segundo o professor Adriano Garcia Chiarello do Departamento de Biologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, atualmente os javaporcos estão espalhados por quase todo o país, e apresentam um grande problema “pois são grandes, conseguem facilmente atingir os 80 quilos, se reproduzem com muita facilidade, tendo em média duas gestações por ano com uma reprodução em média de seis filhotes por gestação e ainda se adaptam com facilidade a qualquer ambiente” (Jornal da USP).

Analisando todas essas condições, depois de muitos estudos, a AgroSPI desenvolveu um produto a base de hormônios naturais para repelir a fera e vem se tornando uma alternativa para afastá-los dos campos e reduzir os ataques em suas lavouras.

Foto: Divulgação / Reprodução

Produto foi desenvolvido para repelir a invasão de porcos nas lavouras, onde foi elaborado uma forma de proteção contra os ataques desses animais. Sua única contra indicação é a aplicação em porcos domésticos.

A aplicação do produto é feita somente com água na quantia de 100 ml por hectare. A empresa diz que o produto tem se mostrado efetivo também contra infestações de capivaras e lebres.

Todo o conteúdo áudio visual do CompreRural está protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral, sua reprodução é permitida desde que citado a fonte e com aviso prévio através do e-mail jornalismo@comprerural.com

PARTILHAR
Portal de conteúdo rural, nosso papel sempre será transmitir informação de credibilidade ao produtor rural.