
As embarcações transportarão uma carga de 49.250 toneladas métricas de produtos alimentícios da Ucrânia para a Turquia e o Egito, de acordo com o JCC.
Neste domingo (4), três navios com produtos alimentícios e grãos foram autorizados a deixar os portos ucranianos como parte da iniciativa de grãos do mar Negro, disse o Centro de Coordenação Conjunta (JCC, na sigla em inglês), com sede em Istambul.Os navios My Meray, Golden Yara e Baron tiveram autorização concedida para deixar a Ucrânia na segunda-feira (5).
Juntas, as embarcações transportarão uma carga de 49.250 toneladas métricas de produtos alimentícios da Ucrânia para a Turquia e o Egito, de acordo com o JCC.O My Meray partirá do porto de Chornomorsk e seguirá para o Egito com uma carga de 30 mil toneladas de milho.
O Golden Yara partirá de Yuzhne e transportará 13,5 mil toneladas de trigo para Mersin, na Turquia. Já o Baron partirá de Odessa com 5.750 toneladas de milho e também seguirá para a Turquia.
Porto marítimo de Odessa, no noroeste da Crimeia, às margens do mar Negro, em 10 de outubro de 1990© Sputnik / Vyacheslav BobkovAté este domingo (4), mais de 2 milhões de toneladas de produtos alimentícios foram transportados para fora dos portos ucranianos via mar sob o acordo de grãos de Istambul, firmado em 22 de julho entre Rússia, Ucrânia e Turquia.
- Crédito rural: desembolso no plano safra 2025/26 recua 18,5% até setembro
- Surto: França enfrenta o pior cenário sanitário do gado em anos e suspende exportação de bovinos
- País vive maior crise de crédito rural desde Plano Real, aponta Farsul
- Agrural: Com mais ritmo no Centro-Oeste, plantio de soja vai a 24% no Brasil
- A venda casada no crédito rural no CADE: será o fim da submissão financeira do produtor rural?
A iniciativa, intermediada pela Organização das Nações Unidas (ONU), estabeleceu um corredor marítimo humanitário para navios com exportações de alimentos e fertilizantes dos portos do mar Negro.Três portos-chave ucranianos — Odessa, Chornomorsk e Yuzhne — foram desbloqueados para retomar as exportações. Além disso, o JCC foi criado para monitorar a implementação da iniciativa, incluindo a garantia de que os navios de carga não transportem pessoal ou mercadorias não autorizadas.
Fonte: Sputnik Brasil