
A etapa foi resultado da parceria entre a ACNB, a ACNN e a Matsuda Sementes e Nutrição Animal, além do próprio frigorífico.
A 20ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025 passou pela cidade de Canhotinho (PE) no dia 2 de outubro, com a avaliação de 600 animais, de 24 pecuaristas participantes, em unidade local da Masterboi. A etapa foi resultado da parceria entre a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), a Associação dos Criadores de Nelore do Nordeste (ACNN) e a Matsuda Sementes e Nutrição Animal, além do próprio frigorífico.
Do total de animais, 540 eram machos não castrados. Nesse grupo, sendo 76% dos animais apresentava até quatro dentes incisivos permanentes (menos de 3 anos de idade), com o peso médio de 20,3 arrobas. Já entre as fêmeas, 60 ao todo, 70% tinha dentição de leite completa (menos de 2 anos) e 95% contava com cobertura de gordura mediana ou uniforme. O peso médio delas foi de 13 arrobas.
“A etapa em Canhotinho foi um grande sucesso. Esta foi a quinta edição realizada em quatro anos. É impressionante vermos o crescimento da participação dos produtores, e principalmente a evolução da qualidade dos animais avaliados. O raio de atuação desta unidade do Masterboi extrapola as divisas do estado de Pernambuco, assim, tivemos a participação de animais vindos também de Alagoas e da Bahia”, comenta André Locateli, gerente executivo da ACNB.
Os produtores dos melhores lotes da etapa foram premiados em prestigiado evento realizado pela Masterboi, na noite do dia 02, em Garanhuns/PE.

Melhores lotes de carcaças de machos terminados em confinamento
A Agropecuária Angelim, da Fazenda Santa Rosa (Murici/AL), recebeu a medalha de ouro de melhor lote de carcaças de machos terminados em confinamento. A medalha de prata ficou com Group 8 Brasil Pecuária, da Fazenda Calumbi (Inhambupe/BA) e a medalha de bronze foi para Manacá Agropecuária, da Fazenda Providência (Atalaia/AL).
Melhores lotes de carcaças de machos terminados em pastagens
Na avaliação de melhor lote de carcaças de machos terminados em pastagens, Rolderick Lins de Brito, do Sítio Peri Peri (Buíque/PE), ganhou a medalha de ouro. Luis Carlos Almeida de França, da Fazenda Santa Maria (Belém/AL) recebeu a medalha de prata e Aluísio José Moura Dubeux, da Fazenda Gameleira (Bonito/PE) ficou com a medalha de bronze.
Melhores lotes de carcaças de fêmeas
André Costa de Mendonça, da Fazenda São Miguel (Angelim/PE), recebeu a medalha de ouro de melhor lote de carcaças de fêmeas. Silvio Celso de Lira Pessoa, da Fazenda Santa Maria Maior (Limoeiro de Anadia/AL), ficou com a medalha de prata, e a medalha de bronze foi para Ricardo Barreto Dantas, da Fazenda Novo Horizonte (São Sebastião/AL).
Circuito Nelore de Qualidade
Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.
Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Cooperfrigu, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore, com apoio da Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.
VEJA TAMBÉM:
- Mesmo com safra recorde, número de solicitações de Recuperações Judiciais no Agro continua crescendo
- Agronegócio registra recorde de exportações em setembro; carnes suína e bovina lideram altas
- Após 40 dias de espera, BNDES abre crédito para dívidas rurais no dia 15
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.