600 animais foram avaliados na etapa do Circuito Nelore de Qualidade em Canhotinho (PE)

A etapa foi resultado da parceria entre a ACNB, a ACNN e a Matsuda Sementes e Nutrição Animal, além do próprio frigorífico.     

A 20ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2025 passou pela cidade de Canhotinho (PE) no dia 2 de outubro, com a avaliação de 600 animais, de 24 pecuaristas participantes, em unidade local da Masterboi. A etapa foi resultado da parceria entre a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), a Associação dos Criadores de Nelore do Nordeste (ACNN) e a Matsuda Sementes e Nutrição Animal, além do próprio frigorífico.      

Do total de animais, 540 eram machos não castrados. Nesse grupo, sendo 76% dos animais apresentava até quatro dentes incisivos permanentes (menos de 3 anos de idade), com o peso médio de 20,3 arrobas. Já entre as fêmeas, 60 ao todo, 70% tinha dentição de leite completa (menos de 2 anos) e 95% contava com cobertura de gordura mediana ou uniforme. O peso médio delas foi de 13 arrobas.  

Conheça a verdadeira história por trás do ditado ‘boi de piranha’

“A etapa em Canhotinho foi um grande sucesso. Esta foi a quinta edição realizada em quatro anos. É impressionante vermos o crescimento da participação dos produtores, e principalmente a evolução da qualidade dos animais avaliados. O raio de atuação desta unidade do Masterboi extrapola as divisas do estado de Pernambuco, assim, tivemos a participação de animais vindos também de Alagoas e da Bahia”, comenta André Locateli, gerente executivo da ACNB. 

Os produtores dos melhores lotes da etapa foram premiados em prestigiado evento realizado pela Masterboi, na noite do dia 02, em Garanhuns/PE. 

Foto: Divulgação

Melhores lotes de carcaças de machos terminados em confinamento  

A Agropecuária Angelim, da Fazenda Santa Rosa (Murici/AL), recebeu a medalha de ouro de melhor lote de carcaças de machos terminados em confinamento. A medalha de prata ficou com Group 8 Brasil Pecuária, da Fazenda Calumbi (Inhambupe/BA) e a medalha de bronze foi para Manacá Agropecuária, da Fazenda Providência (Atalaia/AL).  

Foto: Divulgação

Melhores lotes de carcaças de machos terminados em pastagens  

Na avaliação de melhor lote de carcaças de machos terminados em pastagens, Rolderick Lins de Brito, do Sítio Peri Peri (Buíque/PE), ganhou a medalha de ouro. Luis Carlos Almeida de França, da Fazenda Santa Maria (Belém/AL) recebeu a medalha de prata e Aluísio José Moura Dubeux, da Fazenda Gameleira (Bonito/PE) ficou com a medalha de bronze.  

Melhores lotes de carcaças de fêmeas  

André Costa de Mendonça, da Fazenda São Miguel (Angelim/PE), recebeu a medalha de ouro de melhor lote de carcaças de fêmeas. Silvio Celso de Lira Pessoa, da Fazenda Santa Maria Maior (Limoeiro de Anadia/AL), ficou com a medalha de prata, e a medalha de bronze foi para Ricardo Barreto Dantas, da Fazenda Novo Horizonte (São Sebastião/AL).  

Circuito Nelore de Qualidade           

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.           

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Cooperfrigu, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore, com apoio da Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.           

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM