Eventos nacionais e internacionais, crescimento das exposições e avanço das exportações marcaram ciclo de destaque para pecuária de corte e abrem caminho para projeções ainda mais positivas em 2026.
A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) avalia que 2025 foi um ano marcante para a entidade e para a pecuária de corte nacional. Segundo o presidente da ABHB, Eduardo Soares, o período consolidou o papel das duas raças como referências na produção de carne de qualidade, aliando eficiência e rentabilidade aos criadores que apostam tanto em rebanhos puros quanto em sistemas de cruzamento.
Soares afirma que 2025 entrou para a história da ABHB. ‘Dá para se dizer que foi um ano marcante dentro da história da Associação; em todos os aspectos, no sentido de firmar cada vez mais os propósitos das duas raças como produtoras de carne e também entregar rentabilidade aos rebanhos que se propõem a usá-las’, destaca.
Um dos pontos altos do ano foi a realização do Mundial da raça Braford, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS) , entre 28 de abril e 4 de maio. O evento reuniu delegações de diversos países e, para o presidente, representou uma vitrine internacional da evolução genética e da força da raça no Brasil. “Recebemos o mundo Braford aqui no Rio Grande do Sul e mostramos a todos a pujança, a importância e o nível que está a raça Braford”, comemora.
O presidente destaca também a realização da Nacional Hereford, paralelamente ao Mundial Braford e que também registrou resultados expressivos, com números crescentes que reforçam a relevância da raça mãe, a Hereford, na produção de carne de qualidade. “Isto tanto para rebanhos puros quanto para cruzamento industrial. O Hereford segue como uma alternativa estratégica para pecuaristas que buscam padronização e desempenho”, ressalta.
Soares citou ainda a Expointer 2025, entre o fim de agosto e início de setembro, que manteve o ritmo de crescimento, com as raças Hereford e Braford figurando entre as de maior representatividade no evento. Segundo o presidente da ABHB, o desempenho reforçou o orgulho dos criadores e destacou o avanço contínuo da genética nacional. “Com esses resultados, a ABHB encerra 2025 com otimismo e já projeta novas ações para o próximo ciclo. O incremento das exportações de carne Hereford foi outro ponto de destaque em 2025 com ampliação de mercados como Maldivas, Portugal, México, Itália, Holanda, Canadá e Suíça, entre outros.” 
Para 2026, Soares afirma que a meta é dar continuidade ao trabalho em frentes como exposições, registro genealógico e certificação de carne, ampliando a presença das raças Hereford e Braford no mercado. “As perspectivas para 2026 apontam no sentido de que possamos seguir em frente com todas as ações que a ABHB faz para que, cada vez mais, possamos ser uma opção genética para criadores que querem rentabilidade dentro dos seus negócios”, conclui.
VEJA TAMBÉM:
- Governador de Mato Grosso sanciona política de sustentabilidade da pecuária
- Dólar sobe para R$ 5,52 e alcança maior valor em quatro meses
- Comissão de Agricultura do Senado encerra 2025 com avanços e 28 propostas aprovadas
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.