ABIC adota código da GS1 Brasil para facilitar gestão do café no varejo

A iniciativa garante ao setor do varejo maior eficiência no controle e na transparência sobre a origem dos produtos, de modo a reduzir perdas e evitar a aquisição de falsificações.

A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) e a Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil) firmam parceria para que o Selo de Pureza e Qualidade, presente nos cafés certificados pela ABIC, passe a ter um padrão global. A iniciativa garante ao setor do varejo maior eficiência no controle e na transparência sobre a origem dos produtos, de modo a reduzir perdas e evitar a aquisição de falsificações.

Gestão de estoque

Os padrões GS1 são reconhecidos em 150 países, o que permite maior compatibilidade com sistemas de estocagem da rede varejista. Com a adoção do QR Code Padrão GS1 ao Selo de Pureza e Qualidade ABIC, o código vai facilitar a identificação do café e possibilitar a implementação de informações variáveis importantes pela indústria como lote e validade. Dessa forma, o varejo poderá prever a necessidade de novas compras do produto.

Mercado de reposição em São Paulo encerra outubro em alta

Segundo Aline Marotti, Coordenadora de Certificações e Qualidade da ABIC, com a novidade “os varejistas podem praticar melhores gestões de seus produtos, quando estes estiverem adequados ao padrão GS1”.

O Selo de Qualidade com padrão GS1 será atualizado pelas indústrias na próxima produção de embalagens. O associado pode ter acesso ao novo QR Code na página da ABIC.

Futuro da identificação de produtos

Segundo a Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, os itens vendidos pelo varejo passarão a utilizar o QR Code Padrão GS1 nos próximos anos em substituição ao código de barras.

Com a transição, ao adotar o QR Code Padrão GS1, o novo selo se torna ainda mais estratégico em relação às informações sobre a procedência do café e otimiza o design das embalagens. Com a nova solução, será possível gerenciar as informações dos produtos diretamente no site do produtor sem a necessidade de troca de rótulo/embalagem.

Para João Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil, “além de promover agilidade à cadeia de abastecimento e redução de custos nos processos da cadeia de abastecimento do café, o consumidor ganha mais informação e segurança com o QR Code Padrão GS1”.

Integração com o Governo Federal

Ao acessar o Selo de Qualidade da ABIC, será possível verificar se o café está em conformidade com as legislações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A parceria se alinha ao programa “Conformidade para Todos”, que faz parte da Estratégia Nacional da Infraestrutura da Qualidade (ENIQ), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Monitoramento da qualidade

Desde 1989, a ABIC atesta a pureza e a qualidade do café vendido no Brasil. No varejo, a ABIC monitora os produtos vendidos nas gôndolas, sejam eles associados ou não, para tirar do mercado produtos falsificados e/ou adulterados ou fakes, que comprometem a indústria cafeeira e a segurança do alimento.

Fonte: ABIC

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM