A entidade marcará presença nas principais áreas oficiais da Conferência, com eventos na Blue Zone, Green Zone, Casa Amazônia e Agrizone.
A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC) participará ativamente da COP30, que será realizada entre os dias 10 e 19 de novembro de 2025, em Belém (PA), com uma programação ampla voltada à sustentabilidade da pecuária, à inovação tecnológica e à transição para sistemas produtivos de baixo carbono.
A entidade marcará presença nas principais áreas oficiais da Conferência, com eventos na Blue Zone, Green Zone, Casa Amazônia e Agrizone, esta última onde a ABIEC contará com estande próprio para recepção de autoridades, parceiros institucionais e representantes da imprensa. Durante todos os dias da COP, a diretoria de Sustentabilidade da ABIEC estará presente com o diretor Fernando Sampaio, a especialista de Sustentabilidade Simone Gonçalves e a coordenadora de Rastreabilidade Danielle Schneider, além da participação de diversos associados da ABIEC e do presidente Roberto Perosa, que acompanhará parte das agendas em Belém.
A programação da ABIEC na COP30 inclui painéis e mesas redondas sobre temas centrais para o futuro da pecuária brasileira, como rastreabilidade, descarbonização, instrumentos financeiros verdes e o papel da carne bovina sustentável na segurança alimentar global.
“O protagonismo do Brasil na agenda agroambiental se reflete na presença da ABIEC na COP30. Estamos mostrando que é possível produzir mais, com menos impacto, e de forma cada vez mais transparente. Nosso papel é levar essa mensagem ao mundo com base em dados e ações concretas”, afirma Roberto Perosa, presidente da ABIEC.
Um dos principais momentos da participação da entidade será o evento “O Futuro da Carne Sustentável”, no dia 12 de novembro, na Arena da Agrizone. Na ocasião, será lançado o estudo “Trajetórias da Descarbonização para a Pecuária Bovina 2025–2050” elaborado a pedido do setor pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), por meio do Centro de Estudos do Agronegócio. O estudo apresenta cenários e caminhos possíveis para reduzir as emissões líquidas do setor, alinhando a cadeia da carne bovina brasileira às metas globais de clima e sustentabilidade.
Outro destaque será o Dia da Pecuária, no pavilhão AgroBrasil, na Agrizone no dia 17 de novembro. Nesse dia, Abiec, Abcz, Senar, Acrimat, a Mesa Brasileira de Pecuária Sustentável e outros representantes da cadeia debaterão temas ligados à sustentabilidade do setor.
A programação da ABIEC ainda contará com a participação em painéis e debates em parceria com empresas Associadas, a Mesa Brasileira de Pecuária Sustentável, a Coalizão Brasil Clima Florestas e Agricultura, Instituto Clima e Sociedade e Clean Air Task Force. 
Lançamento do Beef Report Sustentabilidade – Especial COP30
Durante a Conferência, a ABIEC também lançará o Beef Report Sustentabilidade – Especial COP30, publicação que reúne dados, indicadores e análises sobre o compromisso da cadeia produtiva da carne bovina com o desenvolvimento sustentável, a eficiência produtiva e a conservação ambiental.
O relatório mostra que o Brasil aumentou sua produtividade em 183% nos últimos 30 anos, ao mesmo tempo em que reduziu em 18% a área de pastagens, resultado direto da adoção de tecnologias como Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e recuperação de pastagens degradadas. Tais práticas permitem reduzir até 55,4% das emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050, segundo projeções baseadas em estudos da ABIEC e da Embrapa.
O documento também aponta que 96% da produção na Amazônia já está em conformidade socioambiental, com auditoria conduzida pelo Ministério Público Federal (MPF), reforçando o compromisso das indústrias associadas com a rastreabilidade, a transparência e o cumprimento das legislações ambientais e trabalhistas.
“Este é um momento de mostrar, com base em números e evidências, que a pecuária brasileira é parte essencial das soluções para o clima. O Beef Report Sustentabilidade – Especial COP30 reforça o papel do Brasil como referência global em produção sustentável de carne bovina, conectando produtividade, conservação ambiental e desenvolvimento de baixo carbono”, destaca Fernando Sampaio, diretor de Sustentabilidade da ABIEC.
Fonte: ABIEC
VEJA TAMBÉM:
- O Brasil vai alimentar o mundo e a pecuária é o caminho
- Café impulsiona desenvolvimento econômico em Minas Gerais
- COP30: Lula se reúne com líderes da Alemanha, Portugal e Moçambique
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.