
Parceria foi firmada durante a Anuga 2025 e prevê ações conjuntas em segurança alimentar e facilitação de comércio.
A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e a Meat Traders Association of Singapore (MTAS) assinaram hoje, em meio à programação da Anuga 2025, um Memorando de Entendimento (MoU) que estabelece uma aliança estratégica entre Brasil e Singapura para o fortalecimento das relações comerciais e institucionais ligadas à proteína animal.
O acordo prevê o intercâmbio de informações e experiências, a cooperação em temas técnicos e regulatórios e o apoio a ações de promoção comercial envolvendo carnes de frango, suína e produtos processados. As entidades também atuarão em conjunto na ampliação de redes de fornecimento, melhoria da qualidade dos produtos e articulação com autoridades regulatórias, como a Singapore Food Agency (SFA) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), para facilitar o comércio e aprimorar a segurança alimentar.
Pelo documento, as entidades se comprometem a manter diálogo contínuo e troca de informações regulares para identificar novas oportunidades de colaboração entre os setores produtivos dos dois países. O memorando terá vigência inicial de 12 meses, com renovação automática, e servirá de base para a construção de projetos e iniciativas conjuntas de longo prazo.
“Esta parceria é um avanço nas relações entre o Brasil e Singapura no campo da segurança alimentar e da cooperação sanitária. Reforça o papel do Brasil como parceiro confiável na oferta global de proteína animal, e abre novas frentes para o fortalecimento de um comércio cada vez mais baseado em ciência, previsibilidade e confiança mútua”, destaca Ricardo Santin, presidente da ABPA.
Singapura é o atual nono principal destino da carne de frango exportada pelo Brasil. Ao todo, foram 101,4 mil toneladas embarcadas entre janeiro e agosto, gerando receita de US$ 185 milhões. O mercado também é o sexto maior importador de carne suína brasileira, com 54,7 mil toneladas importadas nos oito primeiros meses deste ano, com receita de US$ 155,3 milhões.
A assinatura ocorreu conjuntamente em encontro com o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC), Roberto Perosa – que assinou memorando equivalente para o setor de bovinos.
A ação aconteceu em meio à programação de ações da ABPA na Anuga 2025 – uma das maiores feiras de alimentos e bebidas do mundo – que marca a primeira iniciativa institucional após a reabertura do mercado europeu à carne de frango brasileira. Com um estande de mais de 400 metros quadrados, a iniciativa reúne 26 agroindústrias dos setores de aves, suínos e ovos. Além da presença de importantes cooperativas e empresas, o espaço brasileiro abriga ações de promoção das marcas setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Pork, Brazilian Egg, Brazilian Breeders e Brazilian Duck, com rodadas de negócios, encontros com stakeholders globais e atividades de relacionamento institucional.
Durante o evento, a ABPA tem promovido degustações comandadas pelo chef Marcelo Bortolon, com a apresentação de preparos especiais com proteínas brasileiras, valorizando atributos como sabor, qualidade e sustentabilidade.
Fonte: ABPA
VEJA TAMBÉM:
- Tarifaço prejudicou mais que beneficiou população dos EUA, diz Haddad
- Algodão/Imea: demanda de pluma em MT é estimada em 2,71 mi de t na safra 2025/26
- Exportações de carne bovina batem novo recorde – 314,6 mil toneladas – em setembro
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.