A honraria reflete o reconhecimento da ABZ aos valiosos serviços prestados à Zootecnia nacional, ressaltando o impacto significativo das contribuições desses profissionais para o desenvolvimento do setor e são referências para a Zootecnia brasileira.
A Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) anunciou o nome dos Zootecnistas Mais Influentes do Ano para o Agronegócio e os Zootecnistas do Ano por Unidade da Federação 2024. Os Zootecnistas eleitos se destacaram por sua atuação diligente, expertise técnica e relevância, nos cenários nacional e estadual, respectivamente, critérios fundamentais para a escolha dos agraciados.
A honraria reflete o reconhecimento da ABZ aos valiosos serviços prestados à Zootecnia nacional, ressaltando o impacto significativo das contribuições desses profissionais para o desenvolvimento do setor e são referências para a Zootecnia brasileira.
Os agraciados receberão certificado de reconhecimento de mérito, assinado pela presidência da ABZ, e placa subscrita com a premiação a serem entregues durante o 34º Congresso Brasileiro de Zootecnia – ZOOTEC, que será realizado de 7 a 10 de outubro de 2025, na cidade de Salvador, Bahia. Adicionalmente, os premiados receberão um ano de isenção de anuidade, como incentivo para continuidade da proximidade e interação com a entidade.
As premiações possuem resolução própria que instrumentaliza o processo de inscrição e eleição, sendo que tradicionalmente, as inscrições são feitas ao longo do mês de novembro e em dezembro de cada ano se tem a eleição pelo colégio eleitoral qualificado.
Premiação e entrega
Os zootecnistas mais influentes receberão:
- Certificado de mérito , emitido pela presidência da ABZ;
- Placa de premiação , destacando suas contribuições;
- Isenção de anuidade por um ano , proporcionando uma interação contínua com a entidade.
A cerimônia de entrega será realizada durante o 34º Congresso Brasileiro de Zootecnia (ZOOTEC) , que ocorrerá entre os dias 7 e 10 de outubro de 2025 , em Salvador, Bahia.
Processo de seleção
A eleição dos premiados segue critérios específicos, estabelecidos em conformidade própria. As inscrições realizadas em novembro, e os votos são computados por um colégio eleitoral renovado em dezembro. Esse colégio é composto pela Diretoria Executiva da ABZ, Conselho Fiscal, Conselho Consultivo, ABZ Jovem e representantes do Fórum de Coordenadores de Graduação em Zootecnia.
Zootecnistas Mais Influentes do Ano para o Agronegócio ABZ 2024
| Nome | Vínculo Funcional | Função |
|---|---|---|
| Antônio Ferriani Branco | UEM/PR e ENA | Pesquisador, Professor, CEO |
| Camila Celeste B. Ferreira | UFMS | Professora, Pesquisadora, Reitora |
| Eduardo Krisztán Pedroso | JBS Friboi | Diretor Executivo |
| Renata Erler | Vá em frente Agro | Fundadora, CEO, Consultora |
| Renata Helena B. Arnandes | IZ/APTA/SP | Pesquisadora, Professora, Chefe |
Zootecnistas do Ano pela Unidade da Federação ABZ 2024
Região Norte
- Acre : Inês Maria P. de Araújo e Silva
- Amapá : Higor de A. Pedreira
- Amazonas : João Paulo F. Rufino
- Pará : Jairo AS Araújo
- Rondônia : Ana Karina D. Salman
- Roraima : Hygor da S. Pereira
- Tocantins : José Neuman M. Neiva
Região Nordeste
- Alagoas : Marília FM Cavalcante
- Bahia : Ronaldo V. Farias Filho
- Ceará : Francisco AM da Costa Viana
- Maranhão : Valéria X. de O. Apolinário
- Paraíba : José Humberto Vilar da Silva (in memoriam)
- Pernambuco : Gherman GL de Araújo
- Piauí : Stélio BP de Lima
- Rio Grande do Norte : Karoline B. de Paiva Lopes
- Sergipe : Jorge Luis L. Dultra
Região Centro-Oeste
- Distrito Federal : José Franklin A. Oliveira
- Goiás : Leandro LS Ferreira
- Mato Grosso : Rosemary Laís Galati
- Mato Grosso do Sul : Lawrene Antunes
Região Sudeste
- Espírito Santo : Humberto Wernerbach Filho
- Minas Gerais : Arthur Alves Silva
- Rio de Janeiro : Ricardo AM Vieira
- São Paulo : José Rodolfo Ciocca
Região Sul
- Paraná : Carlos Frederico Grubhofer
- Rio Grande do Sul : Ricardo Zambarda Vaz
- Santa Catarina : Tiago Goulart Petrolli
Mais informações
Para detalhes, acesse o site oficial da ABZ: www .abz .org .br ou entre em contato pelo e-mail: abz @abz .org .br .
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Boi gordo chega a R$ 360/@ e oferta curta mantém pressão por preços maiores
Oferta restrita de animais terminados sustenta a arroba mesmo com consumo doméstico mais fraco; escalas seguem apertadas e contratos futuros mantêm prêmio sobre o mercado físico
Continue Reading Boi gordo chega a R$ 360/@ e oferta curta mantém pressão por preços maiores
Buscas por helicóptero com Rick entram no segundo dia após novo sinal de celular em SC
Buscas pelo helicóptero com Rick entram no segundo dia em Santa Catarina após novo sinal de celular orientar equipes na Serra Catarinense.
Semana terá chuva acima de 100 mm e mudança no tempo em várias regiões do Brasil
Previsão indica volumes acima de 100 mm no Sul, chuva espalhada pelo Sudeste e acumulados de até 80 mm no Norte; veja o que esperar em cada região do país.
Continue Reading Semana terá chuva acima de 100 mm e mudança no tempo em várias regiões do Brasil
Helicóptero com Rick, da dupla Rick e Renner, desaparece em Santa Catarina; FAB faz buscas
Aeronave perdeu comunicação na região da Serra catarinense nesta segunda-feira (21); empresário Bruno Avelar também estava a bordo e operação tenta localizar os ocupantes
Frente fria avança pelo Brasil com granizo, ventos de 100 km/h e frio perto de 0°C; veja previsão por região
Frente fria avança pelo Brasil com risco de granizo, ventos de 100 km/h e temperaturas perto de 0°C. Veja a previsão do tempo por região.
Embarques de carne bovina reagem na terceira semana, mas ritmo de setembro ainda é 30% menor que em 2025
Brasil exportou 130 mil toneladas nos primeiros 13 dias úteis do mês; terceira semana foi a mais forte do período





