Os agricultores foram multados em mais de R$ 66 milhões e tiveram tratores e plantadeiras apreendidas; operação teve apoio da Polícia Militar Ambiental e de fiscais da Fundação Natureza do Tocantins (Naturatins).
Produtores de grãos de Dianópolis e Mateiros, na região do Jalapão, e de Formosa do Rio Preto (BA) foram autuados pelo Instituto Brasileiro Meio Ambiente Recursos Renováveis (Ibama) em mais de R$ 66 milhões por desmatamento ilegal em terras embargadas. A área desmatada fica na divisa do Tocantins com o estado da Bahia e faz parte do chamado Matopiba, região onde a Agricultura mais cresce no Brasil. Segundo o Ibama, as áreas de desmatamento estavam sendo usadas de maneira ilegal por produtores de grãos.
Além das multas, foram apreendidos oito tratores, quatro pulverizadores e seis plantadeiras. Ao todo foram 18 máquinas agrícolas.
A Operação Nova Fronteira teve início no dia 11 de novembro e contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental e de fiscais da Fundação Natureza do Tocantins (Naturatins).

Conforme Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), os fiscais do Naturatins, flagraram os agriculturoes plantando novamente em áreas que já haviam sido embargadas por desmatamento ilegal. Segundo os fiscais, essas áreas estavam reiteradamente sendo usadas de maneira ilegal por produtores de grãos.

As infrações detectadas foram por descumprimento de embargo e impedimento de regeneração em áreas embargadas, já desmatadas anteriormente e de novas áreas desmatadas recentemente. Os nomes dos fazendeiros não foram divulgados e não foi possível contato com a defesa dos envolvidos. 
Importância do Cerrado
O Cerrado é o segundo bioma em extensão no Brasil, sendo superado apenas pela Amazônia. O Cerrado também é conhecido como o “berço das águas” do Brasil, uma vez que as águas nascidas neste ecossistema alimentam seis das oito grandes bacias hidrográficas brasileiras.
Apesar de sua enorme importância em termos de biodiversidade, sistemas ecológicos e processos ecossistêmicos, o desmatamento no Cerrado, mensurado pelo sistema Prodes, aumentou de forma preocupante nos últimos anos e cresceu 3% no período de agosto de 2022 a julho de 2023, alcançando uma destruição do bioma de 11.011,7 km².
O aumento do desmatamento no Cerrado está associado diretamente à expansão de área para agricultura em larga escala, principalmente para a produção de grãos, notadamente soja, milho e algodão.
A região do Matopiba é considerada a mais nova fronteira agrícola do Cerrado e engloba o sul do Maranhão, todo o Tocantins, o sul do Piauí e o oeste da Bahia.
No último período de monitoramento pelo Prodes, o desmatamento no Matopiba representou 72% de todo o desmatamento ocorrido no bioma. Por isso, neste ano de 2023 o Ibama, além de implementar a fiscalização remota no Cerrado, intensificou a fiscalização da produção ilegal em áreas embargadas na região do Matopiba, como forma de coibir o avanço do desmatamento ilegal na região.
Com informações do G1 e Ibama
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.
Linguiça de Bragança Paulista poderá ser vendida em todo o País com Sisbi
A tradicional “Linguiça de Bragança”, produzida há décadas na cidade, poderá ser comercializada em todo o território nacional.
Continue Reading Linguiça de Bragança Paulista poderá ser vendida em todo o País com Sisbi
Governador Tarcísio anuncia Geraldo Melo Filho como novo secretário de Agricultura e Abastecimento
Ex-presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Melo Filho assumirá o cargo ocupado por Guilherme Piai.
Tania Zanella é primeira mulher a ocupar a presidência executiva do Sistema OCB nacional
Votação foi nesta terça-feira, durante Assembleia Extraordinária, com participação do presidente Luís Alberto Pereira.
Fim da jornada 6×1 compromete produção de alimentos no Brasil, afirma Sistema FAEP
Proposta limita carga máxima semanal de 36 horas, elevando o custo de produção e o problema para encontrar mão de obra no meio rural.
Continue Reading Fim da jornada 6×1 compromete produção de alimentos no Brasil, afirma Sistema FAEP
Qual insumo é o mais competitivo? Veja onde cortar gastos no agro
Custos em alta no MT? Saiba qual insumo é o mais competitivo para a pecuária em 2025 segundo o Imea e veja como proteger sua margem de lucro.
Continue Reading Qual insumo é o mais competitivo? Veja onde cortar gastos no agro
STF deixa votação do marco temporal para ano que vem
A partir do próximo dia 20 de dezembro, a Corte vai entrar no período de recesso e retomará os trabalhos em fevereiro do ano que vem.
Continue Reading STF deixa votação do marco temporal para ano que vem





