Número de empreendimentos participantes mais que dobra em dois anos e área de vendas cresce em estrutura, diversidade de produtos e oportunidades de renda em Capão do Leão (RS).
A agricultura familiar amplia seu espaço na Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas que chega à sua 36ª edição e ocorre de 24 a 26 de fevereiro na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado, em Capão do Leão (RS). Neste ano estarão presentes 20 empreendimentos, contra oito em 2025 e seis em 2024. A maioria das bancas vai oferecer produtos alimentícios, oriundos de agroindústrias da região de Pelotas. Também terão estandes com artesanato e plantas.
O chefe do escritório municipal da Emater de Capão do Leão, o extensionista rural Edenilson Batista de Oliveira, destaca que a agricultura familiar participa do evento há cerca de cinco edições e a cada ano foi notado um crescimento no interesse dos produtores. “Também o volume de vendas vem registrando aumento. Tivemos um crescimento no último ano de 80% se comparado com a primeira vez presente na Abertura da Colheita do Arroz, e para 2026 esperamos elevar ainda mais a comercialização”, afirma.
Oliveira também ressalta a parte de estrutura visando um espaço mais moderno. “Com a parceria da Federarroz e da Embrapa, conseguimos junto à Secretaria de Desenvolvimento Rural recursos para montar um pavilhão com mais tecnologia”, pontua, reforçando que foi dado um salto de qualidade no espaço da agricultura familiar. O extensionista defende melhorias a cada edição. Oliveira salienta, ainda, a qualidade dos produtos a serem vendidos e a diversificação. “Vamos ter agroindústria de linguiça, de queijos, panificados, iogurtes, salame, bebidas, entre outros.” informa.
Conforme o chefe do escritório municipal da Emater de Capão do Leão, vem ocorrendo, principalmente nos últimos três anos, um aumento no número de empreendimentos regularizados. “E isso não ocorre somente na região de Pelotas, é uma realidade também do Estado, onde o número de agroindústria cresceu mais de 1000% nos últimos 10 anos. Uma vez formal, a agroindústria pode, além das feiras, comercializar para os programas institucionais como o PNAE, Programa Nacional de Alimentação Escolar, e o PAA, Programa de Aquisição de Alimentos, que é executado por órgãos públicos”, ressalta.
Vale lembrar, segundo Oliveira, que para participar do espaço do pavilhão da agricultura familiar, nesse ano, todos os empreendimentos deverão estar devidamente cadastrados no Programa Estadual de Agroindústria, o PAF. A Emater é a instituição oficial que faz a inclusão no programa. Além disso, o governo do Estado tem um programa que concede um selo chamado “Sabor Gaúcho” que, por si só, já é um atestado de conformidade de qualidade. “O selo se soma a todo o trabalho realizado pela Emater a campo, aos cursos de boas práticas de fabricação, ao auxílio na organização da documentação, à elaboração de tabelas nutricionais desses alimentos e, enfim, a toda a orientação desde o início da tomada de decisão até a regularização do empreendimento”, explica.
Oliveira coloca, ainda, que os agricultores familiares veem dentro da Abertura da Colheita do Arroz uma oportunidade de aumentar sua renda, já que é um evento que concentra um grande número de público. “Novos produtores têm nos procurado a cada ano querendo participar do evento”, finaliza.
A 36ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas tem como tema “Cenário atual e perspectivas: conectando campo e mercado”. O evento é uma realização da Federarroz, com correalização da Embrapa e do Senar, e patrocínio premium do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). Informações e inscrições gratuitas no site www.colheitadoarroz.com.br.
VEJA TAMBÉM:
- Governo de Goiás divulga boletim com indicadores agropecuários em 2025
- UE se mobiliza para evitar tarifas de Trump sobre Groenlândia e prepara retaliação
- Reforma Tributária altera a emissão da nota fiscal do produtor
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.