A partir de 13 de janeiro de 2025, a emissão digital de certificados fitossanitários para exportação de produtos vegetais será obrigatória no Brasil, para isso, foi instituído o Sistema de Certificação Sanitária e-Phyto.
O Ministério da Agricultura publicou nesta quinta-feira (26), no Diário Oficial da União, a Portaria nº 749, que institui o Sistema de Certificação Sanitária e-Phyto. A partir de 13 de janeiro de 2025, a emissão digital de certificados fitossanitários para exportação de produtos vegetais será obrigatória no Brasil.
O sistema será aplicado exclusivamente a mercadorias classificadas com “requisitos simplificados”, aquelas que não demandam declaração adicional nem tratamento fitossanitário prévio.
“A medida tem como objetivo agilizar e simplificar o intercâmbio de certificação entre países, reduzindo burocracias e custos para os exportadores brasileiros”, informa o texto assinado pelo ministro Carlos Fávaro.
Os certificados eletrônicos serão emitidos em conformidade com padrões internacionais e serão aceitos por países que já utilizam o formato digital. Para destinos que ainda não aderiram ao e-Phyto, o documento poderá ser acessado em PDF, com QR Code e assinatura eletrônica para verificação de autenticidade.
A portaria prevê que, em situações excepcionais, como problemas técnicos ou operacionais comprovados, será permitida a emissão de certificados físicos. No entanto, o uso do sistema digital será a norma, reforçando o objetivo do Mapa de modernizar os processos de exportação.
O governo destaca que o e-Phyto segue padrões internacionais utilizados por mais de 70 países e que a medida alinha o Brasil às exigências globais de agilidade e rastreabilidade no comércio exterior. Além disso, a iniciativa faz parte de um esforço maior de modernização da fiscalização e certificação de produtos agrícolas no país.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Justiça limita juros de Cédula Rural e afasta capitalização em favor de produtor goiano
Decisão da Justiça goiana limita juros a 12% ao ano e proíbe a capitalização mensal em contrato de crédito rural, reforçando o combate a encargos considerados abusivos por instituições financeiras
Quem são os verdadeiros “donos” do Texas? A disputa silenciosa por milhões de hectares
Famílias históricas, bilionários globais e corporações concentram milhões de acres e moldam o poder econômico do Estado do Texas.
TCU determina auditoria no BC e instituições em fiscalização sobre crédito rural
No fim do ano passado, o TCU já havia determinado a realização de uma auditoria no Banco Central para apurar as medidas realizadas pelo órgão supervisor.
Continue Reading TCU determina auditoria no BC e instituições em fiscalização sobre crédito rural
Preços do leite acumulam queda de 25,8% em 2025
Com o resultado, a desvalorização real acumulada em 2025 foi de 25,8%. A média anual, de R$ 2,5617/litro, ficou 6,8% abaixo da de 2024.
Continue Reading Preços do leite acumulam queda de 25,8% em 2025
“Divididos, somos frágeis”, diz Lula ao defender integração na AL
Segundo Lula, falta às lideranças regionais convicção sobre os benefícios de adoção de um projeto mais autônomo de inserção internacional.
Continue Reading “Divididos, somos frágeis”, diz Lula ao defender integração na AL
Com maior demanda e oferta retraída, preços do algodão reagem
Segundo o Centro de Pesquisas, o movimento de recuperação se deu mesmo com as baixas nas cotações internacionais e na taxa de câmbio.
Continue Reading Com maior demanda e oferta retraída, preços do algodão reagem





