A partir de 13 de janeiro de 2025, a emissão digital de certificados fitossanitários para exportação de produtos vegetais será obrigatória no Brasil, para isso, foi instituído o Sistema de Certificação Sanitária e-Phyto.
O Ministério da Agricultura publicou nesta quinta-feira (26), no Diário Oficial da União, a Portaria nº 749, que institui o Sistema de Certificação Sanitária e-Phyto. A partir de 13 de janeiro de 2025, a emissão digital de certificados fitossanitários para exportação de produtos vegetais será obrigatória no Brasil.
O sistema será aplicado exclusivamente a mercadorias classificadas com “requisitos simplificados”, aquelas que não demandam declaração adicional nem tratamento fitossanitário prévio.
“A medida tem como objetivo agilizar e simplificar o intercâmbio de certificação entre países, reduzindo burocracias e custos para os exportadores brasileiros”, informa o texto assinado pelo ministro Carlos Fávaro.
Os certificados eletrônicos serão emitidos em conformidade com padrões internacionais e serão aceitos por países que já utilizam o formato digital. Para destinos que ainda não aderiram ao e-Phyto, o documento poderá ser acessado em PDF, com QR Code e assinatura eletrônica para verificação de autenticidade.
A portaria prevê que, em situações excepcionais, como problemas técnicos ou operacionais comprovados, será permitida a emissão de certificados físicos. No entanto, o uso do sistema digital será a norma, reforçando o objetivo do Mapa de modernizar os processos de exportação.
O governo destaca que o e-Phyto segue padrões internacionais utilizados por mais de 70 países e que a medida alinha o Brasil às exigências globais de agilidade e rastreabilidade no comércio exterior. Além disso, a iniciativa faz parte de um esforço maior de modernização da fiscalização e certificação de produtos agrícolas no país.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Librelato leva Furgão Frigorífico e Porta Contêiner para a EFAICS 2026
Durante o evento, a fabricante apresenta o Furgão Frigorífico e o Porta Contêiner da Série Evolut 2026, destacando soluções que atendam o agronegócio e a logística.
Continue Reading Librelato leva Furgão Frigorífico e Porta Contêiner para a EFAICS 2026
Mosaic inaugura nova horta sensorial acessível na rede municipal de Uberaba (MG)
Novo ciclo do programa Horta Educa reforça a importância da alimentação saudável e transforma o alimento em ferramenta de aprendizado.
Continue Reading Mosaic inaugura nova horta sensorial acessível na rede municipal de Uberaba (MG)
Faturamento de máquinas e implementos agrícolas cai 15,6% em janeiro, diz Abimaq
O balanço foi feito nesta sexta-feira, 13, pelo presidente da Câmara de Máquinas e implementos Agrícolas da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).
Continue Reading Faturamento de máquinas e implementos agrícolas cai 15,6% em janeiro, diz Abimaq
Elite do Vinho: América do Sul coloca 26 rótulos no topo do ranking mundial de 2026
Com 26 rótulos selecionados na prestigiada World’s Best Sommeliers’ Selection, região reafirma sua excelência produtiva; Argentina lidera volume, enquanto o Brasil brilha com vinho da Mantiqueira, consolidando a América do Sul no topo do ranking mundial de 2026.
Continue Reading Elite do Vinho: América do Sul coloca 26 rótulos no topo do ranking mundial de 2026
Fazenda eleva projeção de inflação para 2026 com alta do petróleo
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve encerrar o próximo ano em 3,7%, ante estimativa anterior de 3,6%.
Continue Reading Fazenda eleva projeção de inflação para 2026 com alta do petróleo
Casa Branca estreia leilão de reprodutores Nelore e coloca no mercado machos de genética consagrada
O evento será realizado no dia 14 de março, a partir das 18 horas (horário de Brasília), com transmissão ao vivo pelo Canal Rural.





