A partir de 13 de janeiro de 2025, a emissão digital de certificados fitossanitários para exportação de produtos vegetais será obrigatória no Brasil, para isso, foi instituído o Sistema de Certificação Sanitária e-Phyto.
O Ministério da Agricultura publicou nesta quinta-feira (26), no Diário Oficial da União, a Portaria nº 749, que institui o Sistema de Certificação Sanitária e-Phyto. A partir de 13 de janeiro de 2025, a emissão digital de certificados fitossanitários para exportação de produtos vegetais será obrigatória no Brasil.
O sistema será aplicado exclusivamente a mercadorias classificadas com “requisitos simplificados”, aquelas que não demandam declaração adicional nem tratamento fitossanitário prévio.
“A medida tem como objetivo agilizar e simplificar o intercâmbio de certificação entre países, reduzindo burocracias e custos para os exportadores brasileiros”, informa o texto assinado pelo ministro Carlos Fávaro.
Os certificados eletrônicos serão emitidos em conformidade com padrões internacionais e serão aceitos por países que já utilizam o formato digital. Para destinos que ainda não aderiram ao e-Phyto, o documento poderá ser acessado em PDF, com QR Code e assinatura eletrônica para verificação de autenticidade.
A portaria prevê que, em situações excepcionais, como problemas técnicos ou operacionais comprovados, será permitida a emissão de certificados físicos. No entanto, o uso do sistema digital será a norma, reforçando o objetivo do Mapa de modernizar os processos de exportação.
O governo destaca que o e-Phyto segue padrões internacionais utilizados por mais de 70 países e que a medida alinha o Brasil às exigências globais de agilidade e rastreabilidade no comércio exterior. Além disso, a iniciativa faz parte de um esforço maior de modernização da fiscalização e certificação de produtos agrícolas no país.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Morre Marcelo Logemann, da família fundadora da SLC, aos 71 anos em Porto Alegre
Marcelo Logemann, empresário do agronegócio integrava a terceira geração de uma das famílias responsáveis pela criação de uma das maiores produtoras de grãos e fibras do Brasil, a SLC; causa da morte não foi divulgada
Continue Reading Morre Marcelo Logemann, da família fundadora da SLC, aos 71 anos em Porto Alegre
Museu da Música Sertaneja: projeto de R$ 60 milhões pode transformar Goiânia
Estrutura moderna prevê museu interativo, calçada da fama, estúdios e arena para grandes shows — iniciativa pode impulsionar turismo, economia criativa e consolidar a capital goiana como referência nacional do gênero, a música sertaneja.
Continue Reading Museu da Música Sertaneja: projeto de R$ 60 milhões pode transformar Goiânia
Grupo brasileiro fecha com gigante global de máquinas pesadas e mira mercado bilionário
Após transformar sua operação no agro com mais de 2 mil tratores comercializados, Grupo Osvaldo Zilli anuncia parceria com a multinacional Shantui e entra de vez no setor de infraestrutura — movimento que acompanha a crescente demanda por produtividade, escala e eficiência no país
Beef-on-Dairy vira padrão — e um erro nas primeiras horas pode definir o lucro do bezerro
Modelo que integra genética de corte ao rebanho leiteiro, o chamado Beef-on-Dairy, avança como padrão produtivo, porém desafios operacionais e de alinhamento entre produtores e confinamentos ainda impactam resultados e rentabilidade
Presidente da SRB é reeleito e defende foco em endividamento e seguro rural
Na nova gestão, o presidente terá Marcelo Schunn Diniz Junqueira, João Adrien e Ricardo Sassi como vice-presidentes, informou a SRB em nota.
Continue Reading Presidente da SRB é reeleito e defende foco em endividamento e seguro rural
Costa Filho: Tecon 10 tem entre 8 e 10 interessadas e deve ser realizado em maio
Ainda é preciso acertar pontos com o Tribunal de Contas da União (TCU) para ampliar a presença de empresas internacionais no leilão.
Continue Reading Costa Filho: Tecon 10 tem entre 8 e 10 interessadas e deve ser realizado em maio





