Agro cresce mais de 10% no segundo trimestre de 2025

Destaques de crescimento para as culturas de milho (19,9%), soja (14,2%), arroz (17,7%), algodão (7,1%) e café (0,8%), no comparativo do mesmo período do ano anterior.

A agropecuária brasileira cresceu 10,1% no segundo trimestre de 2025, no comparativo ao igual período de 2024. Um crescimento de 2,2% do Produto Interno Bruto frente a igual período do ano anterior. É o que mostra os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta terça-feira (2).

“O resultado do PIB evidencia a força do agro que impulsiona o Brasil”, destacou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. “Trata-se de um setor que investe, cresce e confia no produtor rural brasileiro. Seguiremos trabalhando para gerar cada vez mais resultados e abrir novas oportunidades”.

Tecnologia embarcada ganha espaço em transporte do agronegócio

O resultado do agro se deve ao bom desempenho de alguns produtos da lavoura que, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do IBGE de agosto, têm safras significativas no segundo trimestre.

Os destaques de crescimento na estimativa de produção anual e ganho de produtividade são para o milho (19,9%), soja (14,2%), arroz (17,7%), algodão (7,1%) e café (0,8%).

Ainda de acordo com o relatório do IBGE, já no primeiro semestre de 2025, o PIB cresceu 2,5% frete a igual período de 2024, com desempenho positivo na Agropecuária (10,1%), Indústria (1,7%) e nos Serviços (2,0%).

O PIB acumulado nos quatro trimestres terminados em junho de 2025 cresceu 3,2% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. Esta taxa resultou das altas de 3,0% no Valor Adicionado a preços básicos e de 4,2% nos Impostos sobre Produtos Líquidos de Subsídios. O resultado do Valor Adicionado nesta comparação decorreu dos seguintes desempenhos: Agropecuária (5,8%), Indústria (2,4%) e Serviços (2,9%).

Fonte: MAPA

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM