No Rio Grande do Sul, que começou a safra com excesso de chuva, a redução da umidade também já entra no radar dos produtores.
A área estimada para a safra 2025/26 de soja estava 89% plantada no Brasil até quinta-feira (27), de acordo com levantamento da AgRural.
O índice representa avanço de 8 pontos percentuais sobre os 81% de uma semana antes, mas ainda é ligeiramente inferior aos 91% de um ano atrás.
Embora as chuvas tenham melhorado no Cerrado, o padrão “manchado” das precipitações ainda resulta em pontos de estiagem no Cerrado, com destaque para Mato Grosso, Goiás, Maranhão e Piauí.
No Rio Grande do Sul, que começou a safra com excesso de chuva, a redução da umidade também já entra no radar dos produtores. Ainda não se pode falar em perdas de produtividade, porém.
Milho verão
O plantio da safra 2025/26 de milho verão, por sua vez, chegou na quinta-feira (27) a 99% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, contra 93% uma semana antes e 97% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural. Nas áreas mais adiantadas do Rio Grande do Sul, os produtores esperam que o retorno das chuvas reduza o estresse das lavouras após o padrão mais seco das duas últimas semanas.
Fonte: AgRural
VEJA TAMBÉM:
- Como será o clima em dezembro no Brasil? Confira agora
- Mato Grosso amplia exportações de carne bovina para a Ásia em 39,4%
- Veja quanto custa os 5 cortes de carne mais caros comprados no Brasil
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.