Agrural: Plantio de soja do Brasil chega a 89% ainda com pontos de estiagem no Cerrado

No Rio Grande do Sul, que começou a safra com excesso de chuva, a redução da umidade também já entra no radar dos produtores.

A área estimada para a safra 2025/26 de soja estava 89% plantada no Brasil até quinta-feira (27), de acordo com levantamento da AgRural.

O índice representa avanço de 8 pontos percentuais sobre os 81% de uma semana antes, mas ainda é ligeiramente inferior aos 91% de um ano atrás.

AgriZone deixa legado e mostra que é possível fazer agropecuária sustentável

Embora as chuvas tenham melhorado no Cerrado, o padrão “manchado” das precipitações ainda resulta em pontos de estiagem no Cerrado, com destaque para Mato Grosso, Goiás, Maranhão e Piauí.

No Rio Grande do Sul, que começou a safra com excesso de chuva, a redução da umidade também já entra no radar dos produtores. Ainda não se pode falar em perdas de produtividade, porém.

Milho verão

O plantio da safra 2025/26 de milho verão, por sua vez, chegou na quinta-feira (27) a 99% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil, contra 93% uma semana antes e 97% no mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural. Nas áreas mais adiantadas do Rio Grande do Sul, os produtores esperam que o retorno das chuvas reduza o estresse das lavouras após o padrão mais seco das duas últimas semanas.

Fonte: AgRural

VEJA TAMBÉM:

ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM