O avanço de uma forte frente fria vai trazer grandes mudanças no tempo na região Sul do Brasil, alerta o Clima Tempo. Além disso, no outro extremo, Norte e litoral nordestino também terão precipitações nas próximas semanas
Após uma segunda quinzena de julho marcada por temperaturas elevadas em diversas regiões do Brasil, o inverno está prestes a retornar com força. Uma frente fria significativa está prevista para o final deste mês, encerrando o período de calor intenso e trazendo de volta as características típicas da estação, conforme anunciou o ClimaTempo.
Fim do Veranico, mas Dias Ainda Quentes
Nesta quinta-feira, o veranico que estabilizou sobre o Brasil finalmente se dissipará. Contudo, os dias quentes ainda persistirão. O bloqueio atmosférico, que estacionou a massa de ar quente sobre o país, começará a se enfraquecer gradualmente. Durante esse processo, as temperaturas continuarão a subir nas tardes, mas não com a mesma intensidade do veranico. “É importante ressaltar que, mesmo com a saída do veranico, a sensação de calor ainda será presente em várias regiões.”
Retorno da Chuva
O enfraquecimento do bloqueio atmosférico será marcado pela entrada de uma frente fria mais continental. Esta frente fria ingressará no Rio Grande do Sul no dia 28 e se deslocará para outras regiões brasileiras nos dias seguintes. As chuvas associadas a esta frente fria se concentrarão principalmente nos estados do Sul. No Sudeste, os efeitos serão sentidos no leste de São Paulo, Rio de Janeiro e parte sul do Espírito Santo.
Frio Mais Intenso
Além da chuva, a frente fria trará uma queda acentuada nas temperaturas. “Essa frente fria é uma massa de ar frio que deve contribuir para fechar julho e abrir agosto com as características do nosso inverno: dias frios.” Após a passagem da frente fria, as temperaturas mínimas deverão cair significativamente, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, com noites e madrugadas mais frias e a possibilidade de geadas em áreas elevadas e serranas.
Previsão Regional
Sul
- A frente fria trará chuvas ao Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
- Risco de trovoadas, mas sem previsão de tempo severo.
- Volume de chuva entre 15 a 20 mm.
Sudeste
- O tempo permanece quente e seco.
- A partir da virada do mês, uma nova frente fria romperá o bloqueio e trará chuvas mal distribuídas a São Paulo e centro-sul de Minas Gerais, com volumes ainda baixos.
Centro-Oeste
- Chuva começará a aparecer no oeste de Mato Grosso – e também em Rondônia e Acre, na região Norte –, com volumes entre 15 e 20 mm.
- Previsão de aumento na umidade relativa do ar, ajudando a diminuir o risco de incêndios.
Nordeste
- O cenário permanece inalterado, com chuvas concentradas no litoral.
- Volume de chuva previsto de 30 mm na próxima semana.
Norte
- Chuva concentrada na faixa norte do país.
- Previsão de 30 mm de chuva na próxima semana.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. O relatório deve ser enviado através do sistema informatizado de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (GEDAVE) e deve conter o resultado das vistorias trimestrais. Plataforma digital criada em Goiânia, Chãozão se consolida como principal vitrine do mercado de imóveis rurais no Brasil, com crescimento acelerado e planos de expansão internacional Gadolando alerta para baixa remuneração, avanço das importações de leite e pede ações urgentes para garantir a sobrevivência do produtor e da atividade em 2026 A estimativa foi publicada no boletim Focus desta segunda-feira (15), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC). Continue Reading Mercado reduz previsão da inflação para 4,36% este ano O acordo com a Argentina, o Brasil, o Paraguai e o Uruguai, assinado há um ano, mas ainda não ratificado, abrirá novos mercados para os exportadores europeus. O destaque da semana passada foi a regularização das chuvas no país, que favoreceu o avanço das máquinas sobre os últimos talhões. Continue Reading Agrural: Chuvas se regularizam e lavouras de soja têm boas condições no BrasilPrazo para entrega de relatório Cancro/Greening referente ao segundo semestre vai até 15 de janeiro
Chãozão, maior plataforma do setor, atrai o agro com mais de R$ 500 bilhões em imóveis rurais anunciados
Setor leiteiro encerra 2025 defendendo bloqueio às importações de leite para conseguir renda
Mercado reduz previsão da inflação para 4,36% este ano
França tenta adiar votação de acordo comercial do Mercosul em meio a protestos de agricultores
Agrural: Chuvas se regularizam e lavouras de soja têm boas condições no Brasil





