Previsão para esta quinta (15) confirma chuvas intensas e ventos fortes em todo o país. Veja os alertas de temporais e cuidados por região
Nesta quinta-feira (15), a previsão do tempo indica um cenário de atenção para a população em praticamente todo o território nacional. A combinação de altas temperaturas com a umidade elevada favorece a formação de instabilidades que provocam chuvas intensas e ventos fortes ao longo do dia de acordo com o Climatempo.
Moradores de diversas capitais e cidades do interior devem se preparar para mudanças bruscas no tempo e possíveis transtornos.
Sudeste e Sul: previsão de chuvas intensas e ventos fortes
No Sul do país, o tempo fecha progressivamente. No Paraná e em Santa Catarina, a chuva começa no litoral e norte paranaense ainda pela manhã, ganhando força à tarde com risco de temporais. No Rio Grande do Sul, o dia permanece firme na maior parte do estado, mas a chegada de uma frente fria entre a noite e a madrugada de sexta-feira trará instabilidades para o oeste e a região da Serra, onde as pancadas podem ser volumosas.
Já no Sudeste, a situação exige cautela redobrada. O dia começa com precipitações mais fracas, mas a tarde reserva chuvas intensas e ventos fortes especialmente para São Paulo, Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais.
- Áreas de Risco: Há alerta de perigo para grandes volumes de água acumulada no leste e nordeste paulista, além do território fluminense e sul mineiro.
- Vendaval: As rajadas de vento variam entre 40 e 50 km/h no litoral do Espírito Santo e norte de Minas, podendo atingir picos de 70 km/h na Região dos Lagos (RJ).
- Temperatura: O calor continua, mas deve amenizar levemente onde a chuva for mais constante.
Centro-Oeste com calor e virada no tempo
A região central do Brasil também está na rota das instabilidades. Embora a manhã seja de sol em muitas áreas, a tarde traz o aumento de nuvens carregadas. A previsão aponta para ocorrências de chuvas intensas e ventos fortes em Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
O risco de temporais severos é maior no noroeste de Mato Grosso e no sudeste goiano. Em contrapartida, o norte de Goiás e o oeste de Mato Grosso do Sul devem ter tempo firme, mas com atenção para a baixa umidade do ar e rajadas de vento que podem levantar poeira e dificultar a visibilidade.
Norte e Nordeste: chuvas intensas e ventos fortes avançam
No Nordeste, a chuva se concentra na faixa litorânea e ganha intensidade no interior do Maranhão, Ceará e oeste da Paraíba. As rajadas de vento, oscilando entre 40 e 50 km/h, atingem grande parte da região, exigindo atenção de quem transita por áreas abertas.
Na região Norte, o cenário é de muita instabilidade desde cedo. O Amazonas, Acre, Roraima e Pará têm previsão de pancadas volumosas. A atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) reforça o risco de chuvas intensas e ventos fortes no Amapá e norte do Pará. Moradores do oeste da região devem ficar atentos ao potencial para temporais rápidos e pesados.
VEJA MAIS:
- Ele saiu do sertão para criar o maior império de café do Brasil; saiba quem é
- Por que a onça prefere o seu bezerro? A ciência por trás do ataque e como evitar
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.