Alerta: Chuvas intensas, frio e ar seco atingem diferentes regiões do Brasil

Enquanto o tempo firme predomina em várias áreas, algumas localidades devem registrar pancadas de chuva, frio e até formação de geada

A quarta-feira (6) será marcada por variações expressivas no clima em diferentes regiões do país. Enquanto o tempo firme predomina em várias áreas, algumas localidades devem registrar pancadas de chuva, frio e até formação de geada. As informações são do Climatempo.

Sul do Brasil: tempo firme predomina, mas com exceções

Grande parte da região Sul terá uma quarta-feira de tempo estável. No entanto, áreas específicas como o norte e noroeste do Rio Grande do Sul, oeste catarinense e sul paranaense devem ficar em alerta para pancadas de chuva com intensidade entre fraca e moderada, provocadas pela umidade atmosférica combinada à circulação dos ventos.

Na divisa entre o noroeste gaúcho e o oeste de Santa Catarina, o risco de chuvas fortes localizadas não está descartado. O ar frio vindo do oceano, impulsionado por uma massa polar, continuará mantendo as temperaturas baixas ao longo do dia. Ainda pela manhã, há previsão de geada em pontos da Campanha Gaúcha e da Serra do Sudeste. Porto Alegre terá dia nublado, sem chuva, e com sensação térmica mais amena à tarde. Florianópolis e Curitiba poderão registrar chuviscos pontuais, mantendo o frio.

Sudeste: frente fria avança e leva instabilidade ao litoral

A chegada de uma nova frente fria à costa do Sudeste espalha nuvens carregadas pelo litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. O tempo instável pode gerar chuvas intensas com raios no interior fluminense e no sul capixaba. No litoral paulista, a previsão é de precipitação contínua, variando de fraca a moderada. Em regiões como Peruíbe (SP), os volumes de chuva podem ser mais significativos.

Já no interior de São Paulo, especialmente nas porções norte e noroeste, o tempo segue seco, com destaque para a baixa umidade relativa do ar (URA). Em Minas Gerais, há possibilidade de chuva localizada no sul, Zona da Mata e nos Vales, devido à umidade vinda do oceano. No restante do estado, predomínio de sol e alerta para URA crítica no período da tarde.

Centro-Oeste: sol e ar seco dominam

Em toda a região Centro-Oeste, incluindo Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federalo tempo permanece firme, com predomínio de sol e baixa umidade do ar. Em áreas entre Goiás e o nordeste de Mato Grosso, os índices podem cair abaixo dos 20%, exigindo atenção redobrada. Apesar disso, Campo Grande e Cuiabá ficam fora das zonas de alerta mais crítico para URA.

Nordeste: litoral chuvoso, interior seco

Os ventos que sopram do oceano continuam alimentando nuvens carregadas ao longo da faixa leste do Nordeste. A previsão aponta para chuvas com intensidade variando entre fraca e moderada entre o litoral da Bahia e do Rio Grande do Norte, com chance de episódios mais fortes em alguns pontos. No litoral do Maranhão, pancadas isoladas também são esperadas.

Em contrapartida, o interior da região segue com tempo seco e URA em níveis críticos, especialmente no oeste baiano, sul do Piauí e do Maranhão.

Norte: chuva intensa em parte da região

No Norte do país, o Amazonas, Roraima e Amapá concentram as maiores instabilidades, com possibilidade de pancadas moderadas a fortes e risco de temporais localizados. Acre e Rondônia também podem registrar chuvas em áreas próximas à fronteira com o Amazonas. Já no Tocantins, o destaque é o tempo seco e quente, com baixos índices de umidade durante a tarde.

As informações são do Climatempo, adaptadas e avaliadas pelo Compre Rural.

VEJA MAIS:

ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira

Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias

Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.

Siga o Compre Rural no Google News e acompanhe nossos destaques.
LEIA TAMBÉM