
Uma frente fria, impulsionada por um ciclone extratropical no oceano, deve abrir caminho para uma poderosa massa de ar polar a partir desta sexta-feira (8)
Prepare-se: uma nova virada no clima está prestes a impactar o Brasil. Uma frente fria, impulsionada por um ciclone extratropical no oceano, deve abrir caminho para uma poderosa massa de ar polar a partir desta sexta-feira (8). A entrada desse sistema promete derrubar as temperaturas em grande parte do território, com efeitos que vão além do desconforto térmico, e que exigem atenção redobrada de quem vive do agro. As informações são do Climatempo.
Essa onda de frio se destaca pela abrangência e intensidade. O sistema deve atingir desde os campos gaúchos até áreas do Norte do país, passando por regiões produtoras do Sudeste e Centro-Oeste. E não é só o frio: há possibilidade de geadas e até fenômenos mais raros, como chuva congelada em pontos elevados da Serra Catarinense.
Impactos esperados: do Sul ao Norte
O resfriamento começa pelo Sul, com temperaturas em queda já na sexta. No final do dia, o frio se intensifica, especialmente nas áreas serranas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná. Na madrugada de sábado, cidades como São Joaquim, Urupema e Bom Jardim da Serra poderão registrar precipitação invernal, cenário típico de invernos rigorosos.
No sábado, o amanhecer gelado avança sobre o Sudeste. Estados como Mato Grosso e Mato Grosso do Sul também sentirão o reflexo do ar polar. E o frio não para por aí: entre domingo e segunda-feira (11), há previsão de friagem até no sul da Amazônia, atingindo Rondônia, Acre e partes do Amazonas.
Alerta para geadas e perdas no campo
Com o avanço do ar polar, cresce o risco de geadas amplas, sobretudo nas regiões agrícolas do Sul e Centro-Oeste. O fenômeno pode afetar cultivos sensíveis ao frio e impactar diretamente a produtividade, em especial em áreas de hortifrúti, cana-de-açúcar, café e pastagens.
Em São Paulo e sul de Minas, também não se descarta a ocorrência de geadas pontuais. A extensão e intensidade do fenômeno ainda dependem da atuação do sistema nos próximos dias, mas os modelos climáticos já indicam anomalias de temperatura com até 5 °C abaixo da média por cinco dias consecutivos, algo raro e que exige planejamento.
As informações são do Climatempo, adaptadas e avaliadas pelo Compre Rural.
VEJA MAIS:
- Vacas leiteiras ganham desempenho com redutor de metano
- Conheça a maior fazenda de cavalos do mundo, propriedade milenar que possui 10.000 equinos
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.