
Fim de semana terá clima extremo no Brasil: Sul sob alerta de temporais, Sudeste e Centro-Oeste enfrentam calor intenso com baixa umidade, enquanto Nordeste e Norte registram chuvas persistentes e pancadas localizadas
O país enfrentará neste fim de semana mudanças significativas no clima, com fenômenos diferentes em cada região. Enquanto o Sul se prepara para temporais e chuvas intensas, o Sudeste e o Centro-Oeste convivem com calor intenso e ar seco. No litoral do Nordeste, as precipitações continuam, e o Norte registra pancadas de chuva isoladas. Informações baseadas em dados do Climatempo.
Sul: alerta para temporais
Nos estados do Sul, a sexta-feira (26) será marcada por instabilidade devido à presença de um cavado meteorológico e aumento da umidade. Esperam-se chuvas moderadas a fortes em grande parte do interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, com risco de temporais localizados. Cidades como Porto Alegre e Curitiba podem registrar episódios de chuva intensa.
No sábado (27), a instabilidade diminui, mas pancadas de chuva ainda são esperadas no sul e leste do Paraná, em Santa Catarina e no centro-norte do Rio Grande do Sul. Já no domingo (28), uma nova frente fria avança, trazendo chuvas de intensidade moderada a forte e mantendo alerta de temporais em várias áreas da região.
Sudeste: calor e poucas chuvas
No Sudeste, o tempo firme predomina na sexta-feira (26), exceto no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além do sul e leste de Minas Gerais, onde podem ocorrer pancadas isoladas. No interior paulista, o calor deve superar 40 °C, com umidade relativa abaixo de 20%.
No sábado (27), as chuvas atingem principalmente o litoral paulista, o Espírito Santo, o litoral norte fluminense e áreas do leste mineiro. No restante da região, predomina o sol forte e ar seco. No domingo (28), a chuva se concentra no litoral do Espírito Santo, sul e leste de Minas Gerais e leste de São Paulo, mantendo tempo firme nas demais áreas.
Centro-Oeste: calor extremo e risco de pancadas
Na sexta-feira (26), as altas temperaturas predominam, com máximas de até 40 °C em Cuiabá. A umidade do ar cai para níveis críticos em Goiás e em partes de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, enquanto pancadas isoladas podem ocorrer no norte de Mato Grosso e no sul do Mato Grosso do Sul.
No sábado (27), as instabilidades se concentram no norte e oeste de Mato Grosso e no sul do Mato Grosso do Sul, enquanto o restante da região terá tempo firme e calor intenso. No domingo (28), chuvas isoladas são esperadas no extremo norte e oeste de Mato Grosso, com o restante da região mantendo tempo seco.
Nordeste: chuva no litoral e calor no interior
No litoral entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, a sexta-feira (26) terá chuva persistente, que pode se intensificar em cidades como Salvador, Aracaju e Maceió. O interior segue com tempo seco e calor, com máximas próximas a 37 °C no Piauí e Maranhão.
No sábado (27), as chuvas permanecem ao longo do litoral, especialmente entre Bahia e Sergipe, enquanto o interior continua quente e seco. No domingo (28), as instabilidades se mantêm do litoral da Bahia até o Rio Grande do Norte, com precipitações contínuas em Ilhéus, Salvador e Porto Seguro.
Norte: pancadas de chuva localizadas
No Norte, a sexta-feira (26) terá calor e umidade elevados, favorecendo pancadas de chuva no Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre e oeste do Pará, com risco de temporais isolados. Tocantins registra calor intenso, com máximas acima de 36 °C e ar seco.
No sábado (27), as chuvas diminuem no Acre, mas permanecem no Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Amapá, podendo ser fortes em algumas localidades. No domingo (28), as instabilidades continuam sobre grande parte do Amazonas, Roraima, Rondônia e oeste do Pará, enquanto o calor segue intenso, especialmente no Tocantins.
Escrito por Compre Rural com dados do Climatempo.
VEJA MAIS:
- Fazendeiro que é fazendeiro não faz cruzamento, diz maior pecuarista do Xingu
- Metade das fazendas de pecuária pode desaparecer em 20 anos, aponta estudo
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.