Segundo o Climatempo, a previsão do tempo para o fim de semana indica frente fria e temporais no Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Confira o alerta completo
Um cenário de instabilidade atmosférica deve dominar grande parte do Brasil nos próximos dias. De acordo com dados divulgados pelo Climatempo, a convergência entre uma nova frente fria, o calor típico da estação e a alta umidade criará condições propícias para chuvas frequentes. A previsão do tempo para o fim de semana emite um alerta para o risco de temporais severos e ventania, impactando principalmente as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte.
A análise meteorológica aponta que, enquanto algumas áreas sofrerão com volumes elevados de chuva, outras enfrentarão tempestades passageiras de verão. Abaixo, detalhamos o monitoramento do Climatempo para os próximos dias em cada região.
Sul
A região Sul será a porta de entrada para a mudança climática mais brusca.
- Sexta-feira: O avanço de uma frente fria pelo Rio Grande do Sul provoca chuvas de moderada a forte intensidade. Segundo os meteorologistas, Santa Catarina e Paraná terão um aumento progressivo da instabilidade à tarde, com destaque para o risco de temporais no leste paranaense.
- Sábado: A frente fria continua atuando na região. O Climatempo destaca chuvas volumosas na Região Metropolitana de Porto Alegre e no litoral gaúcho. O tempo segue instável e chuvoso também nos estados vizinhos.
- Domingo: Um cavado (sistema de baixa pressão) reforça a formação de nuvens carregadas, mantendo a chuva intensa. A previsão indica melhoria apenas no sul do Rio Grande do Sul, onde o tempo deve firmar.
Sudeste
No Sudeste, o Climatempo alerta para a combinação explosiva de calor e umidade.
- Sexta-feira: Atenção para o litoral do Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo, onde há previsão de rajadas de vento entre 40 e 50 km/h. Pancadas de chuva forte devem atingir São Paulo e o sul de Minas Gerais no período da tarde.
- Sábado: O dia pode começar com sol, mas a nebulosidade aumenta. O Triângulo Mineiro e o sul fluminense têm risco elevado para temporais isolados.
- Domingo: A previsão do tempo para o fim de semana reforça que o calor servirá de combustível para novas pancadas, especialmente no interior paulista e na metade sul e oeste de Minas. Já no leste mineiro e capixaba, o sol aparece mais.
Centro-Oeste e Norte
A região central segue sob influência de sistemas tropicais típicos.
- Sexta-feira: Uma baixa pressão vinda do Paraguai afeta o Mato Grosso do Sul, gerando instabilidade o dia todo. Em Goiás e no Distrito Federal, as chuvas se concentram à tarde.
- Sábado: O Climatempo prevê uma manhã mais firme, mas com retorno das chuvas fortes à tarde, principalmente em Mato Grosso e no sul de Goiás.
- Domingo: A previsão do tempo para o fim de semana mantém o alerta para Mato Grosso do Sul e nordeste de Mato Grosso, onde o “abafamento” pode gerar temporais pontuais.
Nordeste
A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua ativa, segundo o monitoramento.
- Sexta-feira: Chuvas ganham força no Maranhão, Ceará e norte do Piauí, com risco de temporais no oeste maranhense.
- Sábado e Domingo: A tendência de chuva forte persiste para Maranhão, Piauí e Ceará. No litoral da Bahia, a previsão é de chuva fraca e passageira.
VEJA MAIS:
- Família recupera 382 mil hectares na Bahia após batalha de 45 anos contra usucapião
- CNPJ passa a ser obrigatório para produtores rurais em todo Brasil em 2026
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.