Autoridades reforçam medidas para conter a doença, enquanto setor avícola enfrenta desafios com surtos recorrentes da gripe.
Um novo caso de gripe aviária altamente patogênica (IAAP) foi confirmado na sexta-feira (15) em um rebanho comercial de frangas no Condado de Buena Vista, em Iowa, segundo o Departamento de Agricultura e Administração de Terras do estado. O surto reforça a preocupação com a disseminação do vírus H5N1, que tem impactado aves e outros animais desde 2022.
Essa é a sexta detecção da gripe aviária em Iowa neste ano e a segunda ocorrência em 2025 no Condado de Buena Vista. O caso anterior na região envolveu um rebanho comercial de perus, resultando na contaminação de mais de 26 mil aves. O avanço da doença levanta novos alertas para a indústria avícola, que enfrenta perdas econômicas significativas e dificuldades na contenção da infecção.
Desde 2022, a gripe aviária tem se espalhado por aves selvagens e domésticas, além de infectar gado leiteiro e mais de 70 pessoas, que contraíram o vírus após contato direto com animais contaminados. No entanto, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) mantêm a classificação de baixo risco à saúde pública, assegurando que produtos de aves e ovos seguem seguros para consumo.
Os surtos recorrentes de gripe aviária têm causado escassez de ovos e aumentado os preços de produtos avícolas nos EUA, impactando o abastecimento e a inflação do setor. Em resposta, a Secretária de Agricultura dos EUA, Brooke Rollins, anunciou recentemente um plano de US$ 1 bilhão para:
- Fortalecer as medidas de biossegurança nas propriedades rurais;
- Repovoar fazendas afetadas por surtos;
- Investir em pesquisas para o desenvolvimento de uma vacina contra a gripe aviária.
No âmbito estadual, o governador de Iowa, Kim Reynolds, prorrogou a proclamação de desastre para o Condado de Buena Vista até 13 de abril, garantindo recursos adicionais para conter a propagação do vírus e flexibilizar regulamentações para os produtores afetados. O decreto inicial foi emitido em fevereiro, após a detecção do primeiro surto no condado, e estava previsto para expirar no sábado.
Com a frequente ocorrência de surtos de H5N1, especialistas reforçam a necessidade de protocolos mais rigorosos de biossegurança para evitar a disseminação do vírus entre animais e humanos. A indústria avícola segue em alerta, e as ações governamentais serão cruciais para mitigar os danos e evitar novas crises no setor.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Ranking Matopiba: Os 8 municípios da fronteira agrícola que mais valorizaram nos últimos meses
Levantamento cruza dados de valor de produção do IBGE com análises de mercado para revelar onde o hectare virou “ouro” na nova fronteira agrícola.
Aprosoja MT: piso mínimo do frete amplia custo e compromete competitividade
A Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas surgiu como uma medida emergencial para encerrar a paralisação dos caminhoneiros que, à época, prejudicou o País.
Continue Reading Aprosoja MT: piso mínimo do frete amplia custo e compromete competitividade
EUA: Transporte ferroviário de grãos aumenta 22% na semana, aponta relatório
De acordo com dados do Conselho de Transporte de Superfície dos Estados Unidos, o transporte ferroviário de grãos totalizou 1,38 milhão de vagões no ano passado.
Continue Reading EUA: Transporte ferroviário de grãos aumenta 22% na semana, aponta relatório
Preço de suínos na UE mostra queda acentuada no início do ano
A pressão sobre os valores intensificou-se com o surto de Peste Suína Africana (PSA) na Espanha, que acelerou a tendência de queda.
Continue Reading Preço de suínos na UE mostra queda acentuada no início do ano
Grãos: plantio de soja na Argentina alcança 96,2% e de milho atinge 93,1%
Segundo a bolsa, chuvas no norte do país limitam o avanço dos trabalhos, enquanto no sul de Córdoba e no oeste de Buenos Aires a preocupação é com a falta de umidade.
Continue Reading Grãos: plantio de soja na Argentina alcança 96,2% e de milho atinge 93,1%
Nova tecnologia com luz azul pode antecipar o cio das éguas e melhorar a pelagem rapidamente
Terapia com máscaras e iluminação com luz azul controlada, simula “dias longos” do verão, regula o relógio biológico e pode antecipar o cio das éguas, acelerar a troca de pelagem e melhorar o bem-estar.





