Autoridades reforçam medidas para conter a doença, enquanto setor avícola enfrenta desafios com surtos recorrentes da gripe.
Um novo caso de gripe aviária altamente patogênica (IAAP) foi confirmado na sexta-feira (15) em um rebanho comercial de frangas no Condado de Buena Vista, em Iowa, segundo o Departamento de Agricultura e Administração de Terras do estado. O surto reforça a preocupação com a disseminação do vírus H5N1, que tem impactado aves e outros animais desde 2022.
Essa é a sexta detecção da gripe aviária em Iowa neste ano e a segunda ocorrência em 2025 no Condado de Buena Vista. O caso anterior na região envolveu um rebanho comercial de perus, resultando na contaminação de mais de 26 mil aves. O avanço da doença levanta novos alertas para a indústria avícola, que enfrenta perdas econômicas significativas e dificuldades na contenção da infecção.
Desde 2022, a gripe aviária tem se espalhado por aves selvagens e domésticas, além de infectar gado leiteiro e mais de 70 pessoas, que contraíram o vírus após contato direto com animais contaminados. No entanto, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) mantêm a classificação de baixo risco à saúde pública, assegurando que produtos de aves e ovos seguem seguros para consumo.
Os surtos recorrentes de gripe aviária têm causado escassez de ovos e aumentado os preços de produtos avícolas nos EUA, impactando o abastecimento e a inflação do setor. Em resposta, a Secretária de Agricultura dos EUA, Brooke Rollins, anunciou recentemente um plano de US$ 1 bilhão para:
- Fortalecer as medidas de biossegurança nas propriedades rurais;
- Repovoar fazendas afetadas por surtos;
- Investir em pesquisas para o desenvolvimento de uma vacina contra a gripe aviária.
No âmbito estadual, o governador de Iowa, Kim Reynolds, prorrogou a proclamação de desastre para o Condado de Buena Vista até 13 de abril, garantindo recursos adicionais para conter a propagação do vírus e flexibilizar regulamentações para os produtores afetados. O decreto inicial foi emitido em fevereiro, após a detecção do primeiro surto no condado, e estava previsto para expirar no sábado.
Com a frequente ocorrência de surtos de H5N1, especialistas reforçam a necessidade de protocolos mais rigorosos de biossegurança para evitar a disseminação do vírus entre animais e humanos. A indústria avícola segue em alerta, e as ações governamentais serão cruciais para mitigar os danos e evitar novas crises no setor.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Mudanças climáticas interferem no desempenho dos suínos, exigindo novas soluções nutricionais, aponta pesquisador da UFMG
O calor causa prejuízos bilionários na suinocultura. Entenda o impacto térmico na produção e baixe grátis o livro da Novus com estratégias nutricionais.
Fávaro vai a Angola para acordo de transferência de tecnologias
Fávaro lidera missão, que vai até a próxima sexta-feira, 23, para assinatura de um acordo de transferência de tecnologias agrícolas
Continue Reading Fávaro vai a Angola para acordo de transferência de tecnologias
Carga com 1,4 mil defensivos falsificados é retida em operação fiscal
Alerta ao produtor: quase 3 mil litros de defensivos falsificados foram apreendidos pela Agrodefesa em Goiás. Saiba identificar os sinais de fraude e evite riscos.
Continue Reading Carga com 1,4 mil defensivos falsificados é retida em operação fiscal
ALERTA VERMELHO: Chuva de 200 mm e ventos de 100 km/h atingem o Brasil; veja a previsão
Previsão do tempo mostra que a semana será marcada por formação de nova ZCAS eleva risco de tempestades, volumes extremos de chuva e transtornos em áreas do Norte, Centro-Oeste e Sudeste
Brasil entra em dia de alerta com ventos de até 100 km/h; Temporais, ZCAS ativa e chuva forte
Instabilidades típicas de verão ganham força com a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) e de áreas de baixa pressão, elevando o risco de alagamentos, queda de energia e transtornos em diversas regiões do país.
Boi gordo inicia semana com negociações em ritmo lento e preços “travados”
Com oferta restrita, escalas curtas e consumo interno perdendo força na segunda quinzena de janeiro, mercado físico do boi gordo inicia a semana com poucos negócios e frigoríficos mais cautelosos no spot
Continue Reading Boi gordo inicia semana com negociações em ritmo lento e preços “travados”





