
Semana terá calor extremo e geada; veja quando e onde na previsão do tempo; Confira as condições do tempo para todas as regiões brasileiras entre 12 e 16 de agosto
Segundo informações do Portal Clima Tempo, o início desta semana será influenciado por um ciclone extratropical em alto-mar, que dá origem a uma nova frente fria em deslocamento sobre o Brasil. Embora o sistema não traga chuvas significativas, ele é responsável por uma nova massa de ar polar, intensificando a queda nas temperaturas.
O ar frio continuará derrubando as temperaturas no Sul do país, com geadas previstas na região. A atuação do ciclone também deve causar agitação marítima e ventos fortes na costa das regiões Sul e Sudeste. No Nordeste, a infiltração marítima manterá altos os níveis de umidade ao longo do litoral, enquanto a chuva se intensificará na Região Norte.
Entretanto, conforme apontam as previsões do tempo, a semana de 12 a 16 de agosto trará uma variedade de condições climáticas pelo Brasil. O Sul enfrentará geadas, enquanto o Centro-Oeste deverá registrar temperaturas elevadas. Acompanhe a previsão do tempo detalhada para cada região do país a seguir.
Previsão do tempo para 12/08/2024 – segunda
Região Sul
Nova massa de ar frio deve continuar mantendo as temperaturas bem baixa em todo o Sul do país, com chance de geada na Campanha, na serra e nos Vales do RS, no centro e norte de SC e no sul do PR; atenção para o mar muito grosso e agitado, devido ao deslocamento do ciclone extratropical em alto mar. Não há previsão de chuva, mas, as temperaturas continuam baixas à tarde.
Região Sudeste
A passagem de uma nova frente fria neste começo de semana, associada a um ciclone extratropical em alto mar, traz mais ventos para a costa do Sudeste e um reforço no ar frio. Madrugadas e manhãs geladas em SP, no RJ e nas cidades do sul de MG. O mar fica agitado entre SP e RJ e o dia pode começar com muitas nuvens na Região dos Lagos. Previsão de chuva rápida no norte do ES e tempo firme e temperatura amena em Vitória.
Região Centro-Oeste
As cidades do sul de MS e de MT, podem amanhecer um pouco mais geladas, devido à entrada de uma nova massa de ar frio. Teremos um dia de sol, poucas nuvens no céu em todo o Centro-Oeste, mas, temperaturas amenas durante à tarde. Não há previsão de chuva.
Região Nordeste
Grande parte do Nordeste, sem mudanças significativas no tempo. O vento úmido que sopra do mar contra a costa estimula um pouco mais de nuvens de chuva sobre o sul da BA, o litoral de AL, SE, PE, PB e RN, mas as pancadas ainda acontecem de forma passageira, intercalando aberturas de sol. Tempo firme e calor em Teresina e Fortaleza. Chove a partir da tarde no oeste, norte e litoral do MA, mas sem grandes acumulados.
Região Norte
A circulação de ventos aumenta a condição de chuva na Região Norte e a semana começa abafada entre AM, RR e PA, mas com pancadas de chuva que podem ocorrer ao longo da manhã em Manaus, Boa Vista e na região de Santarém–PA. Chuva mais passageira a tarde no leste e norte do AP e no litoral do PA. O dia pode começar com temperaturas mais amenas no sul de RO e no AC, mas esquenta durante o dia e não chove.
Alertas meteorológicos
- Mar muito agitado no Sul e no Sudeste – Ressaca entre Chuí–RS e São Mateus–ES.
- Rajadas de vento forte – independente da chuva – variando em torno de 51 a 70 km/h no litoral do RS, SC, PR e sul de SP.
- Geada na Campanha Gaúcha, na Serra, nos Vales e nordeste do RS, no centro-norte e sul de SC e no centro-sul do PR.
- Rajadas de vento moderadas – independente da chuva – de 40 a 50 km/h no litoral paulista, no sul e litoral do RJ, no sudoeste de MT, no litoral do ES e no interior e litoral do Nordeste.

- Umidade relativa do ar em ATENÇÃO – abaixo dos 30% no norte do PR, centro-norte e oeste de SP, centro-norte e leste de MS, centro-norte de MG, norte da BA, interior do PE, PB, RN, sul do CE, oeste de MT, sul do AM, PA e no estado de RO.
- Umidade relativa do ar em ALERTA – abaixo dos 20% – extremo norte de SP, noroeste e Triângulo de MG, oeste da BA, centro-sul do PI, sul do TO, GO, DF e no centro-leste de MT.
- Chuva moderada no extremo sul da Bahia.
- Atenção pancadas de chuva moderada a forte com raios e ventos variando de 51 a 71 km/h no extremo norte do AM, em RR, no noroeste do PA e no estado do AP.
Resumo semanal da previsão do tempo
Sul: A semana começa com geadas no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e temperaturas baixas, mesmo com sol. O tempo permanecerá firme, favorecendo o manejo agrícola. A partir de quarta-feira, as temperaturas subirão gradualmente.
Sudeste: Chuva é esperada apenas no norte do Espírito Santo, com temperaturas mais amenas em Vitória. O tempo firme prevalecerá em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com risco de incêndios elevado, especialmente em Minas e no interior de São Paulo. As temperaturas subirão a partir de sexta-feira.
Centro-Oeste: Sem previsão de chuva, a região enfrentará calor intenso a partir de quinta-feira, com máximas acima de 35 ºC, chegando a 41 ºC em Alta Floresta. A falta de umidade e o calor afetarão lavouras, pastagens e aumentarão o risco de incêndios.
Nordeste: Tempo instável no leste da Bahia e pancadas de chuva no litoral, com volumes significativos na faixa leste da Bahia. O tempo seco no interior da região favorece a colheita de algodão, mas aumenta o risco de incêndios.
Norte: A semana será nublada com chuvas no norte do Amazonas e Roraima. Chuva também no Pará, Amapá e norte do Tocantins, enquanto Acre, Rondônia e Palmas permanecem secos. A umidade do solo será mantida em áreas de maior chuva, mas o calor intenso provocará estresse térmico nas lavouras e gado.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Em relatório divulgado no último dia 12, a Conab apontou novos reajustes positivos na produção brasileira de pluma da temporada 2024/25. Continue Reading Primeiras áreas da safra de algodão 24/25 começam a ser colhidas Agrônomo recomenda incluir a utilização de inoculantes no planejamento da safra 2025/26 Continue Reading Inoculantes podem proporcionar um acréscimo médio de até 16% na produção de soja A medida de segurança segue o protocolo bilateral de regionalização e não afeta comércio com outros estados brasileiros. Retomada do status sanitário livre da gripe aviária pode abrir caminho para flexibilização de embargos internacionais ao frango brasileiro, mas retorno ao mercado deve ser gradual Apesar do cenário positivo nas exportações e início da entressafra, mercado interno segue lento e escalas curtas – com alguns avanços na semana – não sustentam reação nos preços do boi gordo no médio prazo Decisão judicial restringe interdições em trechos específicos, mas não impede o direito dos produtores de protestarem pacificamente. Movimento SOS Agro RS reforça alinhamento com a PRF e rechaça atos desorganizados para manifestações dos produtores no RS Primeiras áreas da safra de algodão 24/25 começam a ser colhidas
Inoculantes podem proporcionar um acréscimo médio de até 16% na produção de soja
Japão suspende temporariamente importações de produtos avícolas de Goiás e Mato Grosso
Brasil vai se declarar livre da gripe aviária após 28 dias sem novos casos em granjas comerciais
Boi gordo trilha caminho da alta, mas tem alertam para encruzilhada na estrada; veja
Decisão judicial não proíbe e manifestações dos produtores no RS seguem firme e independente