O Estado do Nordeste deve semear, em 2024/25, 373,7 mil hectares, ante os 365,3 mil hectares previstos em novembro e área 8% maior em relação ao que foi semeado na safra 2023/24, de 346 mil hectares.
A consultoria StoneX revisou para cima sua previsão para a safra de algodão 2024/25 no Brasil. O País deve colher, agora, 3,83 milhões de toneladas da fibra, 0,4% mais ante os 3,81 milhões de toneladas previstas na estimativa de novembro. Em comparação com a safra 2023/24, quando foram colhidos 3,62 milhões de toneladas, há avanço de 5,6%.
O ajuste para cima, conforme a consultoria, se deu pelo aumento da área plantada na Bahia, de 2,3% em comparação com novembro. O Estado do Nordeste deve semear, em 2024/25, 373,7 mil hectares, ante os 365,3 mil hectares previstos em novembro e área 8% maior em relação ao que foi semeado na safra 2023/24, de 346 mil hectares.
A StoneX comenta ainda que, embora algumas áreas já tenham começado a ser plantadas com algodão, a maior parte da safra segue aguardando a colheita da soja no Centro-Oeste. “Com a ajuda do clima, a perspectiva é de que o plantio de algodão na segunda safra não seja muito afetado no começo de 2025”, complementa a consultoria, em nota. “Ainda assim, o monitoramento do clima nas regiões produtoras será essencial nos próximos meses.”
Quanto à oferta e demanda, o Brasil deve encerrar 2024 embarcando 2,8 milhões de toneladas de algodão. “Por mais que o ritmo de exportação tenha ficado um pouco mais fraco no fim de novembro, o que tem sido visto nos portos ao longo do mês de dezembro é animador”, diz o analista de inteligência de mercado do grupo, Raphael Bulascoschi, na nota.
“Há a perspectiva de que o Brasil consiga embarcar próximo das 370 mil toneladas no mês de dezembro, o que garantiria a conclusão do ano dentro das estimativas.”
Já a perspectiva de consumo doméstico segue favorável, dadas as perspectivas para a economia no ano que vem, fazendo com que o número de demanda interna se mantenha nas 720 mil toneladas para 2025, ganho de 40 mil toneladas em comparação com 2024. Com os ligeiros ganhos de produção trazidos na estimativa deste mês e mantidos os números de uso total, pode-se esperar estoques finais próximos das 2,7 milhões de toneladas, conclui a StoneX.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Desperdício de alimentos pode atingir US$ 540 bilhões em 2026 e expõe gargalos mundiais críticos
Relatório da Avery Dennison aponta impacto bilionário no varejo, falta de controle sobre perdas e desafios crescentes com carnes e logística e desperdício de alimentos pode atingir US$ 540 bilhões em 2026
Do lixo ao lucro: projeto inovador transforma casca de caranguejo em biofertilizante
Projeto inovador em Sergipe reaproveita resíduos de crustáceos para produzir insumo orgânico rico em nutrientes – transforma casca de caranguejo em biofertilizante, reduzir custos no campo e beneficiar milhares de produtores
Trump dá ultimato de 48 horas ao Irã e eleva tensão global por controle do Estreito de Ormuz
Declaração do presidente dos EUA pressiona por acordo imediato e reacende alerta sobre impacto no fluxo global de petróleo e commodities, incluindo produtos do agronegócio no Estreito de Ormuz
Onze governadores renunciam para disputar eleições de outubro
Ronaldo Caiado (PSD-GO) anunciou, na semana passada, que é pré-candidato à Presidência da República. Romeu Zema (Novo-MG) também deixou o cargo após dois mandatos consecutivos e sinalizou que deve ser candidato à Presidência, mas ainda não formalizou sua pré-candidatura para disputar eleições.
Continue Reading Onze governadores renunciam para disputar eleições de outubro
O efeito poupa-terra da pecuária brasileira, confinamento eleva produtividade
Tecnologia, genética e intensificação elevam a produtividade e permitem produzir mais carne em menos área no Brasil, criando o denominado efeito poupa-terra da pecuária brasileira
Continue Reading O efeito poupa-terra da pecuária brasileira, confinamento eleva produtividade
Com título de “melhor cavalo de corrida do mundo”, Calandagan vence o Dubai Sheema Classic
Um cavalo com motor, coração e aceleração decisiva. Filho da criação própria (homebred) e com 5 anos de idade, Calandagan é um típico exemplo do que há de mais moderno no turfe europeu: resistência, velocidade progressiva e capacidade de explosão nos metros finais.





