O Estado do Nordeste deve semear, em 2024/25, 373,7 mil hectares, ante os 365,3 mil hectares previstos em novembro e área 8% maior em relação ao que foi semeado na safra 2023/24, de 346 mil hectares.
A consultoria StoneX revisou para cima sua previsão para a safra de algodão 2024/25 no Brasil. O País deve colher, agora, 3,83 milhões de toneladas da fibra, 0,4% mais ante os 3,81 milhões de toneladas previstas na estimativa de novembro. Em comparação com a safra 2023/24, quando foram colhidos 3,62 milhões de toneladas, há avanço de 5,6%.
O ajuste para cima, conforme a consultoria, se deu pelo aumento da área plantada na Bahia, de 2,3% em comparação com novembro. O Estado do Nordeste deve semear, em 2024/25, 373,7 mil hectares, ante os 365,3 mil hectares previstos em novembro e área 8% maior em relação ao que foi semeado na safra 2023/24, de 346 mil hectares.
A StoneX comenta ainda que, embora algumas áreas já tenham começado a ser plantadas com algodão, a maior parte da safra segue aguardando a colheita da soja no Centro-Oeste. “Com a ajuda do clima, a perspectiva é de que o plantio de algodão na segunda safra não seja muito afetado no começo de 2025”, complementa a consultoria, em nota. “Ainda assim, o monitoramento do clima nas regiões produtoras será essencial nos próximos meses.”
Quanto à oferta e demanda, o Brasil deve encerrar 2024 embarcando 2,8 milhões de toneladas de algodão. “Por mais que o ritmo de exportação tenha ficado um pouco mais fraco no fim de novembro, o que tem sido visto nos portos ao longo do mês de dezembro é animador”, diz o analista de inteligência de mercado do grupo, Raphael Bulascoschi, na nota.
“Há a perspectiva de que o Brasil consiga embarcar próximo das 370 mil toneladas no mês de dezembro, o que garantiria a conclusão do ano dentro das estimativas.”
Já a perspectiva de consumo doméstico segue favorável, dadas as perspectivas para a economia no ano que vem, fazendo com que o número de demanda interna se mantenha nas 720 mil toneladas para 2025, ganho de 40 mil toneladas em comparação com 2024. Com os ligeiros ganhos de produção trazidos na estimativa deste mês e mantidos os números de uso total, pode-se esperar estoques finais próximos das 2,7 milhões de toneladas, conclui a StoneX.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Do confronto ao diálogo: Lula sinaliza nova era nas relações com Trump e os EUA
De olho em aliviar o “tarifaço” de Trump, Lula prega entendimento e diz que Brasil e EUA devem atuar “como parceiros, não rivais”; Trump elogiou Jair Bolsonaro na frente de Lula
Continue Reading Do confronto ao diálogo: Lula sinaliza nova era nas relações com Trump e os EUA
Vídeo: Grupo indígena incendeia tratores e casa durante ocupação de fazenda em MS
Ação de cerca de 50 indígenas Guarani-Kaiowá, que reivindicam território ancestral, resultou na destruição de maquinários e da sede da Fazenda Ipuitã, em Caarapó (MS). Caso reacende tensão agrária na região.
Continue Reading Vídeo: Grupo indígena incendeia tratores e casa durante ocupação de fazenda em MS
Como o sertanejo brasileiro se refletiu na cultura dos cowboys americanos
Nascidos quase ao mesmo tempo para contar a vida na roça, os dois gêneros evoluíram em paralelo até se fundirem, criando a estética que hoje domina o agronegócio e a música no Brasil
Continue Reading Como o sertanejo brasileiro se refletiu na cultura dos cowboys americanos
Peso do cavaleiro: qual é o limite seguro para não lesionar o cavalo?
Não é só o peso do cavaleiro que conta, mas condicionamento, tipo de atividade, idade, sela e até habilidade na montaria.
Continue Reading Peso do cavaleiro: qual é o limite seguro para não lesionar o cavalo?
França cria “megafazenda” com 10 bilhões de larvas para transformar lixo em ração animal
Instalação na França cria 10 bilhões de larvas para transformar desperdício em proteína, óleo e fertilizante — mas setor ainda enfrenta barreiras econômicas e regulatórias.
Cana-de-açúcar pode garantir energia elétrica em época de seca, diz estudo
Durante a estação seca, quando os reservatórios atingem níveis críticos e a produção hidrelétrica diminui, a energia da cana supre o sistema elétrico nacional, assegurando fornecimento estável e seguro.
Continue Reading Cana-de-açúcar pode garantir energia elétrica em época de seca, diz estudo





