
Os organizadores da feira técnica apresentaram uma programação a autoridades e imprensa na sede da Farsul.
A Associação Nacional de Criadores – Herd Book Collares (ANC) realizou, nesta terça-feira, 11 de junho, uma apresentação institucional da 2ª edição da Feira Nacional de Genética – Fenagen Promebo. O evento ocorreu na sede da Farsul, em Porto Alegre (RS), reunindo autoridades estaduais, lideranças do setor agropecuário e representantes da imprensa. A feira já havia sido lançada anteriormente em Pelotas (RS), cidade que sediará o evento entre os dias 2 e 5 de julho, na Associação Rural.
Durante a apresentação, o presidente da ANC, Joaquin Villegas, ressaltou o avanço da pecuária de corte e o papel da Fenagen como vitrine técnica da genética nacional. “A feira evoluiu dentro do Promebo, sendo composta por animais criteriosamente avaliados. O julgamento utiliza uma metodologia híbrida, com 60% da nota formada por dados objetivos do programa e 40% por avaliação morfológica feita por jurado técnico específico para cada raça”, explicou.
Villegas destacou ainda que a proposta é premiar animais equilibrados em desempenho, tipo funcional e padrão racial. “A prova disso é que quase todos os campeões da edição anterior foram contratados por centrais de inseminação artificial”, acrescentou.
O presidente da Farsul, Gedeão Pereira, afirmou que a pecuária ganha cada vez mais relevância no atual cenário econômico do Estado. “Diante das dificuldades enfrentadas pela agricultura, a pecuária se apresenta como uma alternativa promissora, especialmente pelos mercados que estão se abrindo”, afirmou.
A edição 2025 da Fenagen contará com ampliação do número de remates, além dos julgamentos técnicos por raça. A programação também incluirá palestras e fóruns com foco em genética, sanidade animal, inovação e tecnologias aplicadas à produção pecuária.
Estiveram presentes no encontro a secretária de Relações Institucionais do governo do Estado, Paula Mascarenhas; a superintendente de Registro Genealógico da ANC e coordenadora da Fenagen, Sílvia Freitas; o superintendente do Senar-RS, Eduardo Condorelli; o vice-presidente da ANC e presidente da Federacite, Gilson Barreto Hoffmann; os representantes da Foco Pampeano, Rodrigo Azambuja e Vinícius Pereira; o diretor técnico da Febrac, José Arthur Martins; além de dirigentes do Sistema Farsul e do Senar.
VEJA TAMBÉM:
- IBGE: abates de bovinos, suínos e frangos registram melhor 1º trimestre da série
- Está na hora do governo Lula valorizar o agro, afirma Tereza Cristina
- Exportação de café verde do Brasil recua quase 36% em maio com baixa oferta, diz Cecafé
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.