
Selo Angus faz 20 anos e é exemplo de equilíbrio entre demanda e oferta por carne premium no mercado, afirma Ana Doralina Menezes; Confira um pouco mais desse sucesso.
Há 20 anos, começava um selo que mudou o mercado da carne como conhecemos no Brasil: o Programa Angus Certificada. O Selo Angus se tornou sinônimo de produto de qualidade e também de uma produção premium a partir de uma coordenação entre criadores, produtores, frigoríficos e, lógico, os consumidores. E, mesmo depois de duas décadas, o projeto segue sendo exemplo para a indústria alimentícia.
“O Selo Angus foi um programa de qualidade pioneiro na certificação de raça”, afirma Ana Doralina Menezes, gerente nacional do Programas Angus Certificada da Associação Brasileira de Angus. O programa foi o primeiro em escala nacional que conseguiu estabelecer critérios de qualidade em toda a cadeia produtiva da carne, da fazenda até as gôndolas.
O processo começou com um projeto-piloto, com criadores da raça no Rio Grande do Sul em 2003. Poucos eram os produtores do Angus no Brasil na época, conta Ana Doralice. A ideia era garantir que a carne Angus que chegasse aos supermercados da rede Zaffari tivessem sempre o mesmo grau de suculência, gordura e sabor.
Para tanto, foi preciso inspecionar os animais, o abate, a carcaça e até a embalagem do produto. Em menos de um ano, a procura dos consumidores foi tamanha que tiveram de aumentar o escopo do projeto de seis para onze lojas.
“Percebemos na época que o consumidor queria esse produto de alta qualidade. Era uma questão de organizar a cadeia produtiva. Sabíamos que se a gente conseguisse organizar essa cadeia produtiva, o programa iria crescer”, fala Ana Doralina.
Quando chegou a São Paulo, o Selo Angus foi focado no mercado premium, que estava acostumado a comprar produtos importados. “O selo mudou a visão dessas pessoas sobre o que era uma carne premium. Ele fez com que o brasileiro passasse a olhar um pouco mais para a carne do que só para o corte”, diz a executiva.

Selo de qualidade
O selo certificava animais que tivessem, no mínimo, 50% de sangue Angus, que fossem abatidos jovens e dentro de rígidas especificações. Muitos produtores passaram a procurar a raça para criação, buscando a genética Angus. A Marfrig, por exemplo, criou um programa de fomento para apoiar o criador de Angus, com bonificações para a produção.
O fomento para a criação da raça e para apoiar o melhoramento genético dos bois se converteu em números. Se em 2003 eram 20 mil animais, em 2022 foram 461,6 mil. O programa opera atualmente com 42 unidades frigoríficas, em 22 indústrias em 11 estados brasileiros.
Enquanto o número de raças aumentava, o público brasileiro passou a assumir que o Angus não era apenas uma carne super-premium, mas uma parte do dia a dia. E nada foi mais significativo do que o movimento do McDonalds. Em 2011, a rede de restaurantes passou a usar não só as carnes do Selo Angus, como também nomeou dois lanches a partir da nomenclatura da raça no Brasil.
“O McDonald’s foi a vitrine que popularizou a palavra Angus para as pessoas. As pessoas conseguiram entender que qualidade estava vinculada a essa palavra”, afirma Ana. Os hambúrgueres foram uma maneira inteligente encontrada pela indústria para mostrar que a carne é boa, independente do tipo de produto que ela faz.

Angus: da Escócia para o Brasil
A raça Aberdeen Angus é originada da Escócia e chegou no Brasil em 1906. Os animais dessa raça têm como principal característica a precocidade. Ana Doralice explica que a raça cresce e se desenvolve “muito mais rápido” para chegar ao ponto de equilíbrio.
Além disso, a raça consegue fazer deposição de gordura no músculo mais cedo. “Em outras raças, a deposição de gordura no músculo é mais tardia: crescem primeiro os ossos, depois o músculo e então a gordura. O Angus faz isso mais jovem”, diz Ana. Tal característica torna a raça mais produtiva e sustentável para os criadores.
O Angus também conta com mais gordura intramuscular, que dá o marmoreio e o sabor da carne. A qualidade final do Selo, no entanto, também abrange o bem-estar animal. “A qualidade da carne é um somatório de tudo”, afirma.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Nova estrutura, localizada em Bom Sucesso (PR), conta com dois núcleos, dez galpões e capacidade para 110 mil aves; unidade de produção de ovos fortalece estratégia de crescimento no setor avícola Continue Reading GTF inaugura unidade de produção de ovos no Paraná com capacidade para 110 mil aves Os Estados Unidos atravessam o menor ciclo pecuário em 75 anos, com cerca de 80 milhões de cabeças de gado ante 100 milhões em períodos normais. Continue Reading Para Abiec, EUA devem retomar compra de carne brasileira com revisão de tarifa Especialista explica as obrigações do produtor e os riscos de descaracterização do crédito em caso de aplicação inadequada do dinheiro. Continue Reading Crédito rural exige atenção redobrada na aplicação do recurso A Aprosoja Mato Grosso reforça que a regularização das precipitações é decisiva para acelerar o plantio e resguardar a janela da safra do milho. Continue Reading Aprosoja: atraso nas chuvas pode prejudicar andamento da safra 2025/26 em MT A norma em questão, contestada pelo PV, estabelece a redução de 60% da alíquota de IBS e CBS cobrados sobre a venda de defensivos. Continue Reading STF volta a julgar ações sobre benefícios fiscais a defensivos Segundo interlocutores, a reunião entre os dois foi dividida em duas partes, com duração em torno de uma hora no total. Continue Reading Mauro Vieira e Marco Rubio se reúnem por cerca de 1 hora na Casa BrancaGTF inaugura unidade de produção de ovos no Paraná com capacidade para 110 mil aves
Para Abiec, EUA devem retomar compra de carne brasileira com revisão de tarifa
Crédito rural exige atenção redobrada na aplicação do recurso
Aprosoja: atraso nas chuvas pode prejudicar andamento da safra 2025/26 em MT
STF volta a julgar ações sobre benefícios fiscais a defensivos
Mauro Vieira e Marco Rubio se reúnem por cerca de 1 hora na Casa Branca