
O Anuário traz reportagem sobre as pesquisas da Embrapa para aumentar a eficiência dos sistemas de produção, tendo como foco a redução da pegada de carbono sem esquecer a produtividade.
O Brasil produziu 25,375 bilhões de litros de leite em 2024, com aumento de 2,38% sobre o ano anterior (34,55 bilhões de litros). Minas Gerais segue como o maior estado produtor, seguido por Paraná e Rio Grande do Sul – o que compra o crescimento da atividade na região Sul.
Este é um dos dados do Anuário Leite 2025, da Embrapa Gado de Leite, produzido pela Texto Comunicação, que está à disposição para download gratuitamente no link: embrapa.br/gado-de-leite.
A publicação conta com 35 artigos com estatísticas, análises, dados, pesquisas, mercado internacional, importação, resultado financeiro, perfil dos produtores e outras informações importantes para quem atua direta ou indiretamente na cadeia da produção de lácteos.
O tema central é a produção de leite e as mudanças climáticas. O Anuário traz reportagem sobre as pesquisas da Embrapa para aumentar a eficiência dos sistemas de produção, tendo como foco a redução da pegada de carbono sem esquecer a produtividade.
“A COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, programada para novembro de 2025, definiu parte das pautas do Anuário Leite 2025. Um alinhamento assumido não tão somente pela validade do evento em si, mas principalmente pela importância das questões a ser ali discutidas e, mais ainda, pelo vínculo das ações de pesquisa da Embrapa Gado de Leite, entre outras unidades, com questões relacionadas ao tema central do evento de Belém-PA”, assinala o editor-chefe Nelson Rentero.
Outro destaque do Anuário é o melhoramento genético de bovinos de Girolando, que já resultou no aumento de 60% da produtividade leiteira da raça, com redução de 39% das emissões de metano por litro de leite. “Em paralelo, estudos sobre a aplicabilidade do sistema de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta confirmam a diminuição do estresse térmico dos animais de diferentes raças, influenciando positivamente a fertilidade e a produtividade do rebanho”, destaca Rentero.
O Anuário Leite da Embrapa Gado de Leite chega à 8ª edição em 2025, tendo se tornado referência sobre a cadeia produtiva dos lácteos. Mais informações: www.embrapa.br/gado-de-leite
VEJA TAMBÉM:
- Haddad: mercado tem apetite por linhas de crédito para recuperação de pastagens
- Plano Safra 2025/26: Moderfrota empresarial terá R$ 9,5 bilhões
- Plano Safra: nosso objetivo é consolidar o Brasil como celeiro do mundo, diz Lula
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.