
Segundo pesquisadores, essa mudança abrupta nas regras comerciais intensificou a instabilidade nos valores externos e internos do grão.
O anúncio de aumento das tarifas de importação dos Estados Unidos para o café brasileiro, de 10% para 50%, intensificou as incertezas do setor global da commodity.
Segundo pesquisadores do Cepea, essa mudança abrupta nas regras comerciais intensificou a instabilidade nos valores externos e internos do grão – vale lembrar que o Brasil é líder mundial na exportação de arábica.
Pesquisadores do Cepea destacam que o Brasil é origem de cerca de 25% das importações norte-americanas de café, e uma tarifa de 50% se configura como uma grande desvantagem ao produto nacional e gera incertezas quanto ao escoamento da safra brasileira.
A Colômbia, segunda maior fornecedora aos EUA, permanece isenta de tarifas, enquanto o Vietnã, maior exportador de robusta, até o momento, tem alíquota de 20%.
Apesar de o Brasil possuir outros mercados, inclusive o doméstico, pesquisadores do Cepea apontam que, para absorver uma possível retração da demanda norte-americana, essa realocação é complexa, dada a importância e o dinamismo da indústria de torrefação dos EUA.
Dessa forma, pesquisadores do Cepea indicam que o mercado aguarda novos desdobramentos nas negociações comerciais entre os dois países, e, até lá, as oscilações nos mercados externos e, por conseguinte, interno devem persistir.
Fonte: Cepea
VEJA TAMBÉM:
- Bolsonaro na cadeia? PGR pede condenação por crimes no inquérito do golpe; entenda
- Preço do açúcar se estabiliza no spot paulista
- Volume negociado de etanol no spot de São Paulo segue limitado
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.