
O BeefTrader é um software que monitora e prediz o desempenho individual e diário do gado confinado, com o uso de tecnologias inovadoras, indicando o Ponto Ótimo de Negociação (PON) para o produtor.
O Brasil é o maior exportador mundial de carne, atendendo mais de 150 países, sendo responsável por cerca de 20% do mercado internacional e conta com as maiores redes de frigoríficos e de distribuição do planeta. Uma startup desenvolveu um aplicativo que garante o ponto exato de venda do boi confinado. A inovação surpreende pois pode fazer o pecuarista a obter margens de até 30% nas negociações com o boi gordo. O aplicativo é o BeefTrader que foi desenvolvido pela @Tech, uma startup que nasceu em Piracicaba (SP), na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (Esalq/USP).
Já pensou em poder pesar o gado à distância? A empresa, desenvolveu uma tecnologia para ajudar o produtor em campo. O sistema permite que o boi seja pesado entre dez e doze vezes ao dia por estar acoplado dentro dos piquetes. Assim, o equipamento pesa o boi toda vez que ele vai beber água. O BeefTrader é um software que monitora e prediz o desempenho individual e diário do gado confinado, com o uso de tecnologias inovadoras, indicando o Ponto Ótimo de Negociação (PON) para o produtor.
Aumentar a lucratividade de pecuaristas pode gerar impacto sobre 10% do PIB brasileiro. Este projeto visa estimular o aumento de produtividade, melhorar lucratividade e reduzir o custo da @ produzida, descomotizando-a, ajudando países atenderem suas demandas, com retorno para produtores, processadores e consumidores.
A proposta é oferecer um conjunto de mecanismos que monitorem os animais desde a recria e o confinamento até o abate, além de permitir o monitoramento do peso, ECC e do frame size (tamanho animal) baseados nas características do indivíduo e formação de grupos de animais mais lucrativos usando visão computacional, algoritmos de Inteligência Artificial (IA) integrados a modelos de tomada de decisão com pesquisa operacional.
Fundada há cerca de 10 anos, a startup passa a direcionar soluções para o produtor rural desde 2019. No Brasil, a ferramenta já monitora 34 confinamentos, acompanhando a negociação de 70 mil a 80 mil cabeças de bovinos.
“Ao longo de todo o confinamento do gado, o animal é pesado mais de mil vezes, aumentando a precisão da ferramenta”, diz Albertini.
A solução monitora o boi com pesagens toda vez que o animal bebe água e por meio de imagens. Paralelamente, dados de mercado são inseridos no sistema e cruzados com as informações individuais de cada animal. Dessa forma, o BeefTrader calcula e indica o melhor momento para negociar as cabeças uma a uma. “O animal é pesado até 800 vezes durante a operação de aproximadamente 100 dias. Hoje, sem a tecnologia, o boi é pesado somente duas vezes, quando entra no confinamento e quando vai para o abate”, explica Tiago Albertini, diretor da @Tech.

A plataforma é mobile e o produtor pode monitorar o rebanho a todo momento e em tempo real. O software também pode ser utilizado pelos frigoríficos, para saber com antecedência a qualidade dos animais que vão adquirir e planejar melhor as compras e a logística.
De acordo com Albertini, o investimento por cabeça é pequeno frente ao aumento considerável da lucratividade do rebanho. “Garantimos que todos os animais vão dar lucro no final da operação. Acabamos com o chamado boi ladrão.”
Tomada de Decisão BeefTrader
- Visão de todos os lotes em um só lugar
- Visão diária da sua operação (pesos, GMD, Conversão, Lucro, Custos)
- Negociação com previsibilidade
- Predições confiáveis com 45 dias de confinamento
- Melhora da conversão alimentar e otimização do desempenho ambiental
- Índices zootécnicos e econômicos confiáveis para monitorar o desempenho total do seu rebanho confinado
Inteligência artificial no confinamento
A verdadeira revolução está na combinação de análise de dados avançada e inteligência artificial. O BeefTrader utiliza algoritmos de IA para prever o desempenho dos animais e identificar o Ponto Ótimo de Negociação (PON).
Isso ajuda os produtores a tomar decisões mais estratégicas, aumentando a lucratividade de seus negócios. O software também se preocupa com a sustentabilidade e eficiência ambiental. Com a monitorização constante, é possível otimizar o uso dos recursos naturais, reduzindo o impacto ambiental da atividade pecuária.
Além disso, ao fornecer informações precisas sobre o estado dos animais, o BeefTrader contribui para a segurança alimentar, garantindo produtos de qualidade aos consumidores. Clique aqui e conheça outros detalhes sobre a empresa e suas soluções tecnológicas para a pecuária de corte.
@Tech
A @Tech – Inovações Tecnológicas para a Agropecuária é uma agtech – startup do agronegócio – situada no Vale do Piracicaba (AgTech Valley). A empresa nasceu incubada na Esalqtec – incubadora tecnológica da Esalq/USP e hoje é residente do Pulse – hub de inovação do agronegócio da Raízen. Tem o objetivo de criar soluções de pecuária de precisão, baseadas em pesquisas científico tecnológicas, para que produtores, indústrias e instituições ligadas ao agronegócio tenham mais informações e conhecimento para apoio na tomada de decisão de seus negócios, visando lucratividade, segurança alimentar, qualidade e respeito ao meio ambiente.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98. Na raça Hereford, o campeonato Terneira foi vencido por Sonho e Realidade FIV312 Mexa, da Fazenda Sonho e Realidade, de Água Doce (SC). Continue Reading Hereford e Braford são destaque nos últimos julgamentos da 2ª Fenagen Promebo Lula fez questão de dizer que, durante a plenária desta manhã, com países-membros, associados e convidados, em nenhum dos discursos foi comentada a afirmação de Trump. Em junho, as exportações de carne de frango chegaram a 343,4 mil toneladas. O saldo é 21,2% menor em relação ao registrado no mesmo período do ano passado, com 435,9 mil toneladas. Continue Reading Exportação de carne de frango cresce 0,5% no primeiro semestre O governo brasileiro pediu também à China o reconhecimento do status do Brasil como livre de febre aftosa sem vacinação. Continue Reading Brasil pede à China regionalização de protocolos de produtos de origem animal Em uma coletiva na tarde do domingo (6), o governador do Texas, Greg Abbott, afirmou que as inundações repentinas ainda representam perigo para algumas regiões do estado. Continue Reading Enchentes no Texas deixam 80 mortos, incluindo 28 crianças No Zoológico de Minnesota, nos Estados Unidos, uma história de afeto e superação tem emocionado a todos Hereford e Braford são destaque nos últimos julgamentos da 2ª Fenagen Promebo
Lula classifica ameaça tarifária de Trump aos Brics nas redes sociais de “irresponsável”
Exportação de carne de frango cresce 0,5% no primeiro semestre
Brasil pede à China regionalização de protocolos de produtos de origem animal
Enchentes no Texas deixam 80 mortos, incluindo 28 crianças
Após perder o próprio filhote, égua cuida de potrinho com deficiência rejeitado pela mãe