
Disponível para web e smartphones Android, o Irrifert integra tecnologia, inovação e conhecimento técnico, apoiando a tomada de decisão no dia a dia do produtor.
Desenvolvido pela Embrapa Uva e Vinho, em parceria com a empresa Agrimar, o Irrifert é um aplicativo prático e eficiente para auxiliar produtores de maçãs e profissionais de assistência técnica na gestão eficaz da irrigação e fertirrigação para cada pomar. Foi criado especialmente para enfrentar os desafios climáticos (déficit hídrico) e otimizar o uso de água e fertilizantes. Disponível para web e smartphones Android, o Irrifert integra tecnologia, inovação e conhecimento técnico, apoiando a tomada de decisão no dia a dia do produtor e contribuindo para aumentar a produtividade e a qualidade das maçãs.
Resultado de mais de uma década de pesquisas sobre irrigação e fertirrigação em pomares de macieira, conduzidas pelo pesquisador Gilmar Nachtigall, da Embrapa Uva e Vinho, o programa reúne recomendações técnicas validadas em campo que transformam cálculos complexos em informações acessíveis, orientando o manejo de água e nutrientes de forma precisa.
“Atuo desde o final da década de 80 pesquisando a cultura da macieira e acompanho os crescentes desafios com as estiagens prolongadas e déficits hídricos. A proposta do Irrifert é traduzir conhecimento técnico-científico em uma interface simples e prática, permitindo que produtores e técnicos possam tomar decisões baseadas em dados e recomendações validadas”, afirma Nachtigall.
O conhecimento técnico adquirido ao longo dos anos foi a base para a execução do Projeto de Inovação Aberta intitulado “Desenvolvimento de aplicativos para gestão da irrigação e da fertirrigação na cultura da macieira”, executado pela equipe da Embrapa Uva e Vinho e Agrimar e que codesenvolveu o Irrifert.
O Irrifert contribui com a economia de água, fertilizantes, regularidade na produção e melhor qualidade dos frutos. “É uma ferramenta estratégica para o pomicultor, que passa a manejar a irrigação e a nutrição da macieira de forma integrada e sustentável”, afirma Nachtigall.
Para Daniel Tonet, da Agrimar, o novo aplicativo irá facilitar e trazer maior tranquilidade para os pomicultores. “Conhecendo as principais dificuldades enfrentadas pelos produtores, buscamos simplificar o manejo. Após um simples preenchimento de dados de um determinado pomar, em segundos o aplicativo faz a correta recomendação, indicando a quantidade e o melhor momento para a aplicação dos insumos de forma prática e precisa”, explica.
Esse trabalho é resultado de nove anos de pesquisa e validação em conjunto com pesquisadores da Embrapa e produtores reais, o que já trouxe resultados expressivos nos pomares. Entre os avanços estão a correta formação da planta, maior quantidade de ramos produtivos e a obtenção de frutos de maior calibre, garantindo melhor remuneração e rentabilidade, já que recursos como água e adubo são utilizados de forma mais eficiente.
Pensando em complementar essa solução, foram desenvolvidos fertilizantes específicos para cada fase da cultura da maçã, com matérias-primas adequadas e inclusive com etiquetas de cores diferentes que facilitam a aplicação no campo e potencializam ainda mais os resultados obtidos.
Todo este esforço da equipe já apresentou resultados positivos nos pomares, que vão desde a correta formação da planta, com estrutura vegetativa e produtiva adequadas, passando pela garantia de safra com frutas de calibre maior, o que garante uma melhor remuneração e rentabilidade, pois os recursos como água e adubo serão efetivamente aproveitados.
“Não faço mais nada na propriedade sem fertirrigação”, declarou o produtor Eduardo Palandi, das Frutas Bocad’oro (@frutasbocadoro), de Caxias do Sul (RS). Ele foi um dos validadores do Irrifert e comenta que a área escolhida foi um replantio de 5 ha de maçãs. “Erradicamos e, no mesmo ano, já fizemos o replantio utilizando a fertirrigação. Ficamos surpreendidos com o excelente desenvolvimento das plantas e optamos por encerrar na oitava semana de adubação, sem concluir as dez previstas, pois o vigor estava muito elevado”, conta. Ele destaca que o resultado é ainda mais impressionante considerando que, pela recomendação tradicional, a área deveria repousar por pelo menos um ano antes do replantio.
Os resultados foram tão impactantes que os irmãos Palandi planejam ampliar em 100 ha a área com fertirrigação nas próximas safras. “Não temos nenhuma perda de fertilizante. A possibilidade de adubar semanalmente, fornecendo exatamente o que a planta precisa, diluído na água, garante absorção total, o que muitas vezes não acontece na adubação convencional, feita de uma única vez e dependente da chuva para chegar às raízes”, complementa. Segundo ele, o Irrifert facilitou o gerenciamento desse manejo e trouxe tranquilidade quanto à qualidade e produtividade do pomar.
Resultados em campo
Os resultados em campo demonstram reduções de até 20% no consumo de água e de 30% no uso de fertilizantes, além de maior uniformidade na produção e melhoria na qualidade das maçãs. O sistema também minimiza riscos ambientais, reduzindo perdas de nutrientes por lixiviação e a contaminação do solo e da água. O Irrifert representa um avanço estratégico para o setor. “A ferramenta oferece ao produtor uma forma prática e segura de manejar de forma integrada a irrigação e a nutrição da macieira, promovendo economia e sustentabilidade”, conclui Nachtigall.
Principais benefícios do Irrifert
Aumento da produtividade: Pesquisas demonstraram que o uso combinado de irrigação e fertirrigação aumentou significativamente a produção de maçãs — com ganhos médios de até 30% para a cultivar Galaxy e 90% para a Fuji Suprema, comparados a pomares em sequeiro (sem irrigação) com os pomares irrigados/fertirrigados.
Melhoria da qualidade dos frutos: Favorece a obtenção de frutas com maior calibre (tamanho) e com melhor coloração, agregando valor comercial.
Eficiência no uso de água e nutrientes: Permite irrigar na quantidade certa, na hora certa, evitando desperdícios. A fertirrigação garante que os nutrientes sejam aplicados de forma controlada, conforme a necessidade da planta em cada fase de desenvolvimento.
Maior retorno econômico: Frutos de maior calibre e qualidade têm melhor preço de mercado, aumentando a rentabilidade do produtor.
Antecipação da produção: Favorece o rápido desenvolvimento vegetativo das plantas, especialmente quando usado desde o plantio, além de garantir a correta formação da estrutura produtiva.
Decisões baseadas em dados: O aplicativo integra ferramentas de monitoramento da umidade do solo e da necessidade de cada nutriente por fase de desenvolvimento das plantas, que ajudam a acompanhar a umidade do solo e a eficiência da fertirrigação.
Praticidade e gestão integrada: Disponível para web e smartphones Android, o Irrifert reúne módulos de cadastro do pomar, monitoramento, relatórios e simulações, permitindo ao produtor planejar, registrar dados diários e gerar relatórios técnicos.
Sustentabilidade: O uso racional da água e dos fertilizantes reduz perdas por lixiviação e impacto ambiental.
Como o Irrifert funciona
O Irrifert é uma ferramenta de apoio ao manejo da irrigação e da fertirrigação em pomares de macieira, integrando monitoramento da umidade do solo, parâmetros de desenvolvimento vegetativo das plantas e recomendações técnicas em um único aplicativo que apresenta as orientações na web ou em smartphones Android.
O Sistema
Cadastro do pomar: o passo inicial é cadastrar as informações sobre a área do pomar, informando o tipo de solo, a cultivar, o espaçamento, qual o sistema de irrigação (gotejamento ou microaspersão) e os dados de tensiômetros instalados, que serão responsáveis para medir a umidade do solo de forma indireta (ele avalia a tensão da água no solo, ou seja, a força com que a água está retida nas partículas de solo, possibilitando estimar a umidade do solo). Essa é uma importante etapa de inserção das informações que será a base de todo o sistema.
Monitoramento da umidade do solo: diariamente são realizadas as leituras dos tensiômetros para definir o momento ideal de irrigar e a quantidade de água necessária, de acordo com a profundidade das raízes e as condições climáticas.
Planejamento da fertirrigação: a partir das informações inseridas no cadastro, que incluem a produção esperada, a fase de desenvolvimento da macieira e cultivar para a qual se deseja a recomendação, o aplicativo irá fazer a indicação dos tipos de fertilizantes, das doses e a sugestão de um cronograma de aplicação, ajustável às condições específicas do pomar do usuário.
Relatórios: o usuário poderá extrair recomendações diárias de irrigação, registros de umidade do solo, volumes aplicados e cálculos de fertilizantes para cada quadra e safra. Também é possível a emissão de relatórios com o histórico das ações realizadas.
Assinatura anual e acesso a relatórios
A assinatura do sistema é anual, considerando a área do setor do pomar que será monitorada e estabelecida a indicação de irrigação e fertirrigação.
Os interessados em se tornarem assinantes do Irrifert podem entrar em contato pelo e-mail: contato@irrifert.app.br ou acessar o QRCODE:
Fonte: Embrapa
VEJA TAMBÉM:
- Corte bovino exclusivo de Mato Grosso ganha força em frigoríficos e restaurantes
- Fisioativador aumenta produtividade da soja em até 158% em relação ao manejo padrão na Bahia
- Queda do arroz em casca mantém pressão sobre beneficiado e varejo
ℹ️ Conteúdo publicado por Myllena Seifarth sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.