
O “Tratoraço”, organizado pelo Sindicato Rural de Cruz Alta e sua comissão jovem, em parceria com a Farsul, teve ainda o apoio do movimento SOS Agro RS e reuniu mais de 300 tratores
Na última sexta-feira, 11 de julho, as ruas de Cruz Alta foram tomadas por um grande ato em defesa do agronegócio. O “Tratoraço”, organizado pelo Sindicato Rural de Cruz Alta e sua comissão jovem, em parceria com a Farsul e com o apoio do movimento SOS Agro RS, reuniu mais de 300 tratores e máquinas agrícolas em uma manifestação que clamava por soluções para o endividamento do setor.
O evento contou com a presença de um número expressivo de agricultores da região e de importantes lideranças políticas, demonstrando a força e a união do campo. Representando o governo estadual, esteve presente o Secretário da Reconstrução Gaúcha, Clair Kuhn. Também participaram os senadores Luiz Carlos Heinze (PP) e Hamilton Mourão (Republicanos), além de uma bancada de deputados federais composta por Pedro Westphalen (PP), Afonso Hamm (PP), Marcelo Moraes (PL), Zucco (PL), Sanderson (PL) e Osmar Terra (MDB). A esfera estadual foi representada ainda pelos deputados Rafael Braga (MDB) e Capitão Martim (Republicanos).
A Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) foi representada por seus diretores Domingos Velho e Elmar Konrad, reforçando o apoio da entidade às pautas dos produtores. A Aprosoja RS também marcou presença com Ireneu Orth.

A principal reivindicação do movimento é a securitização das dívidas do agronegócio, uma medida considerada crucial para garantir a sustentabilidade da produção agrícola no estado. Durante o ato, um documento com as principais demandas do setor foi entregue oficialmente às instituições financeiras.

Moacir Medeiros, presidente do Sindicato Rural de Cruz Alta, agradeceu a todos os envolvidos pelo esforço em realizar uma manifestação exemplar. “Agradecemos aos agricultores que mais uma vez mostraram o valor do agro no RS. Não vamos desistir até que a solução aconteça”, declarou.

A mobilização em Cruz Alta reflete a preocupação do setor agrícola gaúcho com a atual conjuntura econômica e a busca por diálogo e ações concretas por parte do poder público e das instituições financeiras. Os organizadores reforçaram que a luta continua e que o setor permanecerá mobilizado até que suas reivindicações sejam atendidas.
VEJA OS VÍDEOS DA MOBILIZAÇÃO:
Escrito por Compre Rural
VEJA MAIS:
- Após perder o próprio filhote, égua cuida de potrinho com deficiência rejeitado pela mãe
- Você sabe o que é o vergalho? Pênis do boi é mais que uma iguaria culinária
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.