RS atinge 95% da semeadura de arroz, com mais de 876 mil hectares plantados. IRGA aponta avanço nas regiões e expectativa positiva para a safra.
Com mais de 876.259,72 hectares semeados, o Estado do Rio Grande do Sul está em fase de finalização dos trabalhos de semeadura de arroz. Registrando 95,24% da intenção total, as seis regiões arrozeiras estão realizando os levantamentos finais de semeadura nos 135 municípios.
Segundo levantamento da Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural do Instituto Rio Grandense do Arroz, a Região Planície Costeira Externa foi, até o momento, a única a atingir 100% da intenção total, com 94.887 hectares semeados. Os dados registram:
- Região Zona Sul: apresenta 98,02%, com 153.438,72 hectares semeados.
- Região Planície Costeira Interna: são 136.334 hectares, o que representa 97,06% da intenção.
- Fronteira Oeste: região com maior produção de arroz, são 94,37%, 256.534 hectares semeados.
- Região Campanha: os índices registram 129.166 hectares semeados, ou seja 95,23% da área de intenção.
- Região Central: é a regional com a menor porcentagem semeada, uma vez que tradicionalmente a finalização dos trabalhos no campo acabam se estendendo até o final do ano. Conforme relatório, os índices registram 100.643 hectares, o que representa 83,37% da intenção.
A expectativa é que quando finalizada a semeadura, os dados também cheguem na casa dos 90%.
O Gerente da DATER, Luiz Fernando Siqueira, explica a importância da época de finalização da semeadura: “é um período importante, com todas a regiões se aproximando do encerramento da semeadura, o foco das nossas equipes agora é revisar e finalizar os relatórios, para que na abertura da colheita possamos ter os dados mais assertivos possíveis para o cenário e projeções sobre setor orizícola”, frisa o Engenheiro Agrônomo.
A prospecção é que os dados finais da safra sejam divulgados pelo IRGA durante a programação da 36ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, prevista pra acontecer de 24 a 26 de fevereiro em Capão do Leão, com o tema “Cenário Atual e Perspectivas Conectando Campo e Mercado”.
Fonte: IRGA
VEJA MAIS:
- Expectativa de “tsunami” de carne bovina do Brasil nos EUA em 2026 já muda mercado global
- Retro 2025: Gigante chinesa autoriza compra de terras no Brasil para iniciar plantio de grãos
- Sementes falsificadas avançam no Brasil e geram grandes prejuízos: de quem é a responsabilidade?
ℹ️ Conteúdo publicado pela estagiária Ana Gusmão sob a supervisão do editor-chefe Thiago Pereira
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias
Não é permitida a cópia integral do conteúdo acima. A reprodução parcial é autorizada apenas na forma de citação e com link para o conteúdo na íntegra. Plágio é crime de acordo com a Lei 9610/98.