A procura crescente fez com que, já em outubro de 2025, o volume emitido superasse o total registrado ao longo de todo o ano anterior.
São Paulo, 14 – A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pescas do Ministério da Economia informou que a emissão de warrants no setor agropecuário registrou forte expansão entre janeiro e outubro de 2025.
No período, foram emitidos títulos no valor de US$ 1,96 bilhão e 159,161 bilhões de pesos argentinos, montantes que representam altas anuais de 102% e 69%, respectivamente, segundo dados da Subsecretaria de Mercados Agroalimentares e Integração Internacional.
Os warrants – instrumentos financeiros que permitem a obtenção de crédito mediante a garantia de mercadorias – têm ganhado relevância no agronegócio e nas economias regionais pela agilidade e eficiência na liberação de recursos, diz a pasta, em nota. A procura crescente fez com que, já em outubro de 2025, o volume emitido superasse o total registrado ao longo de todo o ano anterior, quando foram movimentados US$ 1,076 bilhão e 108,924 bilhões de pesos.
A emissão desses títulos abrange atualmente 18 províncias e uma ampla gama de produtos, incluindo cereais, oleaginosas, açúcar, fertilizantes, tabaco, gado vivo, suco de limão, leite em pó e cascas secas, entre outros.