
“Caso a situação se prolongue a morte de milhares de aves pode ser inevitável, o que causaria uma catástrofe sem precedentes para o setor produtivo”, informou o portal PowerMix, responsável por divulgar a denuncia de que a BRF não fornece ração para as aves a três dias. BRF se posiciona sobre o tema.
Avicultores que fornecem frangos para a BRF S.A. em Nova Mutum, estado do Mato Grosso, esses denunciaram que a empresa não está entregando a ração para alimentação dos animais há três dias, colocando em risco milhares de aves e impactando diretamente a produção. A denúncia foi divulgada pelo portal Power Mix, que recebeu as informações de produtores preocupados com a situação.
O portal Compre Rural esteve em contato direto com a BRF que, através da sua assessoria de impressa, nos esclareceu os fatos ,através de nota oficial (pode ser lida abaixo). A empresa “esclarece que o abastecimento de ração aos produtores integrados de Nova Mutum (MT) nunca esteve paralisado”. Informando ainda que: “companhia identificou instabilidades pontuais no fluxo do suprimento nas últimas 24 horas, que já estão encaminhadas para resolução até o final desta quarta-feira.”
Crise na produção: “BRF não fornece ração para as aves”
Segundo relatos de avicultores que entraram em contato com a redação do Power Mix, “a falta de alimentação já compromete a sobrevivência das aves, e se a situação persistir, a morte de milhares de frangos pode ser inevitável“, destacou a matéria do Portal. O impacto pode se estender para além dos produtores, afetando o abastecimento da cadeia avícola e gerando consequências econômicas graves.
“Os frangos estão há três dias sem ração. Se isso continuar, teremos uma catástrofe sem precedentes. Não sabemos o que está acontecendo e até agora a BRF não nos deu qualquer resposta”, relatou um dos produtores.
O outro lado da história, o posicionamento da BRF
Conforme dito pela BRF, a empresa nunca deixou de fornecer o suprimento aos seus parceiros. A falha que ocorreu, de forma pontual, foi corrigida com a máxima rapidez para mitigar os danos e, segundo ela, segue “acompanhando os estoques de insumos de todos os produtores da região para garantia da plena produção.”
Nota oficial da BRF:
“A BRF esclarece que o abastecimento de ração aos produtores integrados de Nova Mutum (MT) nunca esteve paralisado. A companhia identificou instabilidades pontuaisno fluxo do suprimento nas últimas 24 horas, que já estão encaminhadas para resolução até o final desta quarta-feira. A empresa segue acompanhando os estoques de insumos de todos os produtores da região para garantia da plena produção.”

Possíveis impactos e bem-estar animal
Independe do lado certo ou errado, é preciso destacar que o mais importante neste momento é o bem-estar das aves. Caso o fornecimento não seja normalizado imediatamente, o setor pode enfrentar perdas significativas, tanto para os produtores quanto para a própria empresa, que pode ter sua cadeia de fornecimento afetada. Além disso, há preocupações sanitárias, uma vez que a morte em grande escala de aves pode gerar riscos ambientais e à segurança alimentar.
A situação exige que as partes entrem em consenso para evitar um colapso na produção avícola e garantir o bem-estar animal.
Conteúdo atualizado as 19:44, com inclusão das informações fornecidas ao Compre Rural pela BRF.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Justiça defere recuperação judicial de grupo proprietário da Agropecuária Santa Mônica
Devedores agora têm a responsabilidade de elaborar um único plano de recuperação a ser votado pela assembleia de credores
Ratinho diz por que deixou de criar gado em suas fazendas em revelação “bombástica”; vídeo
O apresentador do SBT, Ratinho Massa, possui um verdadeiro Império Rural e durante a conversa, ele afirmou que já esteve mais envolvido com a criação de gado, mas decidiu diminuir sua atuação no setor pecuário, mantendo apenas uma pequena parte do seu rebanho
Grupo Mira Transportes e Logística pede recuperação judicial após trajetória de 46 anos
Grupo Mira Transportes e Logística de Roberto Mira entra em recuperação judicial após 46 anos de atuação e destaque no setor de logística
Frete rodoviário cai 0,54% em agosto, mostra IFR
A queda é atribuída à contração de setores industriais e à redução na demanda causada pela política tarifária dos Estados Unidos.
Continue Reading Frete rodoviário cai 0,54% em agosto, mostra IFR
Nota da Afagro sobre a contratação de temporários
Concurso público de caráter efetivo em prol da contratação de temporários para as áreas de defesa e inspeção da Seapi é cancelado.
Continue Reading Nota da Afagro sobre a contratação de temporários
Imposto Territorial Rural: prazo de declaração vence em 30 de Setembro; Veja as novidades
Advogado lista as diferenças na declaração em relação ao ano anterior e alerta que proprietários de imóveis rurais precisam ficar atentos às novas regras.