“Caso a situação se prolongue a morte de milhares de aves pode ser inevitável, o que causaria uma catástrofe sem precedentes para o setor produtivo”, informou o portal PowerMix, responsável por divulgar a denuncia de que a BRF não fornece ração para as aves a três dias. BRF se posiciona sobre o tema.
Avicultores que fornecem frangos para a BRF S.A. em Nova Mutum, estado do Mato Grosso, esses denunciaram que a empresa não está entregando a ração para alimentação dos animais há três dias, colocando em risco milhares de aves e impactando diretamente a produção. A denúncia foi divulgada pelo portal Power Mix, que recebeu as informações de produtores preocupados com a situação.
O portal Compre Rural esteve em contato direto com a BRF que, através da sua assessoria de impressa, nos esclareceu os fatos ,através de nota oficial (pode ser lida abaixo). A empresa “esclarece que o abastecimento de ração aos produtores integrados de Nova Mutum (MT) nunca esteve paralisado”. Informando ainda que: “companhia identificou instabilidades pontuais no fluxo do suprimento nas últimas 24 horas, que já estão encaminhadas para resolução até o final desta quarta-feira.”
Crise na produção: “BRF não fornece ração para as aves”
Segundo relatos de avicultores que entraram em contato com a redação do Power Mix, “a falta de alimentação já compromete a sobrevivência das aves, e se a situação persistir, a morte de milhares de frangos pode ser inevitável“, destacou a matéria do Portal. O impacto pode se estender para além dos produtores, afetando o abastecimento da cadeia avícola e gerando consequências econômicas graves.
“Os frangos estão há três dias sem ração. Se isso continuar, teremos uma catástrofe sem precedentes. Não sabemos o que está acontecendo e até agora a BRF não nos deu qualquer resposta”, relatou um dos produtores.
O outro lado da história, o posicionamento da BRF
Conforme dito pela BRF, a empresa nunca deixou de fornecer o suprimento aos seus parceiros. A falha que ocorreu, de forma pontual, foi corrigida com a máxima rapidez para mitigar os danos e, segundo ela, segue “acompanhando os estoques de insumos de todos os produtores da região para garantia da plena produção.”
Nota oficial da BRF:
“A BRF esclarece que o abastecimento de ração aos produtores integrados de Nova Mutum (MT) nunca esteve paralisado. A companhia identificou instabilidades pontuaisno fluxo do suprimento nas últimas 24 horas, que já estão encaminhadas para resolução até o final desta quarta-feira. A empresa segue acompanhando os estoques de insumos de todos os produtores da região para garantia da plena produção.”

Possíveis impactos e bem-estar animal
Independe do lado certo ou errado, é preciso destacar que o mais importante neste momento é o bem-estar das aves. Caso o fornecimento não seja normalizado imediatamente, o setor pode enfrentar perdas significativas, tanto para os produtores quanto para a própria empresa, que pode ter sua cadeia de fornecimento afetada. Além disso, há preocupações sanitárias, uma vez que a morte em grande escala de aves pode gerar riscos ambientais e à segurança alimentar.
A situação exige que as partes entrem em consenso para evitar um colapso na produção avícola e garantir o bem-estar animal.
Conteúdo atualizado as 19:44, com inclusão das informações fornecidas ao Compre Rural pela BRF.
Quer ficar por dentro do agronegócio brasileiro e receber as principais notícias do setor em primeira mão? Para isso é só entrar em nosso grupo do WhatsApp (clique aqui) ou Telegram (clique aqui). Você também pode assinar nosso feed pelo Google Notícias.
Agrovino chega à 18ª edição com expectativa de ampliar negócios e público em Bagé
Evento será realizado de 13 a 17 de janeiro de 2026, com julgamentos, cinco leilões, exposições nacionais de raça e presença internacional.
Continue Reading Agrovino chega à 18ª edição com expectativa de ampliar negócios e público em Bagé
Justiça concede liminar à Coffee++, proibindo Nestlé de usar a marca “Coffee+”
A decisão determina que a SOCIETÉ DES PRODUITS NESTLÉ S/A se abstenha imediatamente de utilizar a marca “Coffee+”.
Continue Reading Justiça concede liminar à Coffee++, proibindo Nestlé de usar a marca “Coffee+”
Bubalinocultura fecha 2025 com avanços técnicos e projeções de crescimento
ABCB destaca participação em eventos estratégicos, investimentos em registro, pesquisa científica e movimentos de mercado.
Continue Reading Bubalinocultura fecha 2025 com avanços técnicos e projeções de crescimento
Cavalo Mangalarga Marchador valorizado em R$ 102 milhões em 2025 quebra o recorde da raça
Venda de participação de parte do garanhão transforma Esteio de Três Corações no cavalo mais valorizado da história da raça e marca um novo patamar para o Mangalarga Marchador.
Pesa mais que um carro e chega a 2,2 metros; Gauro é o maior bovino que existe na Terra
Encontrado nas florestas da Ásia, o gauro pode ultrapassar 1,5 tonelada, é o mais alto e maior bovino do planeta e hoje enfrenta ameaça real de extinção.
Morre promessa do turfe: jovem gaúcho de 16 anos sofreu queda no Hipódromo da Gávea; vídeo
Acidente ocorreu na reta final de um páreo no Rio de Janeiro; Joaquim Pavoski, jovem gaúcho de 16 anos, estava internado desde o dia 9 de dezembro e teve morte cerebral confirmada pela equipe médica





